Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sábado, 7 de maio de 2016

Nanoputians ou Nanokids A Graça da Química

"Guerreiro NanoKid": o boneco também ganhou escudo, capa e espada nos desenhos dos candidatos do Enem 2013.

Introdução:Macromoléculas
Dentro da Química Orgânica, estudamos moléculas de tamanho relativamente pequeno e também as moléculas grandes. Para estas moléculas damos o nome de macromoléculas

As macromoléculas também podem ser chamadas de polímeros
Elas dividem-se em macromoléculas naturais e sintéticas.
As macromoléculas naturais são biomoléculas fundamentais para todos os seres vivos, que são os glicídios, os lipídios e as proteínas. 
As macromoléculas sintéticas são a base para a fabricação dos plásticos.

Glicídios
Os glicídios são compostos que possuem função orgânica mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona, dentre outros compostos, que ao sofrerem hidrólise resultam em poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.
Exemplos:
A palavra glicídios vem do grego glicos que significa doce. São os açúcares, desde o mais comum até os mais complexos, como o amido e a celulose. São produzidos em vegetais através da fotossíntese  transformado no processo de respiração. 
São fonte de glicídios a farinha, o açúcar, o papel, o mel, as frutas, o pão, etc.

     
Os glicídios se classificam em oses e osídios. As oses ou monossacarídios são os glicídios que não se hidrolisam. Os osídios são glicídios mais complexos que se hidrolisam. 
Os principais glicídios são:
- glicose
- frutose
- sacarose
- lactose
- celulose
- amido
- glicogênio

Glicose
A glicose também pode ser chamada de glucose, dextrose ou açúcar de uva. É uma aldo-hexose, com fórmula química C6H12O6. pode ser encontrada nas uvas e em outras frutas. Na indústria é obtida pela hidrólise do amido.
É muito utilizada na Indústria de Alimentos, na fabricação de doces, balas, etc.
Frutose
É uma cetose e possui fórmula molecular C6H12O6. Pode ser encontrada no mel e em muitas frutas. 
É também chamada de levulose. Pode ser obtida através da hidrólise de um polissacarídeo, a inulina.

Nanoputians são uma série de moléculas orgânicas cujas as fórmulas estruturais parecem humanas. Tour, Ruths e Chanteau da Rice University sintetizaram estes compostos em 2003 como uma parte de uma seqüência de educação química para jovens estudantes, fazendo com que as moléculas orgânicas ficassem mais atraentes e engraçadas, facilitando assim, o aprendizado. 
Genericamente, estes compostos são conhecidos como NanoPutians. Este nome deriva da conjugação de “nano” que significa 1/1000000000 e “liliputiano” em alusão aos minúsculos habitantes de Liliput, ilha fictícia do romance “As viagens de Gulliver”.
Os compostos consistem em dois anéis de benzeno conectados através de alguns átomos de carbono como o corpo, quatro unidades cada um do acetileno que carring um grupo de aquila em suas extremidades que representam as mãos e os pés e um anel de 1,3-dioxolane como a cabeça. A construção das estruturas depende basicamente do acoplamento de Sonogashira. Substituindo uma das peças do 1,3-dioxolane, com estruturas apropriada no anel, vários tipos de putians foram sintetizados, por exemplo NanoAtleta, NanoPilgrim, NanoGreenBeret e etc. 
Foi escolhido como modelo ou esqueleto de base o chamado “NanoKid”. O grupo funcional utilizado para a parte da cabeça de NanoKid é o chamado grupo acetal. A fórmula estrutural deste composto, com dois átomos de oxigénio que parecem olhos dá-lhe uma aparência humana. 

As moléculas antropomórficas fazem parte de um programa educacional do Texas. O mesmo grupo produziu um DVD que mistura Rap e ciência.
Veja abaixo as fórmulas estruturais simplificadas, bem como os nomes usuais e oficiais de alguns compostos... únicos.

545047_374124129309341_327633974_n
O esquema abaixo mostra as reações para a constituição do Nanokid, outra estrutura já bastante conhecida em virtude da sua semelhança a uma pessoa.
251847_375146889207065_481936860_n
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=8&id=677http://aspiracoesquimicas.net/2012/06/estruturas-organicas-interessantes.html/
http://www.soq.com.br/conteudos/em/macromoleculas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.