Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

"Somos Físicos"Não é Crise, É um Projeto (Educação)

image 
 "Cuidado com os professores, eles podem lhe atirar um livro"

"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."
D. Pedro II
 Assim falou Darcy Ribeiro
Pra mim, esse projeto foi iniciado na Ditadura Militar que via nos professores uma ameaça, por ser uma classe altamente politizada e com forte influência. O curioso é que esse projeto foi mantido por todos os governos após a Ditadura. Tanto os que se dizem de esquerda, quanto os de direita, todos os governos concordaram e contribuíram com esse projeto de sucateamento da educação para manter o povo alienado das políticas públicas etc.
A política de desmonte e sucateamento da educação não tem se restringido à não ampliação necessária frente ao aumento da demanda, o projeto do Estado é de fechamento das escolas. A cada 10 escolas no país, 3 estão paradas e com suas estruturas abandonadas, enquanto os alunos são empilhados em transporte precarizado por longas distâncias, aumentando a evasão escolar dos filhos da classe trabalhadora. Na zona rural a situação é ainda pior do que nas cidades, somente em 2014 mais de 4.000 escolas do campo foram extintas no país em um movimento sincronizado entre os governos federal, estaduais e municipais.
 Resultado de imagem para professor é um perigo para a sociedade charges
Ao fechamento das escolas, à enturmação e à alta precariedade do espaço escolar, soma-se a intensificação de práticas pedagógicas autoritárias, que buscam garantir o “aprendizado” em condições que impedem a transformação da escola em um espaço de liberdade. A hierarquia Secretaria de Educação – Direção da Escola – Professores determina currículos, conteúdos e avaliações de cima para baixo.
 Imagem relacionada
Ao mesmo tempo, alternativas de luta são frequentemente emperradas pelas direções sindicais atreladas ao Estado, que  são incapazes de derrubar o projeto educacional capitalista e autoritário e de superar a política de precarização das escolas. Essa incapacidade tem sido demonstrada a cada greve onde professores combativos não encontram espaço no movimento sindical, sendo reprimidos pela polícia em cumplicidade com os sindicatos, que temem mais perder o controle sobre a base do que as próprias políticas do autoritarismo militar, religioso e econômico que estão colocadas para a educação. As greves dos profissionais de educação do Rio de Janeiro (2013), Paraná e Pará, e os protestos estudantis em São Paulo contra o fechamento das escolas (2015) mostram a existência de uma atividade de resistência de profissionais da educação e estudantes.

Resultado de imagem para professores contra a policia charges

 https://nepcpda.wordpress.com/2015/10/28/encontro-nacional-autonomia-e-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.