Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A Patagônia (Cultura e Lazer)

A Patagonia é uma região natural que se localiza no sul da América do Sul, abrangendo quase um terço dos territórios da Argentina e do Chile. São quase 800.000 quilômetros quadrados de território virgem, pouco explorado e de escassos habitantes. Uma região riquíssima em recursos naturais de imcomparável beleza, fazendo deste lugar um dos mais belos do planeta.

Começa perto do paralelo 37 e estende-se até a ilha da Terra do Fogo, cuja capital é Ushuaia - conhecido como o fim do mundo, com suas paisagens contrastantes: para oeste está o mar do pacífico, de norte a sul corta a Cordilheira dos Andes, no centro da região, a Patagônia extra-andina, desértica, formando pedregosas mesetas e grandes extensões de campo, para o leste encontra-se a Costa Atlântica . E para o sul, chega-se até a Ilha Grande da Terra do Fogo.


A Patagônia é um vasto território cheio de mistério, que tem um forte magnetismo, e um incrível poder de sedução, capaz de apaixonar todo aquele que se aproximar destas terras deixando-se abraçar pela imensidão de seus horizontes, até se entregar rendido frente a tão contundente demonstração da insignificância do ser humano diante de tamanha grandeza da natureza. 

Enigmática como poucas regiões no mundo, a Patagônia propõe seu primeiro desafio ao tentar decifrar a origem de seu nome. Sobre ele, existem diferentes versões que indicam a Fernão de Magalhães como autor.

Uma delas associa o nome à observação, por parte do navegante, de grandes pegadas realizadas pelos Tehuelches, um povo nativo da região, que se caracterizavam por serem altos e terem uma forte contextura. Outra, diz que Magalhães utilizou o termo "Patagón", fazendo alusão a um monstro literário, personagem de uma famosa novela medieval. 

A Patagonia pode ser dividida em três áreas: Patagonia Atlântica, Patagonia Andina e Patagonia Austral.

Patagonia Atlântica: 
Apresenta vegetação rasteira e desértica. A parte oceânica é bastante rica: é considerada a maior concentração de animais marinhos do planeta, com diversos pingüins, baleias, leões-marinhos e lobos-do-mar.

Patagonia Andina:
É dominada pela Cordilheira dos Andes,com montanhas com picos nevados, regiões de florestas, lagos e geleiras. 

Patagonia Austral:
Compreende o extremo sul do continente americano, correspondendo às províncias de Santa Cruz e Terra del Fuego, na Argentina. Possui incontáveis belezas naturais em uma paisagem bastante versátil: altas montanhas, imensos glaciares e estepes áridas, para citar algumas ocorrências
Uma conjunção perfeita de lagos, rios, montanhas, vales e estepe infinito, uma eterna sucessão de imponentes paisagens, o contato com a natureza na sua máxima expressão e a possibilidade de praticar uma enorme quantidade de atividades que satisfazem as expectativas tanto das almas mais intrépidas como das mais contemplativas, fazem da Patagônia um destino inesgotável, um lugar único onde a natureza desvenda seus segredos e manifesta sua grandeza em todo o seu esplendor.
Apesar de cobrir uma parte significativa, tanto da Argentina quanto do Chile, menos de 5% da população desses países vive por lá, o que garante a visita a lugares praticamente intocados.
Em sua maioria, vivem da criação de ovelhas (Argentina), lã, carne, petróleo, peixe (Chile) e especialmente o turismo. 
San Carlos de Bariloche
Puerto Varas
Punta Arenas

http://www.patagonia.com.br/entenda.php
http://www.patagoniaexperience.com.br/faq.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.