Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2016

"Somos Físicos" Cuzco - Machu Picchu (Peru-América do Sul)

Resultado de imagem para cusco 
Não é tão fácil assim alcançar uma das sete Maravilhas do Mundo que fica à 2.700 m de altura, mas com certeza, ela valerá a pena.
 Cuzco era o centro do mundo para os incas. Por isso, os espanhóis construíram outra cidade em cima da suntuosa capital.
 Resultado de imagem para machu picchu pontos turísticos

Resultado de imagem para cusco 
A origem de Cuzco se confunde com as lendas do império inca. Onde a cidade se localiza, havia sido habitado por séculos antes da chegada deste povo, mas foi sob seu domínio que a região conheceu o apogeu.
 A reconstrução da cidade foi iniciada com a canalização de riachos, com isso, além de evitar enchentes e garantia o abastecimento de água para a cidade. O soberano convocava pessoas de vários impérios para a mão-de-obra.
A Fortaleza de Sacsayhuaman
Olha o tamanho dessas pedras... 
 A Fortaleza de Sacsayhuaman no Peru [América do Sul] é um mistério para a arqueologia, os próprios descendentes dos incas não sabem dizer quem a construiu e por que, os incas apenas se apoderaram dessa construção, que estava abandonada há milênios. A tecnologia usada para construí-la é misteriosa, é impossível de ser replicada, mesmo atualmente.
Resultado de imagem para cusco na antiguidade 
Cusco é, provavelmente, uma das cidades peruanas mais conhecidas no exterior. Não porque se trate de uma metrópole, na verdade não há mais que 300.000 mil habitantes nesta cidade que também é a Capital de uma província e de uma região homônimas. O grande reconhecimento internacional de Cusco se dá pela sua riqueza histórica e cultural.
Segundo alguns achados arqueológicos, a região do Vale Urubamba, onde Cusco está situada, é habitada desde o terceiro milênio antes de Cristo. Entretanto, os estudos mostram que a primeira vez em que se estabeleceu um sistema comunitário com instituições sociais e grandes obras de irrigação (o que demonstra a existência de um estado), algo que podemos chamar de cidade, aconteceu no século XI AC, ainda no período da cultura Killke.
 Resultado de imagem para Cusco America do sul 
Com certeza, o lugar mais conhecido da região de Cusco é a histórica residência de inverno do Sapa Inca: Macchu Picchu. Este complexo cultural único faz do turismo a principal atividade econômica da cidade. 

 Além das belezas que a história construiu na cidade, os visitantes encontram uma lugar que, por conta da altitude (Cusco está situada a 3.300 metros do nível do mar) apresenta ar rarefeito e uma grande variação térmica: a máxima temperatura pode chegar a 22°C durante o dia enquanto e a mínima chega a –1°C durante a noite. Além disso, o índice pluviométrico da região não é dos mais altos – em meados do ano (entre maio e setembro) chega a chover apenas 5mm por mês.
 Resultado de imagem para Cusco chuva e frio

 Em cima das construções Incas, foram construídos templos, igrejas, palácios e mansões para os colonizadores espanhóis. Assim, boa parte das construções antigas foram sobrepostas por construções da cultura hispânica. Resultado de imagem para cusco na antiguidade
A cusco moderna recebe seus turistas pelo aeroporto internacional Alejandro Velasco Astete e oferece pratos ricos em pimenta e dá a possibilidade de passear pelos seus pontos turísticos: Plaza de Armas, a Catedral, a Iglesia del Triunfo, a Compañía de Jesús (do século XVI, construída sobre o  antigo palácio Inca Huayna Capac), as Igrejas de San Blas o de La Merced, e seus muitos museus. 

Centro histórico de Cuzco
Resultado de imagem para cusco na antiguidadeResultado de imagem para cusco na antiguidadeResultado de imagem para cusco na antiguidadeResultado de imagem para cusco na antiguidadeResultado de imagem para cusco na antiguidade

O Trem para a Machu Picchu
4 horas até Águas Calientes
 O único meio de transporte até Machu Picchu, ou melhor, até Águas Calientes para os turistas é o trem. Quem não se lembra do grande transtorno que um desmoronamento na linha do trem entre Cusco e Águas Calientes  causou no início de 2010? Até existem umas vans clandestinas muito sinistras que podem lhe levar até lá também, mas NÃO recomendo de maneira nenhuma! Depois de ver como são os ônibus oficiais no Peru, você não vai querer nem imaginar como são os clandestinos.:

1) Pegar o trem até Aguas Calientes, povoado na base de Machu Picchu, a partir de Cusco, Ollantaytambo (Valle Sagrado/Sacred Valey) ou Urubamba.

2) Pegar a van de Aguas Calientes até a entrada de Machu Picchu e depois para voltar até a cidade.

3) Pegar o trem de volta para Cusco ou Ollantaytambo.

Claro que você pode escolher dormir ou não em Águas Calientes, seja antes ou depois de visitar Machu Picchu. Eu indico dormir na cidade uma noite antes de ir para Machu Picchu para aproveitar melhor o dia da visita.
 Resultado de imagem para o trem de cusco
Resultado de imagem para o trem de cuscoResultado de imagem para o trem de cusco
Resultado de imagem para o trem de cusco
Resultado de imagem para o trem de cusco 
A Peru Rail é a empresa que administra os trens de turistas entre Cusco e as cidades do Valle Sagrado até Aguas Calientes, povoado que fica à base de Machu Picchu.

Estações de trem para Machu Picchu:


Você pode ir para Machu Picchu a partir de três estações:

  • Poroy: Cidade que fica a 20 minutos de Cusco, é o atual ponto de partida para Machu Picchu de quem está na cidade. O táxi de Cusco até Poroy custa em torno de 8 dólares.
  • Ollantaytambo: Uma das cidades mais visitada do Valle Sagrado. É de onde normalmente saem as pessoas que vão passar a noite em Aguas Calientes. No site da Peru Rail, a estação também é chamada de Valle Sagrado/Sacred Valley.
  • Urubamba: Fica fora do circuito normal de trens de turistas para Machu Picchu. Quando se pega o trem a partir de Poroy/Cusco, ele não passa em Urubamba.

O caminho mais comum para os turistas é pegar o trem saindo de Cusco/Poroy em direção a Machu Picchu, mas, dependendo da organização da viagem, sair de Ollantaytambo, ou mesmo de Urubamba pode ser mais interessante. Explico mais detalhes no restante do texto.

Como ir para Machu Picchu - Mapa das linhas da Peru Rail
Se houver várias opções em bons horários, eu recomendo o Expedition ou Vistadome. O Hiram Bingham é muito mais caro (para se ter ideia ele custa mais de 300 dólares enquanto os outros estão entre 70 e 50 dólares) e eu só o recomendaria para quem está indo se hospedar no Hotel Sanctuary Lodge ou para quem quer mais conforto e mimos.
Se você está planejando sua primeira viagem ao Peru, certamente incluiu Machu Picchu em seu roteiro, afinal é um dos lugares mais emocionantes das américas, se não do mundo. Depois de decidir se você vai visitar Lima, ou fazer apenas uma parada estratégica por lá, se você vai visitar o Valle Sagrado perto de Cusco ou se quer ir apenas a Machu Picchu e voltar, é chegada a hora de pensar em como ir para Machu Picchu.



Machu Picchu e a montanha de Huayna Picchu ao fundo

A viagem começa em Piskacucho, pequeno povoado localizado no km 82 da ferrovia Cusco-Machu Picchu, a mesma por onde passam os trens que ligam Cusco a Aguas Calientes (Machu Picchu Pueblo). Dali,




Tipos de trens disponíveis para ir para Machu Picchu:


  • Hiram Bingham: Este é o trem de luxo da Orient Express , mesma dona doHotel Sanctuary Lodge, que fica na entrada de Machu Picchu. Ele é mais confortável e cheio de extras para quem comprar o ticket. Só não sei se vale assim a pena pela grande diferença de preço. Imagino que pegar este trem faz mais sentido para as pessoas que irão se hospedar no Sanctuary Lodge. Inevitavelmente você terá de se hospedar em Aguas Calientes se quiser conhecer Machu Picchu direito, pois o trem chega depois do meio dia na cidade.
  • Vistadome e Expedition: Esses são os trens mais comuns e eu não vi muita diferença entre eles além das poltronas um pouco mais confortáveis do Vistadome. Ambos têm as mesmas janelas “panorâmicas”, mas o Expedition é um pouquinho mais barato. Os horários também são parecidos, então qualquer um deles está valendo
  • Autovagon: De acordo com a Peru Rail, este é o trem que sai de Urubamba até Machu Picchu. Não tem as janelas panorâmicas do Vistadome e Expedition e parece ser menorzinho. Não é a opção mais usada, pois o caminho Urubamba > Machu Picchu não é tão comum.

Qual trem escolher?


Aquele que tenha o melhor horário

Se houver várias opções em bons horários, eu recomendo o Expedition ou Vistadome. O Hiram Bingham é muito mais caro (para se ter ideia ele custa mais de 300 dólares enquanto os outros estão entre 70 e 50 dólares) e eu só o recomendaria para quem está indo se hospedar no Hotel Sanctuary Lodge ou para quem quer mais conforto e mimos Se você está imaginando como é andar no Hiram Bingham, veja este post da Patrícia do Turomaquia

Nós fomos e voltamos de Expedition e achamos bem legal. Tinha até Inca Kola de graça Já o Vistadome tem a cadeira um pouco melhor, mas é só.

Os melhores horários para quem quer ir para Machu Picchu e voltar no mesmo dia são os que chegam em Aguas Calientes antes das 10 da manhã, isso porque chegar depois desse horário pode deixar a visita a Machu Picchu bem prejudicada e impossibilita que se visite o pico Huayna Picchu. Para falar a verdade, acho que chegar nesse horário já é ter a visita ao parque prejudicada

Águas Calientes

Você chegou em Aguas Calientes \o/ Falta saber como fazer para subir até Machu Picchu, não é mesmo?

Se você gostar de trecking e estiver bem animado, pode subir a montanha a pé Mas se você for uma pessoa comum, pegue a van que fica praticamente em frente à estação de trem e suba até Machu Picchu.

A subida de van de Aguas Calientes até a entrada de Machu Picchu leva aproximadamente 20 minutos, mais o tempo que você ficar na fila. O passe de ida e volta (subida y bajada) custa 24 dólares (atualizado 26/09/2016). Se você não tiver o passe da van quando chegar no ponto, não se preocupe, você pode comprá-lo ali mesmo na hora.

Eu recomendo que você compre os passes o quanto antes, até mesmo no dia anterior, para evitar ter de pegar mais essa fila.(Fred Marvila)

Resultado de imagem para águas calientes peru
Resultado de imagem para águas calientes peruResultado de imagem para águas calientes peruResultado de imagem para águas calientes peruResultado de imagem para águas calientes peru 
Resultado de imagem para águas calientes peru

O ônibus.

Resultado de imagem para machu picchu a subida de onibus
 Depois de descer do onibus...mais meia hora de caminhada até o Vale Sagrado
"Camino Inca a Machu Picchu Zona de selva durante el trekking"

Subida a Huayna Picchu

 Resultado de imagem para machu picchu a subidaResultado de imagem para machu picchu a subida
O apogeu...
 Alcançar o pico de Huayna Picchu, a bela montanha de 2.720 metros que decora a cidadela inca, nem sempre está nos planos de quem vai a Machu Picchu. O passeio, realmente, não é light, já que a trilha é traiçoeira e cansativa...

A primeira coisa a fazer é entrar no site oficial (machupicchu.gob.pe) e agendar o dia e horário da visita. O ideal é fazer a reserva on-line com, pelo menos, dois meses de antecedência. O agendamento é importante para garantir uma vaga, já que há número limite de 400 pessoas por dia para subir a montanha. No site, escolha a opção de comprar o ingresso casado de Machu Picchu + Huayna Picchu. O custo total é de 152 soles (S/.). Ao selecionar a data desejada, aparece o número de vagas ainda disponíveis para o dia. Há dois grupos diários para o passeio, ambos de manhã. O primeiro é das 7h às 8h, e o segundo, das 10h às 11h. Cada um comporta 200 pessoas. Depois das 11h não sobe mais ninguém.

Após preencher os dados, são gerados um código de reserva e um boleto, que pode ser pago nos cartões de crédito internacionais com bandeira Visa ou Mastercard. Depois de pago, digite o número da reserva na aba Check-in do site para obter o ingresso. Imprima o tíquete de acesso e apresente junto com o seu passaporte na entrada do Parque Arqueológico. Atenção para um detalhe: após gerar o código de reserva, o pagamento tem de ser feito em até três horas, se passar disso, ela é cancelada. Pessoas com problemas de locomoção, de saúde (como cardíacos) ou medo de altura não devem se aventurar em Huayna Picchu.
 Resultado de imagem para machu picchu a subida
 Considere fazer o percurso até o pico em uma hora e meia, duas horas. Boa parte do trecho é íngreme, as escadas são irregulares e as trilhas bem estreitas beiram penhascos em diversos pontos. Em vários lugares, foram colocadas cordas de apoio, mesmo assim não cobrem toda a área. Não é um passeio fácil, levando em conta a estrutura de segurança, mas, fazendo o trajeto com atenção e sem pressa, os riscos de acidente são menores. A boa notícia é que essa situação deve melhorar a partir de abril, quando a montanha ficará fechada do dia 1º ao dia 15 para reparos e melhorias.(post de abril de 2016) 
 Resultado de imagem para machu picchu a subidaResultado de imagem para machu picchu a subida
  Os últimos metros até o topo são os mais difíceis, vi muitas pessoas “travarem” e desistirem nesse ponto. Não é para menos, já que a escadaria fica completamente íngreme, quase não há pontos para segurar e a sinalização não é eficiente. Some isso ao desfiladeiro ali do lado. É respirar fundo e não olhar para baixo. 
 Resultado de imagem para machu picchu a subida
Quase no final, uma grande rocha fecha o caminho e é preciso passar por baixo para chegar ao outro lado. Enfim, no topo, faça o que quiser: tem quem medite, quem cante, quem faça ioga, os que deitam e curtem o visual... Boa hora para comer o lanche e beber muita água.A descida é mais rápida, porém tão insegura quanto a subida. É feita por outro caminho, que padece dos mesmos problemas: trilhas estreitas, falta de cordas de apoio e escadinhas apertadas. Desça devagar e com atenção que não tem erro.
 Resultado de imagem para machu picchu pontos turísticos
Resultado de imagem para machu picchu a subida 
 Resultado de imagem para machu picchu a subidaResultado de imagem para machu picchu a subida

Resultado de imagem para machu picchu a subida
 Resultado de imagem para machu picchu pontos turísticosResultado de imagem para machu picchu pontos turísticos
https://sundaycooks.com/2012/09/03/como-ir-para-machu-picchu/http://www.pacotesperu.com/historiacusco.phphttp://www.viajenaviagem.com/2012/09/trem-machu-picchu-dicashttp://www.revistaviajar.com.br/artigos/1548/subida-a-huayna-picchu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.