Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Sou Professor Joseilton Nunes


AMOR E LIBERDADE: efeitos de uma profissão
"Não podemos entrar no mesmo rio duas vezes. As águas já tem mudado e nós também". A afirmativa de Heráclito de Éfeso, tem muito à nos indicar ainda hoje. Quando pensamos que as coisas da vida parecem ser estáticas, fixas, eternas... o que queremos com tal pretensão senão, a estabilidade de nossa própria vida - seja ela econômica, afetiva, profissional etc. Faz parte de nossa vida, a busca pelo permanente. Dá segurança, traz alívio às nossas angústias, nos deixa em paz, ao menos conosco mesmos.
Pensar sobre o que podemos fazer e dizer, é algo que nos torna livres, pois na liberdade, e só nela, encontramos caminhos que nos torna responsáveis por nós mesmo e pelos outros. Assim, podemos escolher representantes, podemos escolher os melhores amigos, podemos escolher nossa alimentação, nosso vestuário... Escolhemos, porque a liberdade nos permite sermos nós mesmos. E é livre, aquele que diante das diversas possibilidades tem a coragem de escolher sem prejudicar a si mesmo nem à outrem. É livre, quem tem a coragem de diante das intempéries em que passa, toma decisões necessárias para aquele momento, e se erra, sabe que errou e volta atrás.
A liberdade nos conduz ao amor. E qual melhor amor senão aquele que nos impulsiona para o que ainda não conquistamos? É, o amor é responsável pelos nossos sonhos, pelas nossas conquistas, pelos nossos desenganos, angústias, sorrisos... pela felicidade. Se amamos, somo felizes. Não tem como negar que a realização pessoal nossa, está vinculada ao objetivo ultimo de nossa vida, a felicidade. Por ela, fazemos as "coisas", escolhemos.
Estamos na "semana" dos Professores. Quantas afirmações esdrúxulas são propagadas nesta profissão. No entanto, permanecemos, firmes e fortes. Não nascemos professores, tornamo-nos. E tornar-se professor, exige liberdade para escolher dentre tantas profissões, a que mais agrada, a que mais realiza pessoalmente, as intenções subjetivas de uma particularidade solitária. Ou seja, ser Professor, por mais solitário que a pessoa esteja - próprio do ofício -, está sempre rodeado por centenas de indivíduos que durante um certo momento contribui com o rompimento da mesma solidão. Ser professor, é saber que mesmo angustiado, pode criar. Ser professor é saber que diante de incompreensões, está a certeza de não fracassado, de não arrependido, de não desprezado.
Escolhi ser professor, porque para sê-lo, faz-se necessário amar. Amar a si mesmo e amar à outrem, des-conhecido. Ser professor me faz feliz, porque percebo que a felicidade corre pelos lábios de um/uma jovem que cruza por mim nos corredores da escola e nas ruas, como se pudesse dizer-lhe, a "vida" te quer feliz. Portanto, diante de tantas palavras que se pode discorrer sobre esta profissão, AMOR, sintetiza as demais. Porque quem ama, é livre, e a liberdade, leva a escolha, a escolha por sua vez, leva à decisões e as decisões tomadas não tem outro fim senão, a FELICIDADE.
Parabéns, PROFESSORES. Sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.