Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Experimento Conservação das Massas (Química)

Resultado de imagem para experimento com balões

“Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma”.

Tudo que vemos a nossa volta é formado por átomos esses átomos se ligam ou se agrupam para formar as mais variadas coisas, desde a cadeira em que você está sentado e que pode ver e tocar, até o ar que respira, que você não pode ver, mas sabe que está aí.
Em um sistema fechado em que ocorre uma reação química, todos os átomos que estiveram ali no início da reação, estarão lá no final. Eles podem ter se reorganizado a fim de completar a reação, mas a massa total do meio permanece a mesma. Quando ferve-se um líquido, água por exemplo, o nível de líquido desce, mas isso não ocorre porque a água foi consumida, mas sim porque ela mudou de fase e virou vapor. Agora está misturada ao ar do ambiente, é por isso que a conservação de massa vale apenas para sistemas fechados.

  A Lei da Conservação de Massas, ou Lei de Lavoisier é uma lei da química que muitos conhecem por uma célebre frase dita pelo cientista conhecido como o pai da química, Antoine Lavoisier.

As leis das reações químicas podem ser divididas em dois grupos: 

LEIS PONDERAIS LEIS VOLUMÉTRICAS São as leis relativas às massas das substâncias que participam das reações químicas São as leis relativas aos volumes das substâncias que participam das reações químicas. 

  As principais leis ponderais são: Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier Lei das proporções constantes ou Lei de Proust Lei das proporções múltiplas ou Lei de Dalton

Experimento com os balões:

Explicação

O ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio libertando dióxido de carbono. À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche.
A reação química que explica este processo, escreve-se assim:
Resultado de imagem para reação bicarbonato de sódio mais vinagre
 Resultado de imagem para experimento com balões e a conservação das massas
Materiais que serão utilizados:
1 Garrafa que pode ser de plástico ou de vidro de (600ml)
– 1 Funil
– Bicarbonato de Sódio
– Vinagre
– Balão
Como fazer:
1 – Escolha uma garrafa com bocal pequeno e coloque 150ml de vinagre dentro dela.
2 – Coloque 1 colheres (chá) de bicarbonato de sódio dentro do balão com a ajuda do funil.
3 – Prenda o balão no gargalo da garrafa.
4 – Segure o balão de pé para que o bicarbonato caia sobre o vinagre .
5 – A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre vai produzir dióxido de carbono (CO2), que formará as bolhas que irão expandir o balão.
6 – Quanto menor a garrafa, mais cheio ficará o balão.

 É importante antes da experiência encher bem o balão e depois esvazia-lo, pois dependendo do material do balão, pode ser mais difícil para encher, por ser mais resistente, ok?
 OBS: Esse balão não irá “Voar”, como os que são enchidos com Gás Hélio, pois o CO2 é mais denso que o ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.