Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Como Fazer Plástico do Leite (Química)

 

Malefícios do plástico
Elas surgiram por volta de 1950, em meio século, passaram de símbolo da modernidade a vilãs do meio ambiente. Celebridades hoje desfilam com sacolas ecológicas. Quer saber o motivo?
O plástico polui muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema.
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhões por dia. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todos os detritos do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel.
No Brasil, a principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis.

 Elas vêm com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, as luzes ou as águas. O prazo de degradação é até 100 vezes menor, ou seja, uma sacola leva apenas três anos para desaparecer.
 
Laboratório:Como Fazer Plástico de Leite

Obs:Desconheço o resultado quanto a qualidade e durabilidade, mas com certeza seria inviável uma produção em escala industrial devido a limitação em abundância da matéria-prima principal, o leite.

ProfºVania.


Para esta experiência você vai precisar de:

• um pouco de leite (nós usamos 1 litro)

• um pouco de vinagre de champanhe (a quantidade você descobre na hora)

• uma panela (para esquentar o leite)

• um recipiente de vidro

• um misturador (pode ser uma colher)

• um pedaço de pano

Luvas de borracha;

• lixa (opcional, para dar acabamento)

  Leva cerca de duas semanas para o plástico secar e ficar pronto.

Aqueça o leite (sem deixá-lo ferver) e acrescente o vinagre aos poucos, até surgir o soro do leite (aquela água amarelada típica de um leite azedo) e uns pedacinhos sólidos. São esses pedacinhos que ficarão no pano quando você coar a mistura, formando a massa que, depois de moldada e seca, vira plástico.
 
E no que o plástico de leite se assemelha ao plástico “tradicional”?

 Na composição.

O plástico que conhecemos é um polímero, isto é, uma grande molécula formada por vários pedacinhos que se repetem.

O plástico de leite, por sua vez, é composto por uma proteína chamada caseína que é formada por pedacinhos também, os aminoácidos, tornando-se um polímero natural.

A principal diferença?
Dicas:
 • Você pode moldar o plástico usando cortadores de biscoitos em formatos diversos ou pode usar também forminhas de gelo ou para bombons que tenham formatos de bichinhos.
• Para deixar suas peças de plástico mais bonitas, experimente pintá-las com tinta acrílica,você também pode decorá-las com fitas adesivas coloridas ou usar cola colorida para fazer desenhos com relevo.


http://ecoplas.no.comunidades.net/maleficios-do-plasticohttp://www.manualdomundo.com.br/2012/06/como-fazer-plastico-de-leite-experiencia-de-quimica/http://dicasde.com.br/como-fazer/dica-de-como-fazer-plastico-com-leite-e-vinagre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.