Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 28 de julho de 2015

Paranapiacaba (Matéria de Férias)


Vila a 50 quilômetros da capital atrai visitantes por seu passado histórico, festivais e um roteiro de trilhas 


Em 1867, dezenas de britânicos desembarcaram no Brasil para iniciar a construção da primeira estrada ferroviária paulista. Junto de outros imigrantes e também brasileiros, eles se instalaram na região, em meio à rota que ligava Jundiaí ao Porto de Santos. Até hoje estão lá ícones dessa época, como o Castelo, uma construção em estilo vitoriano localizada no alto de uma colina, o maquinário do relógio da Estação Alto da Serra e o Clube União Lyra Serrano, uma das últimas edificações feitas pelos britânicos. Emoldurado pela Mata Atlântica, o lugar também abriga um roteiro de trilhas e a primeira reserva biológica da América Latina. O cambuci, fruto azedinho oriundo das matas, tem um festival dedicado a ele que atrai cerca de 20 000 visitantes no mês de abril.
trem_viagem
Uma das boas opções de passeio principalmente em fim de semana é visitar Paranapiacaba, em Santo André. Ali encontram-se atrativos bem divertidos como, por exemplo,  um passeio de maria-fumaça, trecking em trilhas e visita a museus.  A vila ferroviária, construída pelos ingleses em meados do século 19 e considerada patrimônio histórico nacional, oferece uma porção de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.Quem visita o local pode fazer o passeio de maria-fumaça, coordenado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. 
No Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o visitante pode se aventurar por diversas trilhas, feitas com o acompanhamento de monitores. O serviço de monitoramento das trilhas custa a partir de R$ 15 por pessoa. A vila dispõe ainda de opções de bares, restaurantes e hospedagem, entre outros serviços.
O circuito museológico local inclui o Museu Castelo, que resgata a história da vila e da ferrovia, o Antigo Mercado e o Clube União Lyra Serrano, onde acontecem diversas atividades sociais, bailes, shows e exposições, entre outras edificações de interesse histórico-cultural.
cachoeira escondida Paranapiacaba
A melhor forma de se chegar a Paranapiacaba é por meio do Expresso Turístico, operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As viagens acontecem sempre aos domingos, com exceção no segundo domingo do mês, com saída da Estação da Luz, em São Paulo, às 8h30, parada na Estação Celso Daniel – Santo André, às 9h30, e chegada à vila por volta das 10 horas. Durante a viagem, monitores contam um pouco da história das diferentes localidades percorridas pelo trem. Também é servido um lanche.
Depois de desembarcar na plataforma, o turista pode contratar um monitor para conhecer as atrações locais. O retorno acontece às 16h30. Devido ao sucesso do passeio, quem pretende realizar a viagem deve comprar a passagem com antecedência. No site da CPTM tem todas as  informações.
Para quem preferir ir de carro, uma opção é seguir pela Via Anchieta até o km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (Estrada Velha de Santos) até o km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o km 45,5. Daí, seguir pela SP 122 até Paranapiacaba.
21 Trilhas
Cachoeira do Pé de Limão

http://procurandoturismo.com.br/?p=7453http://vejasp.abril.com.br/materia/vila-de-paranapiacaba-passeio-trem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.