Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 9 de junho de 2015

A Capadócia (Cultura e Lazer)

Até pouco tempo atrás a Capadócia não era um destino muito conhecido, mas atualmente é muito requisitado pelos turistas brasileiros, tanto é que até os guias locais estão aprendendo a falar português.
É curioso dizer que o destino da viagem é a Capadócia, porque o termo não consta nem no mapa da Turquia, mas é usado para se referir a área na Anatólia entre Aksaray, Hacibektas, Kayseri e Nigde.
Uma maneira de ver o panorama com uma outra perspectiva. O nascer do sol, as montanhas, as chaminés das fadas, junto ao colorido dos tantos balões, formam um conjunto de figuras que pintam a paisagem, e fazem deste momento uma experiência inesquecível.
Capadócia é uma região da Turquia.  Significa Terra dos Cavalos Bonitos. 
  
 É conhecida por sua singular paisagem lunar, suas cidades subterrâneas que serviram de abrigo aos antigos cristãos, bem como suas casas e igrejas escavadas nas rochas. Aliás, esse é o maior diferencial do local. 
  
Mas você sabe como surgiram aquelas cavernas? 
  

Estas cavernas chegaram a ser habitadas até a 50 anos atrás. Hoje várias destas cavernas foram convertidas em hotéis maravilhosos e hospedar-se em um deles é vivenciar uma experiência muito exótica e agradável.
Suas principais características são as formações geológicas peculiares, causadas por fenômenos vulcânicos e pela erosão, além do patrimônio histórico e cultural, marcado por cidades subterrâneas e casas escavadas na rocha. 

  
Vulcões ativos há milhões de anos, deixaram uma camada de 150 m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim essas incríveis formações rochosas que se encontram na região.

A região da Capadócia, na Turquia, desperta curiosidade devido à formação rochosa incomum, relíquias históricas e diversidade cultural. A paisagem da cidade encanta e mostra o quanto a natureza é importante em suas criações.
O que poucos sabem é que lá existem segredos muito bem guardados, subterrâneos. A cidade de Derinkuyu se estende por oito quilômetros de comprimento e 85 metros de profundidade abaixo do solo, composta por 600 portas que ligam a salas enormes, câmaras e instalações.
Criada possivelmente no século 7 a.C, ligando à cidade de Kaymakli, abrigou 20 mil habitantes que fugiam de guerras e invasões. A configuração remete a um labirinto exatamente para confundir os invasores. O que deixa de a tornar uma simples caverna é que a cidade era composta por armazéns, refeitórios, igrejas, adegas, poço, tubos de ventilação e outras várias coisas que permitiam que as pessoas morassem e trabalhassem por ali, levando uma vida normal. Ou seja, não era apenas um esconderijo.
Desde 1965 está aberta para visitas, tornando possível um tour em cerca de 10-15% de toda a cidade subterrânea. Se o interesse for grande, esteja preparado quando for à Capadócia, pois existem 36 cidades subterrâneas por lá, até então.
derinkuyu9
derinkuyu8
derinkuyu7
derinkuyu10
Fotos: newbreak, taringa, wikimedia, travelgrl, barefoot travel, impressive magazine.

Hoje, várias destas cavernas foram convertidas em hotéis maravilhosos e hospedar-se em um deles, é vivenciar uma experiência muito exótica e agradável. 
  
As viagens de balão são um modo original e estimulante de conhecer a região. Saem de madrugada e em geral duram cerca de 1h a 1:30hs.  

O preço varia de acordo com o pacote escolhido. A Kapadokya Ballons oferece 3 pacotes: Standard Flight Program, Exclusive Deluxe Fight Program e VIP Balloon Program. O pacote Standard custa 175 euros no cartão de crédito ou 165 euros em cash, e dura 45 minutos a 1 hora. Já o Executive custa 250 euros no cartão de crédito ou 230 euros em cash, e dura 1:30 minutos a 2 horas. O Vip é feito sob medida, ideal para casais em lua de mel, aniversário de casamento ou outra data especial e que desejam ter o balão só para eles. Nesse último caso, o preço deve ser acertado com a empresa, já que não é tabelado. Todos os valores acima são cobrados por pessoa. Crianças de 6 a 12 anos pagam a metade do preço!
  

O aeroporto mais próximo da Capadócia fica na cidade de Nevşehir, a apenas 10Km de Göreme, aprincipal cidade-base da região. De lá até seu hotel, você pode facilmente pegar um táxi sem gastar muito com esse traslado (ou usar o transfer citado no tópico abaixo).
Acontece que Nevşehir recebe poucos voos diários desde Istambul e os preços costumam ser bem caros. Uma alternativa mais econômica e prática no que diz respeito à variedade de horários de voos é chegar pelo aeroporto de Kayseri, importante cidade a 88Km de Göreme.
Aeroporto de Kayseri (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Empresas como Turkish AirlinesOnur Air e Pegasus Airlines voam para Kayseri, mas fique atento porque normalmente apenas a Turkish costuma sair do aeroporto Atatürk, o principal de Istambul. As demais voam do distante Sabiha Gökçen, que além de tudo não fica conectado à rede de transporte público da cidade.
Para ir de Kayseri a Göreme, contratei o transfer da Argeus Tourism & Travel, chamado Cappadocia Exclusive. Aprovei muito o serviço (eu não tenho nenhum acordo com eles, gostei mesmo). Fiz todo o contato pela internet e os horários das novíssimas vans são combinados com as chegadas dos voos. Ou seja, desembarquei e lá estava o motorista segurando uma plaquinha com meu nome. O percurso demora cerca de uma hora e custa TL20 (€8).
Aeroporto de Kayseri (Foto: Esse Mundo É Nosso)
As vans atendem as principais cidades da Capadócia, como Göreme, Ürgup, Avanos, Uçhisar e Nevşehir. Por falar nisso, a Cappadocia Exclusive também faz o trajeto de Nevşehir para as demais cidades por TL17 (€7). Basta agendar pela internet e o bom é que o site é em inglês.


Goreme

Artesanatos
Barracas de artesanato da região da Capadócia.

http://nomadesdigitais.com/conheca-a-cidade-subterranea-onde-ja-viveram-mais-de-20-mil-pessoas/#
  http://www.marciacosmeticos.com.br/capadocia-a-regiao-das-cavernas-post-118.html

  http://essemundoenosso.com.br/2012/11/01/como-chegar-a-capadocia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.