Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 21 de março de 2017

"Somos Físicos" Nova York - Entre o Glamour e a Realidade



Times Square, os outdoors, as luzes e o movimento infinito de pedestres.

Times Square, os outdoors, as luzes e o movimento infinito de pedestres.
Não há cidade mais presente no imaginário popular do que Nova York. NYC, Big Apple, Selva de Contreto, seja qual foi o nome que é chamada ela inspira artistas e turistas a realizarem seus sonhos. Um lugar onde tudo é possível. 
 Imagem relacionada 
Broadway Theaters at Times Square - Manhatten
Não é a toa que foi e ainda é o porto de entrada de milhares de pessoas em busca do sonho americano.
 Resultado de imagem para king kong
Retratada em filmes, canções, séries e cartões postais, conhecer a cidade significava justamente isto para mim: viver um sonho. Para quem é apaixonado por cinema e acompanha programas de TV desde pequeno, Nova York estava sempre presente na minha vida. Cada região da cidade já serviu de locação para alguma produção, seja em clássicos como King Kong ou O Poderoso Chefão aos mais recentes filmes de super-heróis como o Homem-Aranha e os Vingadores.
 Resultado de imagem para vingadores em nova york
 Porém, apesar de servir de cenário para tantas histórias, de estar representada em tantas imagens, Nova York ainda me parecia fragmentada e desconectada em blocos e regiões que não necessariamente se encaixavam na minha cabeça.
 
 Vista sul de Nova York de cima do Empire State Building.
Nova Iorque é uma das cidades do mundo com a história mais curta mas mais intensa que poderemos encontrar, o seu descobrimento teve lugar em 1524, quando o explorador italiano Giovanni da Verranazo chegou a esta regiao, povoada por indígenas. Desde entao até à Nova Iorque que conhecemos hoje em dia, sao muitas as coisas que se passaram, os episódios vividos, e as evoluçoes desta cidade.




Estátua da Liberdade, Nova York, EUAResultado de imagem para estatua da liberdade
Resultado de imagem para estatua da liberdadeResultado de imagem para estatua da liberdade


A história de Nova Iorque começou a ser escrita no ano de 1524. Nesse ano, quando Giovanni da Verrazzano pisou, pela primeira vez, esta regiao, nao poderia imaginar o que seria 500 anos depois. Anos mais tarde, franceses, ingleses e holandeses começaram-se a instalar aqui, com a sua sombre de disputas, sobretudo entre estes dois últimos países.
 Resultado de imagem para nova york foi fundada por colonos ingleses

Ainda antes da independência, já em 1754, Nova Iorque começa a alcançar quotas impressionantes de desenvolvimento, com a construçao do porto de Nova Iorque.

Imagem relacionada
 Times Square at 47th Street, New York, New York, 1914. (Photo by William J. Roege/The New York Historical Society/Getty Images)
Eram tempos de guerra, a guerra da independência, sendo que atè que esta terminou, anos mais tarde, constituiu-se como a capital do país, dos Estados Unidos

Resultado de imagem para Manhattan com Brooklyn fotos antigas

 Central Park, Nova York, 1927
A verdadeira mudança desta cidade chegou pouco mais tarde, no século XIX, um século no qual a imigraçao cresceu imenso, pelas possibilidades da cidade, das suas terras, o que propiciou a chegada de pessoas de todos os sítios, mas sobretudo ingleses italianos franceses e irlandeses, sendo que a meados do Século XIX, Nova Iorque era já a cidade mais povoada dos Estados Unidos, e já começava a perfilar-se como o que já é hoje em dia.
 Resultado de imagem para central park no passado
A Criaçao do Central Park, como parque de passeios e recreio, a aboliçao da escravatura, e os sucessos e momentos importantes sucediam-se na cidade.
Resultado de imagem para Manhattan com Brooklyn fotos antigas
Já em 1898, em pleno século XIX, tem lugar a unificaçao de Manhattan com Brooklyn, assim como a abertura do metro, anos mais tarde. A cidade era já um centro importante a nível industrial e comercial.


Imagem relacionada
1900-Estatua-Da-Liberdade-Antiga-impressao-New-York-City-Lady-Liberty-bedloe-039-s-Island
 
No princípio do século XX, durante o primeiro quarto de século, Nova Iorque volta a ter nova fornada de imigração, desta feita de afro-americanos chegados do Sul, renasce Harlem e produz-se um desenvolvimento econômico que propicia a construção de arranha-céus, de desenvolvimento econômico, e tudo isto tem como resultado que Nova Iorque se converta na cidade mais povoada do mundo.


Resultado de imagem para Manhattan com Brooklyn fotos antigas
 Os estados da região criticavam os sulistas por causa do trabalho forçado, mas em 1770 havia mais negros cativos em Nova York do que na Geórgia

Já na segunda metade do Século XX, Nova Iorque demonstra o seu desenvolvimento, com emblemas como o edifício da ONU, que se constrói na cidade, fazendo ressurgir assim uma indústria que abrandava e fazendo crescer novos setores industriais, como a internet, que crescem bastante no final do século XX, sendo que Nova Iorque entra no século XXI como a cidade mais importante do mundo.
Imagem relacionada
World trade center new york city from hudson august 26 2000
 
No século XX uma data marca o início do século para esta cidade, uma data triste pela barbárie dos atentados terroristas do 11 de Setembro contra o World Trade Center, mais de 3 mil mortos e uma cidade ferida de morte no seu orgulho.
 Resultado de imagem para torre gemeas fotos antigas
O ruir das Torres Gêmeas supoe uma martelada para a sociedade nova-iorquina, do qual ainda recuperamos.
O Central Park certamente é o lugar mais fácil de se perder em Nova York por conta do seu tamanho impressionante. São tantas trilhas, pontes, fontes, lagos e caminhos, que o parque parece até um labirinto. O melhor é utilizar os grandes arranha-céus da cidade ao redor como referência para localização. Diversas partes do parque já foram levadas às telas, em múltiplos formatos e ocasiões.
 Resultado de imagem para central parkResultado de imagem para central park
 Resultado de imagem para central parkResultado de imagem para central park
A geração Friends terá sempre o parque em um lugar especial no coração (ainda que a série tenha sido gravada em um estúdio em Los Angeles). As fontes e lagos foram representados em longas como Manhattan, de Woody Allen, e é possível fazer passeios de canoa como os personagens do filme. Todo o chamado Upper West Side, a oeste do parque, é especial para os fãs de cinema.
 Resultado de imagem para gravações de filmes no central park

 Central Park cenário de Outono em Nova Iork
O clássico Caça-Fantasmas mostrava bastante a região, com o Marshmallow Gigante subindo Manhattan e passando por um dos principais cruzamentos da cidade, o Columbus Circle, na extremidade Sul do Central Park. Já o clímax do filme se passava em um edifício que dá de frente ao parque, em uma das melhores vistas sobre esse oásis verde.
Resultado de imagem para comunidades brasileiras em nova york
 A comunidade brasileira é grande por aqui, se concentra no Queens e em Newark. Todo ano acontece o Brazilian Day, que é a festa para comemorar a independência do Brasil, vem brasileiros de todos os arredores, como Connecticut, e de outras cidades menores.

 Comunidade brasileira que reside nos EUA assiste ao evento em Nova York.
 Resultado de imagem para comunidades brasileiras em nova york
Depois da criação de um grupo no Facebook, a comunidade brasileira conseguiu se encontrar mais, se conhecer e fazer novas amizades, diria que foi um marco super importante para a comunidade. Tem os jornais locais como o Brazilian Press, que trazem as notícias da comunidade e do Brasil, e escolinhas de português para crianças lideradas por brasileiras que moram na cidade.
 Resultado de imagem para transportes em nova yorkResultado de imagem para transportes em nova york 
A cidade de Nova York continua dando exemplos de como é possível implantar uma cultura que privilegia a bicicleta como meio de transporte.
 Resultado de imagem para transportes em nova york
O sistema de transporte público do metrô em Nova York é a melhor opção para andar na cidade. A passagem custa apenas $2.25 por um passe único ou, então, os turistas podem comprar o New York Metro Card - um cartão eletrônico bastante eficiente para se locomover com agilidade em Nova York. São cinco tipos de cartões com valores e validades diferentes. O Metro Card é usado tanto no metrô quanto nos ônibus. Os turistas podem comprar ele nas estações do metrô. É possível comprá-lo com dinheiro e cartão de crédito. As rotas do metrô de New York são identificadas por cores e as estações, geralmente, têm o nome da rua na qual está localizada. As estações, também, são identificadas conforme seu horário - estações com lustres verdes funcionam 24 horas e luzes vermelhas são para estações com horário limitado)

Ônibus Escolares 

Resultado de imagem para escolas em nova yorkResultado de imagem para escolas em nova york

A desigualdade racha Nova York em duas.

 Bairro periférico de Nova York - EUAImagem relacionada

 

Apesar da recuperação econômica, o abismo social cresce na cidade. A população de sem-tetos cresceu 86% em 10 anos e chega a seu recorde, apesar de mais empregos.

 Resultado de imagem para a pobreza em nova york

 O metrô de Nova York, essa gigantesca e envelhecida rede de trens que turistas e artistas transformaram em um fetiche, é o único lugar da cidade onde as fronteiras sociais se diluem. O subsolo tem algo de igualitário. Oito milhões de pessoas com pouca coisa em comum se misturam ali a cada dia e dividem o espaço com as mesmas ratazanas que acampam pelas estações. Ao sair para a superfície, cada um vai para o seu compartimento social: a seus bairros díspares, para servir bagels, vender ações ou tirar fotografias. Tudo a um ritmo frenético.

  Resultado de imagem para a pobreza em nova york 

Jovem recolhe latas em Nova York, em foto de arquivo (Foto: AFP

 https://new-york.costasur.com/pt/historia.htmlhttp://luciana.misura.org/2013/10/04/como-e-morar-em-nova-york/http://www.entrerumos.com/nova-york-da-tela-grande-a-realidade/https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10155106421709574&set=g.308564491802&type=1&theaterhttp://www.dicasnewyork.com.br/2015/01/como-andar-em-nova-york-transporte-publico.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.