"Somos Físicos". Assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as são pesquisas e coletadas na internet. Me segue no Instagram com minha Moda Vintage @donnavlvintage_oficial e a @vera.vcenario.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

"Somos Físicos" Lagos e Praias em Titã (Luas de Saturno)

AS LUAS DE SATURNO

Assim como Júpiter, Saturno também é o centro de um mini-sistema solar, só que com 49 satélites confirmados.

Resultado de imagem para Lua Titan
Você está vendo aquele brilho amarelo na imagem? É assim que Sol parece refletir nos mares de Titã, lua de Saturno.

Pela primeira vez, a sonda Cassini da NASA registrou o Sol brilhando em ambos os mares polares norte de Titã. Esse brilho é geralmente muito difícil de se ver porque a neblina e as nuvens de metano enchem a atmosfera da lua, o que dificulta o avistamento de sua superfície. E se avistar o reflexo em um mar já é difícil, em dois então é ainda mais.... mas aí está a primeira fotografia desse tipo, afinal, esse reflexo duplo nos dois mares nunca foi visto antes.
luz do Sol brilha na região superior esquerda da imagem, e na região sul do maior mar de Titã, o Kraken Mare. O Sol também brilha em um outro mar, o Ligeia Mare, que está parcialmente coberto por um agrupamento de nuvens brilhantes.

"A parte sul de Kraken Mare exibe uma 'banheira em formato de anel', uma margem brilhante de vapor, o que indica que o mar já foi maior em algum momento no passado e tornou-se menor devido a evaporação", afirmaram oficiais da NASA. "Os depósitos são de materiais deixados para trás após a evaporação de metano e etano líquidos"luz do Sol era tão brilhante que saturou o detector de Cassini, chamado Visual and Infrared Mapping Spectrometer (VIMS). O Sol estava a cerca de 40 graus acima do horizonte de Kraken Mare, que é a maior altura já observada em Titã.
Imagem relacionada
sobrevôo T-106 do dia 23 de outubro foi a penúltima manobra de aproximação feita pela sonda Cassini sobre Titã nesse ano. A nave espacial tem circulado o sistema de Saturno há mais de 10 anos, e agora está observando o início do verão no hemisfério norte da lua Titã e do gigante gasoso.

Titã está coberto por uma espessa atmosfera alaranjada, que esconde sua superfície dos cientistas. A primeira vez que uma nave espacial conseguiu focar em Titã foi em 1980. Explorações posteriores, especialmente aquelas feitas pela Cassini e o pousador de curta duração Huygens, revelaram dunas próximas do equador e em altitudes mais elevadas, assim como lagos de metano e etano líquidos, locais que até hoje são intensamente estudados pelos cientistas.
Imagem relacionada
Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra
Cientistas sugerem um novo destino para férias na praia no Sistema Solar. Pena que não seja fácil chegar lá. Pesquisadores publicaram na revista Nature, a identificação de um lago escuro, cercado por uma região costeira mais clara e uma “praia” na superfície de Titã, a maior lua de Saturno. O lago - com formato de sola de sapato - é o primeiro corpo líquido extraterrestre e provavelmente contém hidrocarbonetos, compostos simples também comuns na Terra.

“Essa é a primeira evidência conclusiva da presença de hidrocarbonetos líquidos em Titã”, segundo o autor principal do artigo, Robert Brown, professor de ciência planetária do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da University of Arizona, em Tucson.

Instrumentos a bordo do orbitador Cassini, da Nasa, em torno de Saturno e seus satélites, inclusive Titã, desde junho de 2004, revelam a presença de etano líquido - composto orgânico contendo carbono - em uma área com aproximadamente as mesmas dimensões do lago Ontário (um dos Grandes Lagos entre o Canadá e os Estados Unidos) no Hemisfério Sul de Titã. Regiões escuras similares, também foram detectadas no Hemisfério Norte, indicando que provavelmente a superfície de Titã é pontilhada por “mares” de hidrocarbonetos.
Resultado de imagem para Saturno e Lua Titan
De acordo com as informações obtidas, os pesquisadores descobriram que existe um alto grau de densidade no mar de Titã para explicar os dados de gravidade. Isso quer dizer que o oceano é provavelmente muito mais salgado do que o originalmente pensado, como se fosse uma salmoura misturada com sais dissolvidos provavelmente de enxofre, sódio e potássio. A densidade indicada, segundo as pesquisas, faz do oceano de Titã muito mais salgado do que o Mar Morto, que já é dez vezes superior ao grau de sal encontrado nos oceanos da Terra.
Imagem relacionada
Pesquisadores confirmaram a presença de etano líquido a partir de resultados obtidos pelo Espectrômetro de Mapeamento no Visível e no Infravermelho (VIMS) a bordo de Cassini, que detectou linhas de hidrocarbonetos nessas faixas do espectro. O etano se forma a partir da ação da luz solar sobre o metano presente na atmosfera de Titã. Acredita-se que o etano da atmosfera se condensa em nuvens que se precipitam na forma de chuva. Ao escoar pela superfície de Titã, a chuva abre caminho formando correntezas que acabam sendo represadas em verdadeiros lagos de etano.
Resultado de imagem para Saturno e Lua Titan
Titã tem atraído a atenção dos astrônomos graças à sua atmosfera formada por uma névoa alaranjada, que se estende por 965 quilômetros a partir de sua superfície. O nitrogênio é o elemento dominante, embora existam traços de metano e de outros hidrocarbonos, inclusive propano. Com um diâmetro de 5.150 km, Titã é maior que Mercúrio e apenas 25% menor que Marte, o que faz dele a segunda maior lua do Sistema Solar, logo depois de Ganimedes, a lua de Júpiter.
Já se suspeitava da existência de etano ou metano líquidos na superfície de Titã. Essa descoberta veio confirmar a idéia de que Titã possui um “ciclo hidrológico” semelhante ao da Terra. Só que o líquido que forma nuvens, chuvas e depois evapora novamente não é água, mas metano e etano, lembra o co-autor do trabalho, Christophe Sotin, cientista planetário do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, em Pasadena, Califórnia.
Imagem relacionada
Além de pôr um ponto final nos debates sobre a existência de líquidos em Titã, essa descoberta poderá alterar o curso de futuras missões. Tanto a Nasa como a Agência Espacial Européia (Esa) estão pensando em retornar a Titã; essas novas observações apóiam a idéia de se enviar um veículo que pouse em um lago - uma sonda flutuante - para colher amostras de sua composição, comenta Ralph Lorenz, cientista planetário do Laboratório de Física Aplicada da Johns Hopkins University, em Laurel, Maryland.
A piscina líquida, denominada Ontario Lacus, absorve praticamente toda a luz incidente o que lhe dá uma tonalidade escura, segundo Brown do LPL. Os dados também revelam que a superfície do lago é tranqüila, sem ondulações ou ondas, o que para Brown é surpreendente. Ele e sua equipe esperavam encontrar ondas provocadas por possíveis ventos de superfície.
Resultado de imagem para Saturno e Lua Titan
Há poucas chances de existir vida em Titã. “É só uma questão de imaginação fértil” comenta Jonathan Lunine, professor de ciência planetária e de física no JPL, que não participou do estudo. “Se um organismo terrestre for abandonado na superfície de Titã, certamente morrerá”. Mas, não está descartada a probabilidade de haver formas exóticas de vida num ambiente líquido de hidrocarbonetos.

A confirmação da presença de compostos orgânicos e de nitrogênio significa que Titã tem uma composição química muito semelhante à da Terra primitiva, quando a vida começou a se desenvolver. “Esses compostos constituem a base para a formação futura de moléculas mais complexas”, avalia Brown.
A idéia dominante é de que a química necessária para criar moléculas com capacidade de se replicarem e armazenarem informação - como o DNA - não se desenvolveu em Titã, devido às temperaturas extremamente baixas (média de -181º C). A falta de água líquida na superfície - ingrediente principal para a formação da vida como a conhecemos - é outra razão que pode ter impedido a evolução de vida em Titã, se é que ela algum dia surgiu.

Mas Brown alerta para o fato de que vulcões e outras atividades tectônicas podem adicionar energia e até água a essa mistura. “Embora ninguém acredite muito nisso”, comenta Brown, se a vida encontrar um caminho para se desenvolver em Titã, decididamente será em um clima bem diferente do nosso.

“Caso venhamos a encontrar vida em Titã”, sugere Lunine, “será uma evidência de que a vida é realmente um fenômeno cósmico fundamental e que pode ocorrer em condições muito diferentes daquilo que consideramos ‘habitável’”.

//www.megacurioso.com.br/saturno/44805-oceano-de-tita-lua-de-saturno-pode-ser-tao-salgado-quanto-o-mar-morto.htm