Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Decomposição dos Alimentos (Química)

A química orgânica faz parte do nosso dia a dia,ela está presente ate nos alimentos que consumimos.
Mas porque os alimentos estragam?
Do ponto de vista químico, o "estragar" dos alimentos nos diz muito mais do que simplesmente estar apodrecendo.
Emite-nos uma ideia de uma oxidação/redução.
A matéria orgânica tem como característica fundamental a interação com o meio onde está situada. Essa interação acontece principalmente através da troca ou aquisição de massa no intuito do seu desenvolvimento próprio. Ao obter mais massa, a matéria orgânica reage bioquimicamente obtendo assim a energia e a massa para crescer.
As milhares de bactérias que acompanharam o crescimento da matéria orgânica continuam a se alimentar da mesma quebrando suas células  moléculas, ... em outras reações bioquímicas até que restem somente os minerais que compunham a matéria orgânica que sofreu a decomposição. Dependendo de alguns fatores externos como temperatura, acidez e presença ou não de oxigênio  alguns grupos de bactérias conseguem se desenvolver  melhor que outros.


Decomposição Aeróbia e Anaeróbia
Decomposição na presença de oxigênio é chamada de decomposição aeróbia. Esse processo é o principio básico da compostagem. Na compostagem é muito importante portanto o processo de aeração. Como resultado deste processo temos basicamente o húmus, os minerais, gás carbônico e água.

Quando a decomposição acontece na ausência de oxigênio  chamamos então de decomposição anaeróbia. Esse é o princípio de funcionamento de biodigestores. Como resultado desse processo temos basicamente o biofertilizante e o biogás. O biogás é composto em sua grande parte por metano e gás carbônico.

Pelo fato de matérias orgânicas diferentes possuírem composições químicas diferentes, temos na decomposição anaeróbia diferentes concentrações de metano e gás carbônico no biogás resultantes.

O processo de decomposição faz com que os nutrientes retornem ao meio

Quando um ser vivo morre e fica exposto, a decomposição aeróbia acontece na superfície e a anaeróbia acontece no interior do animal. A medida que o mesmo perde massa, seu interior vai ficando exposto ao oxigênio do meio ambiente e a decomposição aeróbia acontece em maior parte

Fungos e bactérias promovem o processo de decomposição

A Química dos Alimentos


Etileno-glicol é um diálcool utilizado como agente umectante em doces, solvente e como aditivo anti-congelante em radiadores de automóveis localizados países frios.



Cafeína pertence ao grupo de compostos químicos denominados metil-xantinas, presente em uma grande quantidade de vegetais como café, guaraná, cola, cacau ou chocolate, mate.



Ácido benzóico é utilizado como reagente orgânico e como conservante de alimentos, por possuir ação bacteriostática (inibidora do crescimento de população bacteriana). 



Ácido ascórbico é conhecido como vitamina C podendo ser encontrado em frutas cítricas, acerola, tomate e outras fontes naturais, oxida-se quando exposto ao ar, perdendo suas propriedades terapêuticas.



Ácido etanóico ou ácido acético é o constituinte do vinagre (solução aquosa 4 a 5% em ácido acético). Quando se diz que o vinho “avinagra”, é porque o álcool etílico foi oxidado (em presença de acetobactérias) a aldeído acético e este, por sua vez oxidado a ácido acético.
amarelo da manteiga um corante usado para dar cor à margarina. Tem se mostrado um agente cancerígeno ativo. Seu uso em alimentos não é mais permitido.



.Ácido cítrico é também utilizado para remoção de impurezas dos metais. Age como acidulante/conservante e agente de sabor de alimentos. É obtido em maior quantidade por oxidação parcial aeróbica de hidratos de carbono (Ex.: a sacarose, C12H22O11) por ação de certos fungos.



.Conservantes evitam a ação do tempo nos alimentos, as indústrias utilizam agentes que preservam a integridade do produto aumentando o prazo de validade. Os antioxidantes são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos.
 
http://aquimicadocarbono.blogspot.com.br/2010/09/quimica-organica-presente-nos-alimentohttp://http://www.trsolidos.com/2013/03/decomposicao-da-materia-organica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.