Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

domingo, 13 de novembro de 2016

"Somos Físicos" O Panamá (América Central)

Resultado de imagem para Panamá
Muita gente tem a imagem de que na Cidade do Panamá a única coisa que se tem a fazer é comprar os diversos produtos que têm preço muito mais em conta que no Brasil. Mas não. Quem desbrava direito o lugar, vai encontrar um cidade vibrante, em constante transformação e que descobre aos poucos seu potencial para o turismo. O Canal do Panamá, claro, é parada obrigatória. Mas existe muito mais neste país que parece querer ser a Dubai do ocidente. 

A República do Panamá está situada no istmo que une a América do Sul à América Central. O país, dividido pelo Canal do Panamá, faz fronteira ao norte com o Mar do Caribe, a leste com a Colômbia, ao sul com o Oceano Pacífico e a oeste com a Costa Rica. Tem uma superfície de 77.082 km². 
A capital é a cidade do Panamá. Sua moeda é chamada Balboa(PAB).
Resultado de imagem para panamá 
“Uma estreita porção de terra. Apenas 80 quilômetros separam o Oceano Pacífico do Mar do Caribe. O Panamá é a união, a ligação entre as Américas. A capital do país é a porta de entrada para dois mundos: um ultramoderno, com prédios que transformam o horizonte; e o outro formado por ruas e vielas coloniais.

 Mega Construções - O Canal do Panamá

Resultado de imagem para panamá
 Espectáculo acuático: filman el paso de un carguero por el renovado Canal de Panamá
 Awesome spectacle: An aerial view of Gatun Lock on the famous Panama Canal
 Resultado de imagem para panamáResultado de imagem para panamá
 Centro Histórico (Casco Antigo) que foi reconstruído a partir de 1673, ano em que o pirata Henry Morgan destruiu a Cidade do Panamá, 
Turismo
 Resultado de imagem para panamá
Resultado de imagem para Panamá centro historico

Resultado de imagem para o pirata Henry Morgan


O centro histórico da cidade do Panamá é patrimônio da humanidade. Muito limpo, bem cuidado e seguro. Com suas igrejas e obras de arte que podem ser contempladas por moradores e turistas.
Mas nem sempre foi assim. Há oito ou dez anos esse lugar era completamente diferente. Era perigoso, várias gangues atuavam na que era chamada de zona vermelha, pois os turistas eram roubados. Alexis fazia parte de uma gangue que agia no centro histórico, agora ele é guia turístico.
 Resultado de imagem para el casco antiguo de la ciudad de panamá
 Ruinas
 Resultado de imagem para panamá

Contrastes
 Resultado de imagem para panamá pobreza
 Resultado de imagem para panamá pobrezaResultado de imagem para panamá pobreza
 Resultado de imagem para panamá pobrezaResultado de imagem para panamá pobreza

Um prédio do centro histórico chamado de Casa Grande abrigava mais de 60 famílias. Muitas vendiam vários tipos de drogas. O prédio foi construído em 1917. Passou por uma grande reforma e agora é um hotel cinco estrelas. Os grafites, as inscrições das gangues, foram mantidos na entrada principal como lembrança de um passado que não deixou saudades. E que foi modificado com investimentos na restauração do centro histórico e na formação profissional dos moradores.
Andando pelo centro histórico, é impossível não admirar árvores centenárias e ouvir o canto deste pássaro, o ‘chango’, conhecer o artesanato dos índios kunas e, claro, comprar um chapéu Panamá que, para minha decepção, é fabricado no Equador.

Cultura e Costumes 
São reconhecidos valores culturais predominantes originários dos escravos africanos trazidos durante a colonização e que se fixaram na região central do Panamá

 

Resultado de imagem para panamá cultura e costumes
  
Os grupos indígenas do Panamá
 Resultado de imagem para panamá cultura e costumes
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/05/panama-e-um-pequeno-pais-com-grande-importancia-para-americas.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.