Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 13 de setembro de 2016

A Noruega-Líder em Qualidade de Vida (Países Nórdicos)

 Resultado de imagem para imagens noruega 
Aurora Boreal, Sol da Meia-Noite, Vikings, Frozen...Esta é a Noruega, referencia mundial.

Noruega, a receita do país que lidera o desenvolvimento humano no ranking da ONU

Este "poder silencioso" é o país que funciona melhor na Europa. Cresce, ele não tem desemprego e da dívida é mínima.
O que você sabe sobre a Noruega? Esse país nórdico está localizado na Escandinávia, extremo norte da Europa, e conta com inúmeras curiosidades, belas paisagens e riquezas culturais de quase um milênio – também tido como um dos melhores e mais seguros países para se viver do mundo. 
 Resultado de imagem para imagens noruega
Primeiramente, o nome oficial da nação é Reino da Noruega, possuindo o curioso formato geográfico continental de uma colher retorcida (além de conter várias ilhas), fazendo fronteira com os países da Suécia, da Finlândia e da Rússia. Todo o seu território é bastante gelado, com breves verões amenos (com máximas de 25°) e longos invernos rigorosos com grandes quantidades de neve (em alguns locais os termômetros batem os 40°C negativos!).

Publicidade

No período que vai de maio a junho, algumas regiões possuem mais de 20 horas de luz solar por dia, graças à latitude do país. Contudo, no período que vai de novembro a janeiro, o sol quase não se levanta do horizonte, fazendo com que os dias sejam tão escuros quanto as noites (algo não muito animador). Isso ocorre principalmente nas regiões dos fiordes e no extremo norte do país. Por falar em fiordes, você sabe o que são eles?

Fiordes e Vikings


Os fiordes são formações geológicas caracterizadas por entradas do mar entre altas montanhas, como se criassem rios do oceano no próprio continente, formações de locais que possuíram ou possuem geleiras. Eles são bem comuns na Noruega, especialmente na costa oeste, podendo atingir centenas de quilômetros dentro do continente. Quanto ao povo do país, podemos afirmar, como os próprios noruegueses afirmam, que a Noruega é o berço de grande parte da cultura dos vikings.

 
Fonte da imagem: Reprodução/Viking

A Era dos Vikings foi extremamente importante para unificar os povos nórdicos e dar origem às mitologias da região, como bem conhecemos hoje, com Odin, Thor, Loki, entre outras tantas divindades – e os trolls, é claro. Nesse período, o povo viking também colonizou outras regiões da Europa, como cidades da Escócia e da Irlanda – inclusive, a capital do país, Dublin.

O termo viking é aplicado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que viviam onde hoje está a Noruega, Suécia e Dinamarca. Ao contrário das concepções populares que temos atualmente sobre os vikings, eles provavelmente bem eram diferentes do que imaginamos, já que o termo adquiriu um teor mais caricato e selvagem no século 20. Inclusive, alguns registros históricos apontam que eles não utilizavam as típicas barbas grandes e os elmos com chifres que vemos por aí – ideias que foram incorporadas posteriormente.
 Resultado de imagem para imagens noruega 
Noruega é o país da qualidade de vida. Com o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, é referência em igualdade social, segurança, longevidade, sustentabilidade e educação. Não à toa, a ONU a considera uma das quatro nações mais felizes do mundo.
 Esse país de 5 milhões de habitantes tem outra característica que o torna ainda mais atrativo para intercambistas: a maior parte de seu sistema educacional é gratuita, inclusive para estrangeiros. E o melhor: há mais de 200 cursos universitários oferecidos em inglês, a maioria deles de mestrado e doutorado.

No entanto, é preciso lembrar que a Noruega tem um dos custos de vida mais altos do mundo. Ou seja, embora estudar em uma universidade possa sair de graça, o intercambista ainda precisa arcar com acomodação, alimentação e transporte, por exemplo. O governo norueguês permite que o aluno internacional trabalhe meio período (20 horas semanais).

Apesar do alto custo de vida, aventurar-se neste país nórdico pode valer muito a pena, especialmente se o seu interesse for por áreas como sustentabilidade. A capital Oslo é apontada como a terceira cidade mais verde da Europa pelo Green City Index e é a líder do continente em relação à energia renovável. Outros setores em que a Noruega é referência são estudos do petróleo, biologia marinha e direitos humanos.Resultado de imagem para imagens noruega
Hoje os noruegueses são em grande parte protestantes (luteranos), com um total de quase 80% da população. Entretanto, somente 20% dessas pessoas dizem que realmente se importam com o aspecto religioso, fazendo dos noruegueses um dos povos menos religiosos do mundo. Além disso, apenas 2% das pessoas da Noruega frequentam as igrejas semanalmente, um número bastante baixo para o porte do país.

Já em aspectos econômicos, os números são bem maiores. A nação possui o segundo maior PIB per capita nominal do mundo, sendo proporcionalmente um dos países mais ricos do planeta. Como se não bastasse, a Noruega detém o primeiro lugar mundial no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que envolve e analisa dados como educação e qualidade dos padrões de vida das pessoas – os noruegueses também estão entre os povos do mundo que mais estudam.
 
Resultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruega
Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

A capital do país é Oslo e é famosa por suas construções e pequenos prédios coloridos (algo que é bastante comum nos países nórdicos). É a maior cidade do país, com quase um milhão de habitantes, sendo que o país possui um total de cinco milhões de habitantes, aproximadamente. Curiosamente, a cidade está entre os centros urbanos mais caros do mundo para se viver, junto com Paris e Tóquio.

Curiosidades diversas sobre a Noruega

1 – “Noruega” quer dizer em norueguês “caminho para o norte”.
2 – Juntas, Noruega, Suécia e Dinamarca formam a Escandinávia (Finlândia e Islândia não fazem parte oficialmente desse conjunto).
3 – Os preços de combustíveis na Noruega estão entre os mais caros do mundo (mesmo que o país exporte combustíveis) para estimular as pessoas a utilizarem o transporte público (que, por sinal, é eficiente e de extrema qualidade) e poluam menos.
4 – O túnel de Laerdal é o maior túnel do mundo, com 24 quilômetros de extensão.
5 – A Noruega é um dos países mais ricos do mundo, além de ser considerado o mais pacífico.
6 – Você só pode comprar álcool no país em lojas específicas chamadas “Vinmonopolet”. As cidades só possuem uma ou duas dessas lojas, sendo que em vilarejos é quase impossível encontrar álcool para comprar.
7 – Se você é preso dirigindo alcoolizado na Noruega, as penas são extremamente severas. Você ficará 30 dias na prisão sem poder pagar fiança, além de perder a licença automaticamente por um ano inteiro e pagar impostos que passam dos 10% de sua renda mensal.
8 – Lojas de comida não abrem no domingo.
9 – Existem mais de 450 mil lagos na Noruega.
10 – Se você possui uma televisão na Noruega, é preciso pagar uma taxa de US$ 300 por ano.

 
Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock
11 – O recente musical da Disney, Frozen, é inspirado em um conto dinamarquês, porém todo o visual do filme é baseado nas paisagens e na cultura da Noruega.
12 – As taxas de suicídio são realmente altas no país (aproximadamente 10 pessoas em 100 mil cometem suicídio), e muitas justificativas dizem que o tempo constantemente nublado, frio e chuvoso é um dos responsáveis por manter os noruegueses mais deprimidos.
13 – Infelizmente, o país também é extremamente conhecido pela caça de baleias, uma tradição cultural de séculos. Estima-se que 600 baleias são mortas todos os anos nas costas do país como parte da tradição.
14 – É proibido por lei morrer na cidade de Longyearbyen. O governo proibiu de enterrar os corpos por lá por que foi detectado que o extremo frio não permite que os corpos entrem em decomposição, congelando-os por completo. Sinistro, não?
15 – A aurora boreal é um fenômeno natural que pode ser observado na Noruega, composto por brilhos multicoloridos que ocorrem em decorrência das partículas de vento solar e a poeira espacial.
 Resultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruegaResultado de imagem para imagens noruega
 http://www.megacurioso.com.br/proxima-parada/42631-proxima-parada-noruega-veja-curiosidades-do-pais-de-origem-dos-vikings.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.