Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

A Suécia- Um Modelo de Sucesso (Países Nórdicos)

 Resultado de imagem para suecia
Pense um instante e responda: qual o melhor exemplo de país socialista que você conhece? Cuba? Venezuela? Pode parecer improvável, mas uma monarquia de sete séculos com uma religião oficial de Estado tornou-se a resposta mais provável pra muita gente.
 A Suécia é um país belíssimo e tem uma paisagem espetacular, cidades incríveis, uma população educada (a maioria dos quais fala inglês) e uma história e cultura muito mais antigas do que o nosso Brasil. É um país voltado para as inovações e que deu ao mundo nada menos que o Prêmio Nobel, os carros da Volvo, os móveis da IKEA, as embalagens Tetra Pak, as roupas da H&M, a vodka Absolut, os grupos ABBA e Roxette, entre tantas outras coisas.
 Não apenas os suecos, mas estrangeiros também reclamam do clima o tempo todo. E eu sou apenas mais uma, principalmente quando há pouca luz do dia durante o inverno.

Resultado de imagem para suecia turismo
A Suécia e seu pesado Estado de Bem-Estar, com saúde e educação gratuitas, por anos foi fonte de inspiração para boa parte das reformas constitucionais mundo afora. Só há um problema com essa história: nem nós brasileiros, nem boa parte do mundo, entendemos o tal “modelo sueco” que desejamos replicar. Com um olhar mais atento, não é difícil perceber por que o socialismo passa longe das bases de sustentação da economia do país.
 Resultado de imagem para suecia
Muito mais do que um Estado que cobra pesados impostos sobre a renda dos mais ricos para pagar generosos benefícios (na Suécia, em média, o imposto de renda abocanha 44% da renda, podendo chegar até a 59% na maior alíquota), a Suécia é uma economia complexa e dinâmica, com elevado grau de produtividade, e características fundamentais de uma sociedade de mercado, como respeito à propriedade privada, burocracia reduzida, poucas dificuldades para se abrir ou manter um negócio e facilidade para se comercializar.
 Resultado de imagem para suecia
País com alto padrão social, a Suécia está localizada no norte da Europa, mais precisamente na península Escandinava. Seu território, banhado pelo Mar Báltico e pelo Golfo de Bótnia, limita-se a oeste com a Noruega e a nordeste com a Finlândia. O país possui cadeias montanhosas, recifes e vários fiordes, que são golfos cercados de montanhas.
Sua população é de aproximadamente 9,2 milhões de habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas: 84,6%. Estocolmo, capital nacional, é a cidade mais populosa, com 810.120 habitantes. Outras cidades de grande concentração populacional são Göteborg (500.197), Malmö (286.535) e Uppsala (190.668).
Resultado de imagem para suecia
Os suecos destinam grande parte de seus salários ao pagamento de impostos, que estão entre os mais altos do mundo. No entanto, esses tributos são bem aplicados pelo governo e revertidos em benefícios para a população. São oferecidos vários serviços gratuitos de qualidade: educação, saúde, infraestrutura, previdência social, entre outros.
Resultado de imagem para suecia turismo
Esses aspectos refletem no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a Suécia, com média de 0,885, detém o 9° maior IDH do planeta. O país se destaca por apresentar uma das menores taxas de mortalidade infantil (apenas 3 para cada mil nascidos vivos); praticamente todos os habitantes adultos são alfabetizados; e a expectativa de vida é de 83 anos.
Resultado de imagem para suecia
A economia do país é diversificada e bastante industrializada. Os principais segmentos são o de telecomunicações, mecânico, eletrodoméstico, eletrônico, automobilístico, químico, siderúrgico, construção naval, máquinas e equipamentos. A floresta de coníferas na Suécia proporciona a exploração da madeira para a produção de papel. A nação também abriga grandes reservas de minério de ferro, que é extraído e exportado.



 
 Estocolmo, capital sueca
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/suecia.htmhttp://spotniks.com/sabe-aquela-historia-que-a-suecia-e-o-socialismo-que-deu-certo-entao-e-mentira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.