"Somos Físicos". Assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todos os assuntos resultam de pesquisas coletadas na própria internet.

Welcome To My Blogger

Labirinto Elétrico

Resultado de imagem para como fazer labirinto elétrico
 I. Circuito Elétrico

      Circuito elétrico é uma ligação entre vários elementos elétricos de modo em que haja um caminho fechado para a passagem da corrente elétrica (RAMALHO, vol. 3, pg. 102), se o circuito estiver aberto a passagem da corrente será interrompida. Os elementos que constituem o circuito são: resistores, capacitores, geradores e indutores.
      Há variação nos efeitos da corrente elétrica com base na natureza do condutor e na intensidade da corrente. Os quatro efeitos principais são: fisiológico, térmico, químico e magnético. (RAMALHO, vol. 3, pg. 105).
      O efeito fisiológico é a passagem da corrente por organismos vivos, onde ocorre contrações musculares, que chamamos de “choque elétrico”.  O valor mínimo que podemos receber na intensidade da corrente é de 1 mA, o que dá a sensação de cócegas e/ou formigamento. O valor mortal que uma corrente pode ter é compreendido entre 10 mA à 3 A, neste valor, o ritmo cardíaco mudaria parando de bombear sangue ou poderia até causar a paralisia do coração. (RAMALHO, vol. 3, pg. 105).   
     No efeito térmico (ou “efeito Joule”), os elétrons livres e os átomos dos condutores se chocam fazendo com que os átomos recebam energia e vibrem mais. Quanto mais os átomos vibrarem, maior será a temperatura do condutor.
    O efeito químico são determinadas reações químicas que ocorrem quando a corrente elétrica atravessa soluções eletrolíticas. (RAMALHO, vol. 3, pg. 106).
    Efeito magnético é o que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. (RAMALHO, vol. 3, pg. 106).   

             II. Fusíveis

   Fusíveis são dispositivos que têm a finalidade de proteger os circuitos elétricos. O fusível é feito de um condutor de baixo ponto de fusão que ao ser atravessado por uma corrente de valor muito grande se funde. Se este fusível estiver em série com os aparelhos do circuito, o mesmo evita que os aparelhos sejam danificados pela corrente de intensidade elevada. (RAMALHO, vol. 3, pg. 143).
   Há dois tipos de fusíveis: o de rosca e o de cartucho. No fusível de cartucho têm uma lâmina metálica que une as extremidades do fusível, quando a corrente é de alta intensidade esta lâmina se funde. (RAMALHO, vol. 3, pg. 143).
 

   O experimento à seguir é chamado “Labirinto Elétrico”, é basicamente um circuito elétrico, onde encontramos um resistor, geradores e outros elementos que compõem um circuito. É testada a concentração e a coordenação motora de quem for utilizar este experimento em forma de diversão. Se trata de uma experiência em que o objetivo é conseguir passar até o final do labirinto sem ligar a lâmpada led e caso isso ocorra a pessoa perderá neste jogo.


                                                 Procedimento Experimental
                                                    I. Materiais e montagem

    Neste experimento utilizamos uma estrutura de madeirite como base, veja abaixo na imagem.

Materiais Necessários


  • Um pedaço de madeira para a base;
  • Arame;
  • Duas pilhas de 1,5v cada uma;
  • Fita isolante e fita adesiva;
  • Um pedaço de garrafa PET;
  • Pregos e tachinha;
  • Ferramentas básicas, como: martelo, chave de fenda, chave philips, alicate e tesoura;
  • Fio elétrico;
  • Um pequeno alto-falante;
  • E um interruptor
Procedimentos para a montagem:

Pegue um pedaço de garrafa PET e embrulhe as 2 pilhas, prenda com fita adesiva.
A garrafa PET deve ser cortada de um tamanho que sobre um pedacinho de cada lado.
Coloque dois pregos em cada lado do conjunto de pilhas.
Para o conjunto ficar bem encaixado, é preciso um pedaço de papel alumínio entre as duas pilhas. Coloque entre os pregos.
Agora pegue um pedaço de fio elétrico e coloque uma das pontas no interruptor, e o outro na parte negativa das pilhas. Prenda mais um pedaço de fio no interruptor, depois prenda o interruptor na tábua e a outra ponta na parte negativa do alto-falante, 
que será preso na madeira.
Agora pegue um metro de arame e forme um "U" bem apertado em cada lado, prenda-o nos dois lados de sua base e conecte o lado positivo do alto-falante no arame.
Pegue o fio elétrico de 70 cm e prenda-o no lado positivo da pilha usando 30 cm de arame. Dobre-o formando um "U" deixando 10 cm, 
usando estes 10 cm faça uma argolinha (bem pequena) que fique presa no arame.
Cubra as conexões com fita isolante.

Modelo de como ficará o projeto:


O objetivo do labirinto é a atravessar o arame com uma argolinha 
sem deixar que o alto-falante ligue.
Boa sorte! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.