Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Perfumes III- A Produção (Ciência e Tecnologia)


Talvez você, como eu, um dia se perguntou como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos que , combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores, e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros?
A extração dos aromas das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência, até a prateleira da perfumaria. As matérias primas mais exóticas e as mais populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara, maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira mofada dificílima de extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço do grama de ouro!
Campo de lavanda em Quinta do Rosarinho, Portugal

Existe uma série de maneiras de extração das essências: destilação,enfleurage, maceração, filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?) e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam os mesmos resultados das essências naturais.
Mas não basta termos as essências,  é preciso um profisssional que saiba mesclar estes elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é preciso uma memória olfativa  qualificada e sensibilidade para aromas.  Seu trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para produzir o mais perfeito  perfume possível. Assim, chega-se a uma fragrância.
MATÉRIAS PRIMAS
O Nez deve , numa fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 substâncias diferentes, que é a média das essências e aromaquímicos (aromachemicals) de um perfume, hoje em dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente 300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume, do gênero mais comercial, como o que comumente encontramos nas perfumarias, é composto por:


Água: esta deve ser submetidas a deionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume, devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como:
Flores: rosa, jasmim, gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.
Ervas aromáticas: tomilho, alecrim, menta, basílico, coriandro, etc.
Frutas cítricas: cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc.
Madeiras: cascas de árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela,bétula, etc.Folhas: patchouli, vetiver, etc.
Resinas: gálbano, benjoin, opoponax, mirra, incenso

Além dessas principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias primas sintéticas, que são criadas em laboratório.
Obviamente, hoje em dia o uso de matéria prima natural em perfumaria não artesanal é muito reduzida, devido a alta volatilidade da qualidade destes elementos e de uma série de regulações. Você sabia que  Thierry Mugler Angel, o famoso perfume, tem somente um óleo essencial natural em sua composição, o patchouli
ESTRUTURA
A ideia é que um perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
São três:

Notas de Cabeça
É volátil, dura alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.


São três:
Notas de Cabeça
É volátil, dura alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma. Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.
Notas de Coração
É liberado em seguida e denota sua personalidade, é onde se encontram as  principais essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é considerado o mais importante.
Notas de fundo
É onde se encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que conferem esta capacidade, e que podem ser sentidos neste estágio da evaporação.

Amadeirados



Com acordes dominantes baseados em madeira, tais como sândalo, pau rosa, cedro, etc.

Aldeídicos


Notas sintéticas picantes. Costumam ter nuances muito penetrantes, valorizando florais e cítricos. Desvanecem para aromas talcados na maioria das vezes, entretanto são conhecidos por sua abertura esfuziante e química, bastante característica.

Almiscarados
Aromas animálicos baseados em secreções animais, como o almíscar natural ou sintético, castoreum, civet,ambergris e outros aromas que realçam o aroma morno e sensual da pele. Hoje em dia majoritariamente sintéticos. Alguns aromas almiscarados são encontrados em plantas, como o ambrette por exemplo.

Florais


Notas olfativas dominante de flores. Alguns podem ser soliflore quando criados com apenas uma flor. Outros se utilizam de bouquets, que incluem variedades distintas de flores harmonizando-se entre si.

Verdes (Vert)
A fragrância inicial lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.

Aquáticos


Caracterizados pelo uso de sintéticos que simulam o aroma de água fresca ou oceano. Geralmente refrescante. Pode ser ou não um marine (que caracteriza-se por adicionar acordes levemente salgados, que lembrem algas, e que não tem um apelo especificamente refrescante como os aquáticos puros).

Chypre


Sua denominação provém de uma combinação de cítricos proeminentes, flores (normalmente rosas) e de um fundo quente de musgo de carvalho e madeiras (recentemente mais e mais substituído pelo patchuli). Priorizam um contraste entre o cítricofloral e “amargo” ou adstringente.
Orientais


Perfumes fortes, sensuais, com base âmbar e baunilha. Presença de especiarias, incenso, fava tonka, resinas ou orquídeas.

Couro


Aromas dominantes de couro, suede, camurça. Normalmente aromas adicionais ao tratamento do couro como o óleo de bétula, e até o castoreum, são usados para chegar a este aroma que associamos ao couro.

Frutal
Aromas dominantes de frutas não cítricas.
Especiada (ou especiarada, e ainda, spicy)
Com especiarias, notas  picantes e penetrantes como cravo, canela, noz moscada, cominho, pimentas em grão.

Herbais ou Aromáticos
À base de ervas frescas como tomilho, manjericão, erva-doce, lavanda e outras.
Fougère
Significa samambaia, em francês, e simula especificamente uma combinação de aromáticos, musgo e madeiras, com nuances doces de fava tonka.
Cítricas (ou ainda, hespérides)
Dominantes cítricas como limão, lima, laranja, bergamota, tangerina e outras.
Gourmand
Aromas de sobremesas e patisserie, tais como cookies, caramelo, chocolate, pralines, cupcakes, creme brulée mousses, sorbets etc. Também envolvem aromas não doces que relacionam-se com bebidas alcoólicas ou comidas.
http://www.perfumenapele.com/entenda-mais/perfumes-como-sao-feitos/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.