"Somos Físicos". Assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todos os assuntos resultam de pesquisas coletadas na própria internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

"Somos Físicos" Ilhas Gregas (Matéria de Férias)

Em forma de meia-lua, Santorini é uma ilha muito especial, encantadora, romântica e o resultado do que restou de um vulcão que explodiu em 1680 a. C.

Repleta de charme e encantos, para onde olhar, encontrará paisagens deslumbrantes, que enfeitiçam qualquer um. A ilha de Santorini pertence ao arquipélago das Cíclades (Cyclades), no mar Egeu, a 200 quilómetros de Atenas.


Possui cerca de 73 quilómetros quadrados de área e, aproximadamente, 14 mil habitantes e não é mais do que um dos cantos de um vulcão (ainda ativo) que teve a sua maior e mais famosa erupção por volta de 1680 a. C., cujas ilhas à volta são parte de uma cratera. Essa erupção fez com que Santorini assumisse a sua forma atual, sendo que, a partir de vários pontos, pode observar a ponta do vulcão rodeada por mar. Há quem diga, até, que a erupção inspirou a lenda da Atlântida.

Perca-se pelas ruelas de Fira e deslumbre-se com Oía

A capital de Santorini é Thera (ou Fira), principal centro turístico e um autêntico labirinto de ruazinhas pintadas de branco, cheias de lojas de joias e artesanato. Aqui, terá que fazer a sua primeira paragem para observar o mar Egeu do alto e tirar uma foto entre as centenas de casinhas brancas e azuis. Perca-se pelas ruelas de Fira para apreciar as vitrinas e observar o vaivém de turistas das mais variadas nacionalidades. Outra paragem obrigatória é para se deliciar com os incríveis doces gregos, como as baklavas e os folhados com pistácios, nozes, amêndoas e uma calda de mel.
 A cidade mais bonita de Santorini é Oía, no extremo norte da ilha, com um cenário mágico, principalmente durante o pôr-do-sol, quando as casas, todas coloridas, ficam banhadas por uma aura alaranjada. A vista é absolutamente inesquecível.
mykonos8

Principais regiões de Santorini

Oía (pronuncia-se “ía”)

É famosa pelo seu romântico pôr-do-sol, que tem como moldura as casinhas brancas de telhados azuis. Se for até ao extremo, poderá observar o espetacular cenário de ruas estreitas e casas cheias de charme.
Fira (ou Thira)
É a capital e o centro de tudo – daqui partem os autocarros públicos para outras partes da ilha. A oferta de lojas, bares e restaurantes é muito grande. Vá até à beira da encosta e terá uma vista deslumbrante de Fira e de 
toda a caldeira.

Kamari, Perissa e Perívolos

É uma região de praia (não é uma encosta), que tem uma série de restaurantes.

E ainda...

Se puder, dê um salto a Firostefani, Imerovigli, Megalochori, Karterados e Akrotiri, onde estão situados muitos restaurantes e lojas de comércio.

Onde ir

Catedral ortodoxa

Originalmente construída em 1827, foi reerguida após o grande terramoto de 1956. O interior é ricamente ornamentado com belíssimos ícones pintados pelo artista grego Christoforos Assimis.

Museu arqueológico
No acervo há estátuas que datam desde o período arcaico até ao romano, mas o grande destaque são os vasos, em ótimo estado de conservação.

Museu pré-histórico de Thira

Encontrará uma interessante coleção de peças que apresentam a arte e o quotidiano dos habitantes de Santorini desde o período Neolítico, com as peças mais antigas que datam de mais de três mil anos a. C. Não deixe de conhecer a coleção de murais e artefactos encontrados durante a escavação de Akrotiri.

Situada ao Sul da ilha, Akrotiri foi uma importante cidade da era minoica, encontrada soterrada sob as cinzas de uma erupção vulcânica, o que lhe valeu o título de “A Pompeia do Egeu”. A coleção demonstra o avançado e sofisticado estado desta antiga cultura, que já no século XVII a. C. dominava a pintura e a cerâmica e importava artigos de luxo de todo o mundo.

Ilhas Gregas

São tantas as ilhas gregas que é normal que precise de ajuda para escolher quais as melhores e mais indicadas para casais, feriados em família, festas ou para uma semana relaxada na praia.
As ilhas gregas são inúmeras e organizam-se em diversos arquipélagos. Às lhas Sarónicas, pertencem as seguintes ilhas gregas: Agistri, Dokos, Egina, Hidra, Poros, Salamina e Spetses.
Das Espórades Setentrionais fazem parte as ilhas Alónissos, Esquiro, Escíato, Escópelos, Kyra Panagia, Peristera, Gioura, Skantzoura e Piperi.
Às Ilhas Jónicas pertencem as ilhas Cefalônia, Citera, Corfu, Ítaca, Lêucade, Paxos e Zaquintos.
Dodecaneso agrupa as seguintes ilhas gregas: Agathonisi, Arkoi, Astakida, Astipaleia, Atáviros, Cárpatos, Fournoi, Calímnos, Kasos, Kastellorizo, Khalki, Kinaros, Cós, Lebinto, Leipsoi, Leros, Lebinto, Nísiros, Ofidussa, Patmos, Rodes, Samos, Saria, Simi, Strongili, Syrna, Tilos e Zafora.
As Cíclades incluem as ilhas Amorgos, Anafi, Andros, Antíparos, Ceos, Delos, Folegandros, Ios, Kimolos, Cítnos, Mikonos, Milos, Naxos, Paros, Santorini, Sérifos, Sifnos, Sícinos, Siro eTinos.
Além destes arquipélagos, existem ainda outros ao longo do mar Egeu. De entre tantas ilhas, apenas destacamos as melhores e mais bonitas, especialmente para despertar a vontade de as visitar.

SANTORINI

santorini
Uma vez em Santorini, é natural que sinta que já lá esteve. Isto porque é a ilha mais fotografada e o retrato que todos associamos às ilhas gregas: as casas brancas em contraste com o azul brilhante do mar e do céu.
Só visitando poderá dizer qual foi a sensação, se dejá-vu ou verdadeiro deslumbre. Poderá sair surpreendido, se tem estereotipada a imagem de praias com areias douradas, pois Santorini chega a ter algumas praias de areia preta, por ser uma ilha de origem vulcânica. Santorini é ainda o local indicado para amantes de canoagem.

MIKONOS

miconos
Se procura descobrir qual das ilhas gregas lhe garante festas até ao amanhecer, essa ilha será Mikonos. Dirija-se à cidade de Mikonos e é só escolher os melhores bares e discotecas da ilha. Desde dança a apenas cocktails elegantes, esta ilha oferece muita animação noturna.

CORFU

ilha grega corfuFonte da imagem: e-globaltravel.com
Corfu inspirou o dramaturgo William Shakespeare, sendo que baseou a sua obra “A Tempestade” neste local. Se procura vestígios dramáticos, encontra-os em bares e clubes noturnos. Caso procure um lado diferente da ilha, dirija-se a Old Perithia, no nordeste. Esta é a vila mais antiga de Corfu e fica rodeada por vinhas pacíficas e belíssimas ruínas.

MILOS

milos ilha grega
Milos é outra ilha vulcânica nas Cíclades e ganhou reputação entre os turistas pelas suas águas turquesa e pelas colinas rochosas que se foram tornando populares entre os habitantes locais. Também conhecida como “Ilha das Cores“, Milos é de uma paz silenciosa, em comparação com as vizinhas maiores. Aproveite para parar por uns segundos e desfrutar da sua paisagem intocada.

CÓS

ilha cosFonte da imagem: Beachcomber Pete Travel Adventures
Partindo para as ilhas do Dodecaneso, Cós é a terceira maior ilha deste arquipélago, depois de Rodes e Cárpatos. Foi em Cós que nasceu Hipócrates, o pai da medicina moderna. A costa sudoeste é indicada para uns bons dias de descanso. Sugerimos também a encantadora cidade de Céfalo.

NAXOS

naxosFonte da imagem: naxos.net
Naxos é, provavelmente, a ilha mais verde das Cíclades e foi a sua incrível beleza natural que fez com que ganhasse a sua reputação de Havai da Grécia. Em Naxos encontrará quase 100 km de praias brancas, banhadas por águas cristalinas, ideais para umas férias de sonho.

CEFALÓNIA

ilha cefaloniaFonte da imagem: The Telegraph
Cefalónia é a sexta maior ilha grega e pertence às Ilhas Jónicas. Este é o lugar onde pode encontrar um pouco de tudo, desde grandes lagos e altas montanhas a pratos deliciosos.
Cefalónia foi o cenário escolhido para o filme “Mandolin”, em português “O Capitão Corelli”, com o capitão Corelli a ser interpretado por Nicholas Cage.

PATMOS

ilha de patmosFonte da imagem: True Greece
Diz-se que foi Patmos o local escolhido por São João para escrever o Livro do Apocalipse. Patmos ainda é reconhecido como Património Mundial da UNESCO. A ilha oferece colinas vulcânicas e águas azuis imperdíveis para umas férias tranquilas.

ESCÍATO

esciatoFonte da imagem: Grecia Turismo
Mesmo sendo o ponto mais pequeno das Espórades Setentrionais, Escíato é talvez o mais elegante. Nesta ilha encontrará ruas estreitas alinhadas com lojas artesanais locais, cafés e restaurantes. Esta ilha tem mais de 60 praias, sendo que as mais recomendadas são Koukounaries e Kanapista.

RODES

ilha rodesFonte da imagem: flipkey.com
Rodes, em grego Rhodes, é um nome derivado de Rhodon, que em grego significa rosa. Esta ilha maravilhosa e romântica é repleta de locais históricos, como o castelo de Kritinia, um forte veneziano do século XVI.
Há tanta história antiga em Rodes que o próprio centro da cidade foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1988. A sua principal atração é o Colossus, uma estátua de 30 metros do Deus do Sol da mitologia grega, Hélios.

SAMOS

ilha de samosFonte da imagem: Travelwith2ofus
Se procura visitar mais locais Património Mundial da UNESCO, siga viagem até Samos. Foi em Samos que nasceu o famoso matemático Pitágoras.
Veja o magnífico Templo de Hera, um antigo santuário dedicado à esposa e irmã de Zeus. Se é adepto de aventura, este é o local perfeito para mountain bike e caminhadas. Há ao todo 45 trilhos ao seu dispor.
Resultado de imagem para ilhas gregasResultado de imagem para ilhas gregasResultado de imagem para ilhas gregas
http://www.e-konomista.pt/artigo/ilhas-gregas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.