Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

"Somos Físicos" A Alquimia

  Resultado de imagem para harry potter e apedra fiosofal

Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro.

Bruxas o Bruxos:  Termo usado para designar as mulheres ou homens sábioss detentores de conhecimentos sobre a natureza.
 A razão pela qual as bruxas aparecem voando sobre vassouras, basicamente, tem a ver com o uso de substâncias alucinógenas. Sim, caro leitor, no passado, a mulherada costumava fazer preparados com várias ervas que as deixava pra lá de altas, e, como essas substâncias apresentavam diversos efeitos colaterais quando consumidas via oral, as “bruxas” usavam os cabos das vassouras para administrar esses compostos.

Como você sabe, no passado, na falta de fármacos como os que temos hoje em dia, as pessoas criavam as mais variadas “poções” para tratar os mais diversos males, e experimentavam com todo tipo de coisa para descobrir quais eram os efeitos.
Assim, descobriu-se, por exemplo, que um fungo conhecido como esporão-do-centeio — Claviceps purpurea —, assim como o meimendro (Hyoscyamus niger), a mandrágora (Mandragora officinarum), a figueira-do-diabo (Datura stramonium) e a beladona (Atropa belladonna), apesar de potencialmente letais, em quantidades específicas, tinham efeito alucinógeno. E não era todo mundo que achava particularmente desagradável sofrer intoxicação por esses elementos.

Então, daí temos a associação das bruxas com as vassouras. Mas e a parte de estar voando por aí sobre esses objetos, de onde é que isso surgiu? Segundo o Today I Found Out, durante os interrogatórios da época da caça às bruxas — existem documentos do século 15 e 16 que comprovam isso —, alguns usuários da “poção mágica” afirmavam ter a sensação de flutuar e estar voando, experiência que, evidentemente, era provocada pela ação dos alucinógenos.
Vale lembrar que, ao longo da História, muitas das “bruxas” interrogadas passaram por processos extremamente brutais e tiveram seus depoimentos analisados por indivíduos claramente tendenciosos, e um número estimado entre 50 mil e 200 mil delas foi executado. Contudo, conforme explica o Today I Found Out, todos esses relatos explicam de onde é que surgiu a — hoje — simpática imagem das bruxinhas voando sobre vassouras.

Porque os Alquimistas foram considerados bruxos?

Naquela epoca, não era normal nem um tipo de magia ou coisas semelhantes. Qualquer coisa relacionada a tecnologia ou de coisas brilhantes e bonitas era considerado magia negra e as pessoas que faziam isso eram mortas ou levavam alguma tortura horrivel !
 
"Os alquimistas eram considerados mágicos pois faziam reações que para a época, aparentavam ser magia ou feitiçaria. Os alquimistas em sua grande parte eram queimados, por serem considerados bruxos.
A alquimia foi inventada, para descobrir a pedra filosofal, que teria o poder de transformar metais baratos em ouro e de dar vida eterna aquele que a possuísse. Muitos alquimistas fundiam metais, faziam misturas, sempre com o objetivo de descobrir a pedra. Na época, que fazia esse tipo de experiência era mago ou bruxo. como as experiências eram em benefício dos reis da época, eles não podiam considerar os alquimistas como bruxos, pois seriam queimados na fogueira! Então os alquimistas que eram considerados magos.
Mas se você está se referindo realmente aos magos, que não tinham interesse na pedra filosofal, a resposta é essa: os magos eram considerados alquimistas pois fazim o mesmo tipo de experiências, fundindo metais, misturando ervas, etc...
 http://alquimiaeteorias.blogspot.com.br/2012/08/por-que-os-alquimistas-na-idade-media.htmlhttp://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/48068-a-curiosa-historia-de-por-que-as-bruxas-sao-retratadas-voando-em-vassouras.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.