Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Alimentos (Dicas e Curiosidades)

 
Voce sabia que um pacotinho desses pode ter uma quantidade
de gordura trans acima do que é recomendado. Aliás, estudos recomendam que não se
consuma mais de dois gramas por dia, já que em excesso, a gordura trans pode provocar sérios
problemas de saúde?
:

As pesquisas científicas mostram também que além das doenças coronarianas,
os lanchinhos rápidos e gordurosos são uma via rápida para a obesidade e para o Mal de
Alzheimer. O principal problema é o consumo excessivo de gordura e a deficiência ou ausência
do consumo de fibras.
 
Quem nunca ouviu a expressão “barriguinha de chope” utilizada para definir a forma física de algumas pessoas? Ainda assim, fica difícil resistir à cervejinha gelada do happy hour e do final de semana.
Segundo a nutricionista Roseli de Moura Espíndola, as bebidas alcoólicas, como a cerveja, contêm álcool que fornece bastantes calorias e, além disso, o exagero na bebida piora a situação. “Como é raro alguém que tome apenas um copinho de cerveja ou chope, a ingestão da bebida e, logo, o excesso de calorias, pode levar ao aumento da produção de gorduras”. Geralmente o acúmulo dessa gordura ocorre na região abdominal.
Vale lembrar ainda que a cerveja é consumida, quase sempre, acompanhada de um petisco, como amendoim, linguiça calabresa, azeitonas, que elevam ainda mais o teor calórico, favorecendo o acréscimo de alguns quilinhos na balança. Portanto, se você quer manter o peso sem abrir mão da cerveja, não passe do primeiro copo.


Na onda da zero caloria, cada vez mais as pessoas têm substituído as colheradas de açúcar pelos sachês ou gotas de adoçantes. Mas muito já se disse que seu consumo pode causar doenças e levar até ao câncer.
No entanto, conforme explica Fernanda Granja, "os adoçantes consumidos dentro do limite recomendado são seguros. Esse limite foi determinado em estudos com animais, correspondendo para o ser humano 10% da dose mínima de toxicidade para os animais pesquisados, sendo assim a margem de segurança é grande".
A quantidade máxima de adoçante do tipo aspartame que um adulto com 60 kg pode ingerir diariamente, com segurança, de acordo com recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é de 2.400 mg, o que equivale, aproximadamente, ao consumo de 48 envelopes de 1 g de um adoçante dietético com 5% de aspartame. Ou ainda a 4 litros de refrigerante adoçado apenas com aspartame.
 

Não é tão raro ouvir histórias de alguma pessoa, criança, que sente vontade de comer terra, tijolo de barro, entre outras coisas. A sabedoria popular diz que quem sente esse estranho desejo é porque está com vermes.
De acordo com a professora Roseli de Moura Espíndola, como algumas parasitoses levam à perda sanguínea, acredita-se que as pessoas que têm esse desejo podem apresentar uma deficiência de ferro e, por isso, a vontade de comer terra estaria associada à necessidade de repor o mineral, abundante no solo, perdido pelo sangue. Parasitas como o Ancylostoma duodenal e Necatur americanus podem penetrar na pele ou serem adquiridas pela ingestão oral de larvas presentes na água ou em alimentos contaminados. Nos intestinos, liberam uma substância que estimula o sangramento, para se alimentarem dele. A consequência é a diminuição de ferro e dos glóbulos vermelhos do sangue
 Resultado de imagem para cebola e alho 
Muitas pessoas apreciam pratos com bastante cebola ou alho. No entanto, todos concordam que o hálito depois da comida não é dos mais agradáveis. Mas para aqueles que não dispensam comer tais condimentos na presença da namorada, há uma solução para evitar desconfortos: um copo de leite.
De acordo com Fernanda Granja, testes realizados pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, comprovaram que a ingestão de 200 ml de leite após o consumo de alho, pode reduzir em até 50% o consequente mau hálito que ele causa. O estudo afirma ainda que o ideal é ingerir o leite durante a refeição para melhores resultados.
A nutricionista explica que a gordura presente no leite inibe a ação das propriedades sulforosas do alimento, reduzindo assim o desagradável efeito do mau hálito. O mesmo acontece com a ingestão da cebola, uma vez que ela também apresenta compostos sulforosos na sua constituição, os quais são os responsáveis pelo aparecimento do mau hálito.
  
Chocolate é rico em açúcar, cafeína, possui alto teor de gordura e pode causar alergia e problemas gastrointestinais. É um alimento que contém oxalato de cálcio, uma substância que pode causar o aparecimento de cálculo renal no organismo. De acordo com a nutricionista Susy Graff, Apesar do chocolate ser um alimento energético e rico em cálcio, ele não oferece benefícios na dieta infantil: “Chocolate não é uma fruta. O excesso pode causar aumento de colesterol e peso e trazer alguns problemas de saúde”, explica Susy. Portanto, o consumo deste alimento deve ser evitado, ao máximo, até os dois anos de idade.a nutricionista e assessora técnica do Conselho Federal de Nutricionistas, Vanessa de Carvalho Figueiredo. Segundo ela, a acne ocorre devido ao aumento da secreção sebácea nos folículos da pele. "Sabe-se que o consumo de alimentos muito gordurosos pode promover maior oleosidade da pele, contribuindo para formação de espinhas. O chocolate é um produto que possui grande concentração de gordura, advinda da manteiga de cacau e do leite, seus principais ingredientes. Porém, não existe uma relação direta, cientificamente comprovada, entre o consumo de chocolate e o aparecimento de espinhas"
i

Dizia-se até pouco tempo que todos os tipos de pimenta faziam mal à saúde. Porém, estudos recentes mostram que apenas um tipo de pimenta pode trazer problemas ao estômago: a pimenta do reino.
Segundo a nutricionista Fernanda Granja, “a pimenta é uma ótima aliada para a gastrite, mesmo com alguns especialistas não concordando com isso”. “A pimenta dedo de moça, por exemplo, trata e cicatriza a gastrite. Mas a pimenta do reino pode causar problemas sim”, explica Granja.
Mas qual o detalhe que faz com que a pimenta do reino seja a diferenciada nessa questão? “A origem do produto nunca é confiável. Deve-se moê-la na hora, comprando pimenta do reino em grãos. Comprando só o pó, corre-se o risco de o produto não ser puro, o que pode prejudicar o estômago e o intestino”, diz Granja.
  
Beber refrigerantes pode fazer envelhecer, afirma pesquisa
Os refrigerantes à base de cola, frequentemente, são acusados de fazerem mal aos ossos. E segundo a professora de Nutrição do Centro Universitário Senac, Roseli de Moura Espíndola, não é apenas boato, é fato.
“As bebidas à base de cola apresentam grande quantidade de fosfatos que, presentes no lúmen intestinal, podem formar cristais insolúveis com o cálcio, diminuindo a absorção intestinal do mineral”, ou seja, esses refrigerantes dificultam a absorção de cálcio, que é necessário para os nossos ossos, explica Roseli. Ela recomenda, ainda, que o consumo deste tipo de refrigerante seja evitado ou moderado.
 

Vinho realmente faz bem à saúde?

No início da década de 90, estudos indicaram que, apesar de sua dieta mais rica em gordura, os franceses viviam mais que os americanos. Em 1991, uma pesquisa do francês Serge Renaud, divulgada pelo programa de TV 60 minutes, dizia que a vantagem da França estava no consumo de vinhos tintos, que diminuía a taxa de problemas cardíacos na população. O resultado da divulgação foi um aumento em 44% na venda de vinhos nos Estados Unidos naquele ano. Contudo, desde 1991, muita coisa se aprendeu sobre a relação dessa bebida e a saúde humana. As informações são do site Life's Little Mysteries.
Os resultados da pesquisa de Renaud foram apresentados no ano seguinte, no jornal Lancet. Segundo ele, o consumo moderado da bebida diminuía em 40% o risco de problemas na artéria coronária. Outros estudos chegaram à mesma conclusão.
Em 2010, pesquisadores franceses publicaram um estudo na revista Nature sobre os hábitos de consumos de álcool de 149.773 pessoas. Eles descobriram que as pessoas que costumam beber moderadamente mantêm outras características saudáveis, como o controle do peso, baixo colesterol, pressão sanguínea normal, entre outros. Contudo, o surpreendente neste estudo é que o vinho não influi nesses fatores, segundo os autores.
Os cientistas explicam ainda que as pessoas que consomem a bebida moderadamente costumam ter hábitos mais saudáveis que as demais, ou seja, beber vinho moderadamente é algo que pessoas saudáveis fazem, e não necessariamente algo que faz as pessoas saudáveis.
O estudo não desmentiu as teorias que ligam o vinho à saúde do coração, mas trouxe dúvidas. Outro estudo, realizado em 2008, indica que o resveratrol, um componente da bebida, é capaz de aumentar a longevidade de camundongos, mas não soube indicar se esse efeito é o mesmo em humanos.
Enquanto não se chega a uma conclusão definitiva sobre o consumo de vinho, os cientistas concordam que mais importante continuam sendo os bons hábitos alimentares, exercícios e bons amigos - no que, convenhamos, uma boa taça de vinho sempre ajuda.
 

Água com açúcar acalma?

Basta ver alguém nervoso ou chorando que recorremos à receitinha popular do copo d'água com açúcar para acalmar. Mas será que a solução provoca realmente esse efeito? Segundo a professora de nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, Luciana Setaro, isso ocorre em partes.
"Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, fonte de energia, e pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina", explica a professora.
De acordo com ela, essa sensação de alívio é, na maioria das vezes, confundida com um efeito relaxante causado pela mistura. No entanto, água com açúcar não tem propriedades de calmante nem de sedativo. Além disso, a ingestão do líquido pode ter efeito psicológico e funcionar como um placebo.
 
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer nos homens. Todo cuidado é, sim, pouco, e há até um alimento que pode ajudar a prevenir o câncer.
A nutricionista Roseli de Moura Espíndola conta que o tomate possui um pigmento chamado licopeno, “substância que apresenta atividade antioxidante e por isso protege as células contra os radicais livres, prevenindo o câncer de próstata”, explica.
Mas não é apenas comendo tomate que o câncer será prevenido. “O seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Nenhum alimento isoladamente é capaz de prevenir doenças”, completa Espíndola.
 
Que o milho, além de alimento precioso, é fonte de onde se pode extrair matéria-prima para
fabricar tintas, tecidos, papel, substitutos da borracha, sabão, álcool e até pólvora sem fumaça? 
Voce sabia?
  • 30 gramas de chocolate contém cerca de 20mg de cafeína.

  • O mais antigo restaurante do mundo foi inaugurado na China na cidade de Kai-Feng em 1153.

  • O café é a semente de uma cereja da árvore do gênero Coffea.

  • Três quartos dos peixes capturados são comidos - o resto é usado para fazer coisas como cola, sabão, margarina e fertilizantes.

  • A geléia mais cara do mundo se chama Confiture de groselles. É uma geléia de groselha proveniente de uma receita do século 14 que ainda é feita na pequena cidade francesa de Bar-Le-Duc.

  • Em setembro de 1999 Dustin Philips dos EUA estabeleceu um Recorde Mundial no Guinness bebendo uma garrafa de 400 ml de molho de tomate com um canudo em 33 segundos.

  • Para fazer um quilo de mel, as abelhas têm que visitar 4 milhões de flores e percorrer uma distância igual a 4 vezes ao redor da Terra.

  • Botanicamente falando, a banana é uma erva e o tomate é uma fruta.

  • Depois de tomates, as bananas são as frutas mais populares do mundo. Nos países ocidentais, elas representam cerca de 3% do total de vendas de uma mercearia.

  • Muitas pessoas reclamam quando as bananas estão maduras demais ou mesmo "sardentas". O fato é que as bananas manchadas são mais doces, com um teor de açúcar maior que 20%, comparado com 3% em uma banana verde.

  • Cerca de 44 milhões de toneladas de bananas são produzidas anualmente, em comparação com mais de 60 milhões de tomates. As maçãs são as terceiras mais populares, com uma produção de aproximadamente 36 milhões de toneladas, depois são as laranjas com 34 milhões de toneladas por último a melancia com 22 milhões de toneladas.

  • O termo científico para o tomate comum é Lycopersicon lycopersicum, que significa "pêssego lobo".

  • Há mais de 10 mil variedades de tomates.

  • O abridor de latas foi inventado 48 anos depois que as latas foram introduzidas no mercado.

  • Nos últimos 40 anos a produção de alimentos aumentou mais rapidamente do que a população.

  • O número de pessoas que morreram de fome nos últimos 25 anos do século 20 é menor que o número de pessoas que morreram de fome nos últimos 25 anos do século 19.

  • Na Idade Média, o açúcar era um luxo e custava 9 vezes mais do que leite.

  • Dos mais de US $ 50 bilhões em produtos dietéticos vendidos todos os anos, quase US $ 20 bilhões são gastos em imitação de gorduras e substitutos do açúcar.

  • Mais de 90% de todos os peixes capturados são capturados no hemisfério norte.

  • Em 1994, o artista de Chicago Dwight Kalb enviou para David Letterman uma estátua da Madonna, feita de presunto.

  • O vinho é vendido em garrafas coloridas, pois ele estraga quando exposto à luz.

  • Aproximadamente um bilhão de caracóis são servidos em restaurantes por ano.

  • A vitamina A evita a "cegueira noturna". Nas cenouras podemos encontrar uma grande quantidade dessa vitamina. Sendo que apenas uma, nos fornece mais de 200% da ingestão diária recomendada de vitamina A.

  • Cenouras têm conteúdo zero de gordura.

  • O chá foi descoberto em 2737 AC por um imperador chinês quando algumas folhas de chá caíram acidentalmente em uma panela de água fervente.

  • O primeiro europeu a encontrar o chá foi o Jesuíta Português de Jasper Cruz em 1560.

  • O Chá gelado foi introduzido em 1904 na Feira Mundial de St. Louis.

  • O saco de chá foi introduzido em 1908 por Thomas Sullivan de New York.

  • Cebola, maçã e batata têm o mesmo gosto. As diferenças nos sabores são causadas pelo cheiro.

  • Os americanos comem duas vezes mais carnes do que os europeus.

  • O termo "água com gás" foi inventado em 1798.

  • A água com gás foi patenteada por Samuel Fahnestock em 1819 e em 1835 foi disponibilizado a primeira garrafa com água com gás.

  • O primeiro refrigerante gelado foi vendido em 1874 em os EUA.

  • A primeira bebida com sabor cola foi introduzido em 1881.

  • Coca-Cola foi inventada em Atlanta, Georgia pelo Dr. John S. Pemberton em 1886.

  • Pepsi - Cola foi inventada por Caleb Bradham em 1890 como uma ajuda digestiva e impulsionador da energia. Foi renomeado como Pepsi-Cola em 1898.

  • A primeira bebida diet, chamado de "Bebidas No-Cal" foi lançado em 1952.

  • Latas de alumínio foram introduzidos em 1957 e dois anos mais tarde, o primeiro refringerante sabor cola foi vendido.

  • Garrafas de plástico foram usadas para refrigerantes em 1970.

  • As Garrafas de Polietileno Tereftalato foram introduzidas em 1973.

  • China usa 45000000000 pauzinhos por ano. 25 milhões de árvores são derrubadas para fazê-los.

  • O Chocolate é o sabor número "um" dos alimentos no mundo, batendo os sabores de baunilha e banana por 3 a 1.

  • As melancias são compostas por 97% de água, os alfaces 97%, os tomates 95%, as cenouras 90% e os pães 30%
 http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/alimentos/alimentos-20.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.