Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Dinamarca – o País mais feliz do Mundo. ( Países Nórdicos)

Resultado de imagem para imagens dinamarca 
Quem não se lembra de Caco Antibes, personagem de Miguel Falabella no programa de humor – Sai De Baixo, que se descreve como um príncipe dinamarquês. Brincadeiras a parte, a Dinamarca sempre foi colocada no programa como conceito de cidadãos de nobre estirpe e um relatório da felicidade mundial emitido em 2013 pela Organizações da Nações Unidas – ONU, declarou a Dinamarca como o país mais feliz e Copenhague como a cidade mais habitável do mundo.
A cultura dinamarquesa é conhecida pela arquitetura, arte, música, filmes, teatro, balé e ópera. A maior parte dos dinamarqueses vive uma vida tranquila e tem um estilo de vida moderna. 

A Dinamarca é apontada como um dos países mais ricos do mundo, e de entre os vários factores que podem ser avançados como causa, o elevado nível de produtividade é, sem dúvida, um dos que encabeça a lista. Uma cultura muito positiva e auto--favorecedora que se expande às organizações, explica parte do fenómeno.
 Resultado de imagem para imagens dinamarca
Com uma economia francamente saudável, crescendo anualmente quase sempre a um ritmo superior ao dos restantes países da União Europeia, este país tem um dos PIB per capita mais elevados, a contrastar com o cenário português.
Menos concreto, mas igualmente indicador de sucesso, é o 1º lugar que a Dinamarca ocupa no ranking de povos que se auto--classificam como os mais felizes do mundo, pelo que a cultura merece um foco especial, numa referência ao país.

A formar mais um contraste com as características lusas, desta feita cultural, os dinamarqueses, em traços gerais, são confiantes, não se prendem por convenções sociais, são fortes defensores do que constroem e dão primazia ao produto dinamarquês, vêm a vida pelo lado prático e sabem viver. Donos de uma mentalidade que os beneficia, os dinamarqueses no trabalho são, além de produtivos, muito rigorosos, altamente profissionais e sustentam uma fortíssima noção de gestão de pessoas. Um conceito que parece indispensável e absolutamente enraizado na Dinamarca está ainda na fase da teoria em Portugal, com grande défice de valorização e aplicação prática.
 Resultado de imagem para imagens dinamarca
 Copenhague
Na cultura organizacional típica dinamarquesa, gerir pessoas é sinônimo de desenvolver potenciais, com a perfeita consciência de que o profissional e o ser humano são indissociáveis. A componente da vida pessoal é, antes, altamente valorizada e entendida como mais um vector em estreita ligação com a produtividade. Todo o sistema coopera a favor do bem-estar no trabalho e fora dele, sendo o processo de responsabilização feito pela via da liberdade e confiança, o que é perfeitamente integrável num povo altamente focado no cumprimento de regras, respeitador, e com um forte sentido de honestidade.
Em benefício da qualidade de vida, o horário de saída na Dinamarca em média não vai além das 16h30, e não só é suposto, como é natural que seja respeitado. A carga de trabalho é adequada à carga horária que, por regra, ronda as 7 horas por dia, com cerca de meia hora de almoço, atingindo níveis de produtividade altamente satisfatórios.
O tempo é muito valorizado, e 5 minutos de atraso sem aviso prévio podem ser suficientes para o cancelamento de uma reunião neste país. O rigor não é descurado e está a favor de um profissionalismo levado à letra, sendo o conceito relativo do “mais ou menos”, ao jeito português, pouco tolerado na Dinamarca.
 Resultado de imagem para imagens dinamarca
 Copenhague
O conceito de motivação está, por arrasto, muito desenvolvido, e não passa apenas pela componente salarial. Boas condições de trabalho e a noção da necessidade de evolução, formação, e valorização permanente de cada membro, estão na base de níveis de desempenho altamente satisfatórios. A teoria dinamarquesa advoga que os recursos humanos só encontram condições de atingir o seu potencial e desenvolver-se positivamente quando bem geridos. Inserido está, ainda, o conceito absoluto de valorização pelo mérito, em que os bons resultados são estrategicamente enaltecidos, numa cultura pró-competência, informal e completamente anti-doutores.
Outros tantos elementos culturais, ao serviço do sucesso do país, poderiam ainda ser apresentados.
 Resultado de imagem para imagens dinamarca

 Copenhague
Seguindo o exemplo da Dinamarca, ou de outros, é indispensável a Portugal uma viragem cultural, que se arraste não só às organizações, como à mentalidade geral de um povo, ainda pouco consciente do seu papel em prol do país. É também nas novas gerações e muito nas que se aventuram por experiências além fronteiras, ganhando uma visão mais abrangente e mais completa do país, que está parte da matéria que pode fazer uma viragem de postura, de mentalidade e de cultura em Portugal. 
 Resultado de imagem para imagens dinamarcaResultado de imagem para imagens dinamarca
Resultado de imagem para imagens dinamarca  
Castillo de Rosenborg (Dinamarca)
Resultado de imagem para imagens dinamarca
 http://visaocontacto.blogs.sapo.pt/36348.htmlFuente: http://www.arqhys.com/fotos-del-castillo-de-rosenborg-dinamarca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.