"Somos Físicos". Assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todos os assuntos resultam de pesquisas coletadas na própria internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

"Somos Físicos" Motor Eletromagnético (Eletromagnetismo)


Motor elétrico simples

Materiais:
* Pilha de 1,5V
* Suporte para pilha de 1,5V
* Imã
* Suporte de madeira ou plástico
* Fio esmaltado para motor
* Arames
* Pregos
Na primeira parte deste texto falamos sobre as origens das pesquisas na área do eletromagnetismo e estudamos a descoberta realizada por Hans Christian Öersted. Na segunda parte, ficamos conhecendo a descoberta do cientista inglês Michael Faraday. Agora, fechando nosso estudo sobre eletromagnetismo, vamos falar um pouco sobre motores e geradores elétricos.

Um motor elétrico simples é uma máquina que converte energia elétrica em energia mecânica - e também é um bom exemplo de aplicação prática da experiência de Öersted, na qual a corrente elétrica está associada a um campo magnético e pode provocar o movimento de um ímã.
O motor elétrico simples funciona, basicamente, pela repulsão entre dois ímãs, um natural e outro não natural (eletroímã). É conveniente o uso de imãs não naturais num motor elétrico, pois há a possibilidade de inversão dos pólos magnéticos, por meio da inversão do sentido da corrente elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.

Segue lá

Segue lá