Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Leis de Newton

 
 De todos movimentos, fenômenos e interações que conhecemos ou visualizamos, podemos relacionar as Leis de Newton. Exemplos não faltam:
A queda dos corpos, de onde Newton embasou toda sua teoria; quando você empurra uma criança numa cadeira de balanço, vê um pequeno rebocador deslocar um navio gigantesco, com massa maior dezenas de vezes; quando estamos em um carro ou no elevador, deslocando uma caixa com massa igual, menor ou maior que a nossa; quando adotamos um referencial para explicarmos melhor uma localização para um desconhecido; vendo um jogo de futebol, de tênis, uma luta de boxe ou de MMA; em um acidente de trânsito, em um lançamento de satélites, no funcionamento da turbinas e ou hélices, num vôo espacial e na construção e manutenção da Estação Espacial Internacional; em um plano inclinado ou num sistema de polias, para nos auxiliar em tarefas cotidianas, em competições automotivas, etc, etc, etc...

Sem o conhecimento das Leis de Newton, o homem não teria ido à Lua e também não saberia as consequências de uma gravidade zero. Sem sombra de dúvidas, se as Leis de Newton não fossem estudadas e elucidadas, muito do que conhecemos não existiria.


 Movimento de Queda Livre
 
Isaac Newton (1643 – 1727)  foi um cientista, físico e matemático inglês, que também atuou no campo da Astronomia, alquimia, filosofia natural e teologia. Suas pesquisas, estudos e experiências foram muito importantes, sendo considerada uma das obras de maior relevância para a história da ciência.
A obra de Newton foi publicada no ano de 1687 e seus livros descrevem além da lei da gravitação universal as três leis de Newton, que servem de fundamento para a mecânica contemporânea, assim como a teoria do movimento uniforme.
Resultado de imagem para a gravidade de newton
 Boas Dicas de Livros para consultar as leis é uma ótima idéia. É notável o trabalho desse cientista, que a frente do seu tempo transformou a maneira do homem analisar o universo.

A Lei da gravidade surgiu quando uma maça teria caído na cabeça de Newton…verdade ou mito, a realidade é que Newton descobriu que o universo está envolto por uma força gravitacional que age sobre todos os elementos.

O Que Mudou com as Leis de Newton?

As três leis de Newton elaboradas há mais de três séculos sobreviveram a todos os Avanços Tecnológicos da era moderna, e são utilizados para explicar o movimento de Aviões Comerciais, navios, Motos, Carros, e quaisquer outros objetos que se movimente no espaço.
 
Com estas leis Newton chegou a Lei da Gravitação, que traz a explicação para a rotatividade da terra e dos planetas em torno do sol e também do movimento das marés dos oceanos.
 
 As leis de Newton, apesar de aparentemente simples, se desdobram em formulas e deduções científicas e matemáticas que dão origem a muitos estudos da física e da mecânica, pois através das leis de Newton podemos deduzir e programar o comportamento dos corpos em movimento, sendo de extrema aplicabilidade em todos os campos da ciência e da indústria moderna.
 Como exemplo, podemos citar a indústria automobilística, que utiliza as leis de Newton como base para determinar como funciona o sistema de freio dos veículos e a sua aceleração.

 
 Indiscutivelmente as incríveis descobertas de Issac Newton revolucionaram a física, a astronomia e a matemática de sua época, de tal sorte que suas descobertas continuam atuais e importantes até os dias de hoje, sendo objeto de estudos nas Escolas de física, matemática, engenharia e todas as tecnologias e ciências que trabalhem com o movimento e a força.


As 3 Leis de Newton

Tão importante quanto a gravidade são as Leis de Newton que falam sobre movimento e força em uma teoria única, dividida em 3 leis. São elas:

Princípio da inércia – 1ª Lei de Newton:

Segundo esta lei um objeto em repouso vai permanecer em repouso assim como um objeto em movimento continua em movimento se não houver interferência de outras forças externas.
 

Princípio fundamental da dinâmica – 2ª Lei de Newton:

Através desta lei Newton apresentou uma fórmula que diz que a multiplicação da massa de um objeto por sua aceleração determina a força aplicada sob o objeto.
 

Princípio da ação e reação – 3ªLei de Newton:

Esta lei afirma que quando um objeto exerce força sobre um segundo objeto, este segundo responde com uma força de igual intensidade e direção, no entanto no sentido oposto.

 
http://www.culturamix.com/cultura/ciencia/leis-de-newton/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.