Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Como Fazer Sabonetes III (Química)

12 receitas de sabonetes caseiros artesanais e naturais

Sabonete glicerinado com ervas. Foto: Reprodução / CamomilaRosa e Alecrim
Sabonete glicerinado com ervas. Foto: Reprodução / CamomilaRosa e Alecrim
Confira mais receitas de sabonetes para fazer em casa – tem líquido, em barra e esfoliante!
1. Sabonete glicerinado com ervas: esta receita é bem simples e natural, não levando lauril nem corantes. Para tanto, você vai precisar apenas de base de glicerina, essência e ervas de sua preferência. O resultado é uma barra transparente, com as ervas aparecendo no interior do sabonete.
2. Sabonete antiacne com calêndula: nesta receita você aprende a fazer um sabonete natural recomendado para ajudar no combate a cravos e espinhas. São necessários apenas quatro ingredientes e a receita rende duas barras, que podem ser conservadas por até seis meses.
3. Sabonete de alecrim: este é um sabonete em barra feito à base de essência de alecrim, óleo de coco e azeite de oliva. A preparação exige cuidado redobrado, por conter soda cáustica como um dos ingredientes. A receita rende cerca de 16 unidades.
4. Sabonete orgânico: aqui você encontra duas receitas de sabonetes artesanais e orgânicos, uma de hibiscos e outra de aveia. A dia é utilizar uma base orgânica para o preparo; caso não encontre, o produto pode ser substituído por glicerina.
5. Sabonete calmante: este sabonete é feito à base de cenoura, mel, própolis, fubá e lauril. O o resultado é um sabonete em barra bem amarelinho e que promete um efeito natural de calmante.
6. Sabonete hidratante esfoliante: para este sabonete você vai precisar apenas de um óleo hidratante, sabonete líquido e açúcar. O preparo também é muito simples, basta misturar os três ingredientes. Como a preparação é prática, você pode fazer a mistura a cada vez que for utilizar ou fazer em quantidade maior para guardar (use um pote com tampa, nesse caso!).
7. Sabonete esfoliante de aveia e mel: com ingredientes naturais, este é um sabonete esfoliante em barra. Os ingredientes incluem aveia em flocos, mel, essências, glicerina e lauril.
8. Sabonete esfoliante com argila: também em barra, esta receita exige poucos ingredientes – glicerina, argila sulfurosa, mel e essência. A indicação é usar para fazer uma limpeza profunda na pele e, em seguida, aplicar um hidratante.
9. Sabonete esfoliante com aveia: para esta receita você vai precisar de um sabonete de glicerina, flocos de aveia, óleo corporal e creme hidratante. O resultado é um sabonete em barra que, além de esfoliar, hidrata a pele. O sabonete de glicerina pode ser substituído por cera de abelha.
10. Sabonete líquido de erva doce: água, sabão de coco, sal, casca de limão e erva doce são os ingredientes necessários para esta receita de sabonete líquido. A dica é deixar a mistura repousando em um pote fechado por uma semana antes do uso.
11. Sabonete artesanal básico: esta é a receita básica para fazer qualquer sabonete artesanal em barra. Com essa base, você pode adaptar e acrescentar ingredientes para conseguir o tipo de sabonete que deseja.
12. Sabonete de erva-doce: base glicerinada, essência e sementes de erva-doce são os ingredientes principais desta receita de sabonete. O preparo é simples e você pode acrescentar corante para uma barra colorida.

Curso de sabonete em formato de frutas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma opção interessante para quem deseja investir em um negócio novo ou ainda apostar no artesanato como forma de complementar a renda é a criação e venda de sabonetes artesanais. Os sabonetes são produtos fáceis de fazer, simples para vender e transportar, além de não precisarem de muita experiência prévia para serem feitos.
Nesse sentido, optar por formatos diferentes, ingredientes naturais e outros detalhes que valorizam o produto é essencial. Por isso, vale a pena investir em um bom curso para se preparar de forma descomplicada para iniciar a produção.

Cuidados contra contaminações

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Na hora de manipular seu sabonete, os equipamentos utilizados são tão importantes quanto os ingredientes para que o resultado tenha qualidade. É indispensável seguir algumas regras para não correr o risco de contaminar os produtos e acabar comprometendo todo o seu trabalho.
O primeiro ponto a ser notado é o material de panelas, potes e colheres usados na produção. Evite instrumentos de ferro, inox, alumínio e barro, e atente-se para os plásticos que possam derreter. Prefira potes e colheres de silicone, plásticos resistentes e vidro. Quando às panelas, a recomendação de Lê Bottaro é utilizar sempre as de ágata – as panelas esmaltadas -, visto que essas não soltam resíduos e não reagem com os ingredientes.
Além disso, cuide-se no processo de derretimento! “Use sempre fogão elétrico. A antiga técnica de derreter em banho-maria pode contaminar o produto, pois o vapor pode causar umidade no resultado final”, pontua a artesã.
A preparação do ambiente em que os sabonetes serão produzidos também é importante para que sejam obtidos produtos de boa qualidade. Mesmo fazendo isso em casa, é possível preparar um cantinho com o necessário para uma produção segura, basta tomar alguns cuidados.
“O lugar deve ser claro e arejado. É preciso ter um espaço limpo, reservado somente para a prática; manusear os materiais com touca e luvas descartáveis; não permitir animais domésticos no mesmo ambiente; lavar bem os produtos e cuidar para que o estoque esteja sempre limpo e organizado. E evite preparar o produto perto de janelas abertas, pois a poeira pode contaminar o sabonete”, aconselha Bottaro.
Caso a receita contenha soda cáustica como um dos ingredientes, seja extremamente cuidadosa! A soda cáustica é um produto perigoso e corrosivo que, em contato com a pele, pode causar queimaduras. Na hora de misturar com água, sempre adicione a soda à água e nunca o contrário. Na manipulação, o uso de luvas, óculos de proteção, máscara e roupas de mangas comprida é indispensável.
Outra dica importante, especialmente para quem pretende vender os sabonetes produzidos, é trabalhar com etiquetas. “Sempre coloque etiquetas no produto final, com dados sobre ingredientes usados, data de validade e telefone para contato com a artesã”, destaca Bottaro. A sugestão de data de validade da profissional é de seis meses.
Com as precauções tomadas, a fabricação de sabonetes só tem a te trazer benefícios. Anote as dicas, confira as receitas e coloque as mãos na massa!
http://www.dicasdemulher.com.br/sabonete-artesanal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.