Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 1 de novembro de 2016

"Somos Físicos" Prisioneiros do Sistema

Você pode ter passado a vida inteira, ou parte dela, ouvindo a expressão: tempo é dinheiro. Conhecido de perto um universo em que ter do “bom e do melhor” é sinônimo de uma vida sossegada. Também deve ter escutado, e acreditado, que comprar roupas, sapatos e supérfluos alivia o estresse, principalmente, das mulheres durante a tensão pré-menstrual (TPM). Que shopping é e será um dos melhores lazeres desta vida moderna. Agora, suponha que tudo isso virasse de cabeça para baixo.
 Em nome da simplicidade do ser, homens e mulheres, de idades diferentes, chacoalharam esses velhos conceitos cada vez mais impostos à sociedade e optaram, sem culpa e com leveza, por uma vida simples. Acreditam que precisam de pouco para se satisfazer e asseguram que o lucro com tudo isso não se vende nem se troca, e tem nome: felicidade.

O dia a dia das cidades grande é caótico e pode ser para muitas pessoas sufocante. Ruas sujas, ar poluído, altos preços, mobilidade urbana atrasada, isso, sem falar nos lugares superlotados e nos hábitos insustentáveis de grande parte da sociedade, fazem parte do dia a dia das metrópoles brasileiras e mundiais.
Com todos esses problemas, o sentimento de insatisfação é inevitável. Cada dia mais pessoas, cansadas do modelo de vida atual estão abandonando os padrões conhecidos para criar novas formas de se morar e viver. Métodos de construção alternativos, novas formas de trabalho comunitário e uma mudança no comportamento humano em relação ao planeta e seus recursos já podem ser vistas mundo a fora, inspirando outras pessoas a seguirem novos rumos, melhores para a sociedade e para o planeta.

Se você compartilha pelo menos um pouco dessa insatisfação com nosso modelo de vida atual e assim como nós, vive sonhando com um lugar melhor, veja agora 10 lugares que prezam por uma vida mais justa, feliz e sustentável. As dicas são do site Nômades Digitais. Confira abaixo:

1. Comunidade de Yoga Polestar, Big Island, Havaí

O que seria mais relaxante do que viver em um lugar criado para combinar ioga e natureza? Os moradores da comunidade Yoga Polestar possuem um estilo de vida baseado nas práticas diárias do ioga e da meditação, onde através da cooperação fazem do local um lar para pessoas que desejam seguir a filosofia de vida e compartilhar ensinamentos. Visitantes de todos os credos são muito bem vindos.

2. Eco Truly Park, Peru

Inspirada pelo modelo de vida tradicional indiano, a Eco Truly Park foi construída para ser um local de harmonia e vida em proximidade com a natureza. Feita com pequenas casas redondas, a comunidade possui uma arquitetura com estilo próprio e obedece aos aspectos de bairros auto-sustentáveis. A comunidade ainda tem um grande jardim orgânico e oferece oficinas de ioga, arte e filosofia védica aos visitantes.

3. Synchronicity Artist Comuna, Los Angeles, Califórnia

Composta por jovens do sul da Califórnia, a comunidade de Synchronicity tem um estilo diferente das outras dessa lista. Mesmo pequena e com poucos moradores, a comunidade é voltada para as artes e oferece mensalmente diversas atividades abertas ao público.

4. Earthhaven Ecovillage, Asheville, Carolina do Norte

Construída nas montanhas da Carolina do Norte nos Estados Unidos, a ecovila de Earthaven propõe um estilo de vida sustentável. Baseada nos métodos de arquitetura natural, a ecovila possui casas construídas com diversos métodos construtivos. Lá, se pode encontrar casas feitas desde barro cru e palha a madeira. As atividades na comunidade são principalmente workshops sobre técnicas naturais de construção, permacultura e agricultura orgânica. Para quem deseja apenas visitar, a Earthaven ainda possui um camping e acomodações para hóspedes.

5. Milagro Cohousing, Tucson, Arizona

 Localizada no estado do Arizona nos Estados Unidos, a comunidade de Milagro é composta por 28 casas feitas de barro e o mais impressionante, que funcionam com energia solar. A comunidade é feita para pessoas que desejam ter uma vida mais verde diminuindo seu impacto no planeta. Cada morador, além de sua casa, tem acesso a espaços de uso comum, como salas para reuniões, refeitório, biblioteca, espaço para jogos e jardins. As atrações em Milagro são workshops e sua piscina de aquecimento solar.

6. Comunidade Finca Bellavista Treehouse, Costa Rica

 A Finca Bellavista é talvez a comunidade listada que mais impressiona. Isso, porque as casas dos seus moradores ficam em cima das árvores. A pequena vila foi construída como uma rede de casas suspensas feitas de madeira que se ligam umas com as outras através passarelas. Localizada em uma região montanhosa da Costa Rica, Finca Bellavista fica rodeada por uma floresta cheia de vida, ideal para quem quer realmente fugir da vida metropolitana. O local conta com um centro comunitário, refeitório, churrasqueira e um salão para diversas atividades. Os visitantes e moradores podem se divertir fazendo trilhas, tirolesas e passeios ao ar livre.

7. Tamera Peace Research Village, Portugal

 Mais do que uma comunidade alternativa, a Tamera Peace Research Village, localizada em Alentejo em Portugal, é também um projeto feito por 250 alunos que estudam a vida dos seres humanos em comunidades sustentáveis. A vila possui uma fundação sem fins lucrativos, um site sobre aldeia solar e projetos de permacultura, além de ser um santuário para cavalos.

8. Dancing Rabbit Eco Village, Missouri

 Dedicada a disseminação de um estilo de vida de baixo impacto ambiental, a comunidade Dancing Rabbit Eco Village propõe a seus moradores, além de uma vida mais natural, uma série de reflexões e estudos sobre questões como utilização de água e os recursos naturais do planeta. Na aldeia, há lagoas, um riacho, uma floresta e uma área onde os membros da ecovila plantaram mais de 12 mil mudas como parte de um programa de reflorestamento.

9. EcoVillage em Ithaca, New York

 Talvez a mais moderna das ecovilas do mundo, a EcoVillage em Ithaca é um grande exemplo de comunidade auto sustentável. Localizada na região de Finger Lakes em Nova Iorque, a comunidade é composta por três bairros de co-habitação, uma fazenda com plantações de alimentos orgânicos, hortas comunitárias e mais de 40 hectares de área verde protegida. As casas são feitas geralmente de madeira e possuem sistemas de energia solar e compostagem de resíduos.

10. Comunidade conceitual de casas pequenas

 Para os amantes do estilo de vida em espaços pequenos e baratos, o projeto TinyHouseCommunity.com  pode ser uma grande solução. A ideia do site é reunir em um lugar, pessoas que desejam viver em suas pequenas casas sem muito luxo. Mesmo sendo um projeto, algumas pessoas que desejam fugir das hipotecas e do estilo caótico das cidades grandes já aderiram a ideia. Em Washington e no Texas, já existem grupos de pessoas colocando em prática o conceito.
 Imagens via: KatePlayingInTheMud, Jamie Nash & Kelly Millin, Geoff Gillstrom, Indiegogo, OpenSourceEcology, Dancing Rabbit Ecovillage, Milagro, EcoTrulyPark, Synchronicity LA.
Informações via Nômades digitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.