"Somos Físicos". Assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todos os assuntos resultam de pesquisas coletadas na própria internet.

Welcome To My Blogger

sexta-feira, 3 de maio de 2019

"Somos Físicos" Sabão Caseiro (Como Fazer)

Resultado de imagem para sabao caseiro
Depois de fazer frituras em casa, o que você costuma fazer com o óleo usado? A maioria das pessoas acaba jogando o óleo de cozinha no ralo da pia ou no vaso sanitário, o que acaba fazendo um mal danado ao meio ambiente – um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água potável, além de ser um desperdício de dinheiro jogar fora algo que poderia ser reaproveitado. Um dos jeitos mais simples de se reciclar óleo de cozinha é usando-o para fazer sabão de coco caseiro, que fica tão bom quanto o comprado pronto no supermercado.

Veja como fazer sabão com coco natural, para deixar as roupas da sua família limpinhas, e de quebra, economizar em sabão em pó e poluir menos o meio ambiente:

Para fazer o sabão de coco, você vai precisar de:

2 litros de óleo de cozinha usado em frituras, limpo e coado
500g de soda cáustica em escamas
2 cocos frescos ralados
700 ml de água
125 ml de álcool de cereais

 forma quadrada para bolo

Como fazer o sabão de coco:

Bata o coco com a água num processador ou liquidificador até obter uma pasta grossa. Cozinhe a mistura, reduzindo para 3/4 do volume. Em outra panela, aqueça o óleo e reserve.
Num balde plástico, dissolva a soda em escamas com um pouco de água quente, e depois junte o óleo e a mistura de coco, mexendo bem.
Tenha cuidado ao manipular a soda, usando luvas protetoras.
Despeje a mistura em uma forma quadrada de bolo e deixe endurecer para cortar o sabão em barras. Se preferir deixar o sabão granulado para usar na lavadora de roupas, em vez de despejar a mistura na forma, mexa a cada 10 minutos para que o sabão fique granulado.
Receita de sabão caseiro: O sabão é um item indispensável na lista de compras, pois ele é usado em todas as partes da casa para fazer a limpeza. O sabão é usado na louça, nas roupas, no piso, no banheiro, em todas as partes da casa. Porém você pode fabricar o próprio sabão em casa e além de economizar ganhar uma graninha extra.

Ser sustentável

Provavelmente você já tenha ouvido esse termo sustentabilidade, isso mesmo você aproveita o óleo de cozinha para fazer sabão e vai estar sendo sustentável. Esse tipo de sabão é ótimo para fazer a limpeza da casa, além de deixar as roupas bem mais brancas, no caso de esfregar com as mãos. Vale lembrar que o sabão caseiro feito à base de óleo de cozinha usado não pode ser usado na higiene do corpo. Dessa forma você vai estar ajudando o meio ambiente a manter-se limpo sem poluição e ainda vai estar economizando.

Sabão caseiro passo a passo:

Veja como fazer o sabão caseiro passo a passo usando óleo de cozinha usado e aprenda a economizar.

Ingredientes para o sabão caseiro:

– Recipientes de vidro ou plástico (não pode ser alumínio)
– 300ml de água
– Essência (opcional)
– Colher de plástico
– 500ml de óleo de cozinha reutilizado de fritura
– Forma de plástico
– 80g de soda cáustica (ou dois terços de um copinho descartável de 200ml)
1º passo – Coloque a soda cáustica para dissolver na água;
2º passo – Misture a soda cáustica com o óleo até que fique cremoso. Para deixar no ponto o segredo é mexer entre 15 e 20 minutos;
3º passo – Coloque a essência que seja de sua preferência para deixar o sabão perfumado;
4º passo – Coloque a mistura em uma forma enquanto estiver quente;
5º passo – Deixe reservado por dois dias até que endureça;
6º passo – Corte os pedaços de sabão do tamanho desejado.
Para você que vai fazer o sabão em casa é importante, sempre lembrar, de deixar os produtos bem longe das crianças, pois são perigosos e podem provocar queimaduras graves.

Dicas para quem quer vender

– Se você quer vender o sabão, enquanto estiver quente coloque uma folha de hortelã, ou alecrim, quando endurecer vai decorar o sabão;
– Coloque o sabão em uma embalagem de papel reciclado com as especificações e escrito sustentável;
– Use sempre essências mais suaves para que as pessoas não enjoem o cheiro e não cause problemas nas mãos;
– Caso você queira usar corantes no sabão caseiro de preferência a corantes naturais, assim vai evitar problemas;
– Você pode usar um marcador para dar estilo ao sabão e deixar com a sua marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.