
Talvez você, como eu,
um dia se perguntou como é feito um perfume. Como são arranjados os elementos
que , combinados, tornam o conteúdo destes frascos maravilhosos tão sedutores,
e tão particulares? Por que mesmas matérias primas conseguem criar fragrâncias
tão diferentes entre si? Por que alguns perfumes são mais suaves que outros?
A extração dos aromas
das flores, frutas, plantas, madeiras e outras matérias primas, é a primeira
etapa na longa trajetória de um perfume, desde os elementos de sua essência,
até a prateleira da perfumaria. As matérias primas mais exóticas e as mais
populares vêm de diversos lugares, e não é preciso dizer, quanto mais rara,
maior é seu preço. Por exemplo, o oud, um tipo de madeira mofada dificílima de
extrair das florestas do oriente, produz um óleo que é quase duas vezes o preço
do grama de ouro!
Campo de lavanda em
Quinta do Rosarinho, Portugal


Existe uma série de
maneiras de extração das essências: destilação,enfleurage, maceração,
filtragem, etc. Atualmente, devido à grande demanda de perfumes no mundo, a
produção de muitas matérias primas naturais tornou-se insuficiente, aumentando
o preço mesmo das matérias primas mais populares (sabia que para obter um quilo
de essência de rosas, utilizam-se cerca de duas toneladas das pétalas da flor?)
e muitas são compostos sintéticos, criados em laboratório, mas que apresentam
os mesmos resultados das essências naturais.
Mas não basta termos
as essências, é preciso um profisssional que saiba mesclar estes
elementos com maestria: o Nariz ou Nez. Para ser um Nez, é preciso uma memória
olfativa qualificada e sensibilidade para aromas. Seu
trabalho é como o de um alquimista, ou cozinheiro, juntando essências para
produzir o mais perfeito perfume possível. Assim, chega-se a uma
fragrância.


MATÉRIAS PRIMAS
O Nez deve , numa
fragrância, administrar os aromas de cerca de 300 substâncias diferentes, que é
a média das essências e aromaquímicos (aromachemicals) de um perfume, hoje em
dia. Para isso, tem à sua disposição, para escolha do aroma, aproximadamente
300 essências naturais e quase 2000 sintéticas, sendo que cada uma dessas
essências tem seu próprio teor de evaporação e reação.
Um perfume, do
gênero mais comercial, como o que comumente encontramos nas perfumarias, é
composto por:


Água: esta deve ser
submetidas a deionização, para assegurar a ausência de partículas ou íons que
podem vir a interferir no aroma.
Álcool: deve ser
álcool etílico, de máxima pureza e transparência total e submetido a filtros
que asseguram a ausência de qualquer partícula. Constitui o suporte do perfume,
devido a sua neutralidade, é o veículo condutor da fragrância.
Absoluto (ou
Essência): é a concentração mais pura da matéria prima, ou seja, da flor, da
madeira, de frutas, etc. Dentro da essência, há uma grande variedade de
matérias primas naturais que podem ser usadas, tais como:
Flores: rosa, jasmim,
gardênia, gerânio, violeta, lírio, ylang ylang, etc.
Ervas aromáticas:
tomilho, alecrim, menta, basílico, coriandro, etc.
Frutas cítricas:
cascas de limão, laranja, bergamota, tangerina, etc.
Madeiras: cascas de
árvores, raízes ou ramos, cedro, sândalo, canela,bétula, etc.Folhas: patchouli,
vetiver, etc.

Além dessas
principais, existem muitas outras. Temos também, como já foi dito, as matérias
primas sintéticas, que são criadas em laboratório.
Obviamente, hoje em
dia o uso de matéria prima natural em perfumaria não artesanal é muito
reduzida, devido a alta volatilidade da qualidade destes elementos e de uma
série de regulações. Você sabia que Thierry Mugler Angel, o famoso
perfume, tem somente um óleo essencial natural em sua composição, o patchouli
ESTRUTURA
A ideia é que um
perfume evole os aromas em sequência, e não de uma vez só. Ou seja, durante o
processo de evaporação, seja na pele ou no próprio frasco, a fragrância deve
passar por uma série de mudanças sutis e, de preferência, harmoniosas. É este
processo que a perfumaria trata com a denominação de “notas olfativas”.
São três:
Notas de Cabeça
É volátil, dura
alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma.
Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais
voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.




São três:
Notas de Cabeça
É volátil, dura
alguns minutos apenas, é a primeira impressão da fragrância, sua alma.
Normalmente, aromas mais frescos, como os citricos, que por natureza são mais
voláteis, desprendem-se primeiro, no conjunto de um aroma.
Notas de Coração
É liberado em
seguida e denota sua personalidade, é onde se encontram as principais
essências, é o corpo da fragrância. Este é o cheiro que as pessoas vão sentir
mais, quando se aproximam de quem usa o perfume, por isso, para muitos, é
considerado o mais importante.
Notas de fundo
É onde se
encontram os elementos fixadores, que conferem peso, calor, e indicam o tempo
de duração na pele. Normalmente são especiarias, resinas e madeiras que
conferem esta capacidade, e que podem ser sentidos neste estágio da evaporação.
Amadeirados


Com acordes
dominantes baseados em madeira, tais como sândalo, pau rosa, cedro, etc.
Aldeídicos


Notas sintéticas
picantes. Costumam ter nuances muito penetrantes, valorizando florais e cítricos.
Desvanecem para aromas talcados na maioria das vezes, entretanto são conhecidos
por sua abertura esfuziante e química, bastante característica.
Almiscarados


Aromas animálicos
baseados em secreções animais, como o almíscar natural ou
sintético, castoreum,
civet,ambergris e
outros aromas que realçam o aroma morno e sensual da pele. Hoje em dia
majoritariamente sintéticos. Alguns aromas almiscarados são encontrados em
plantas, como o ambrette por
exemplo.
Florais


Notas olfativas
dominante de flores. Alguns podem ser soliflore quando
criados com apenas uma flor. Outros se utilizam de bouquets, que
incluem variedades distintas de flores harmonizando-se entre si.
Verdes (Vert)


A fragrância inicial
lembra folhagem amassada. São perfumes frescos, jovens, vivificantes.
Aquáticos


Caracterizados pelo
uso de sintéticos que simulam o aroma de água fresca ou oceano. Geralmente
refrescante. Pode ser ou não um marine (que
caracteriza-se por adicionar acordes levemente salgados, que lembrem algas, e
que não tem um apelo especificamente refrescante como os aquáticos puros).
Chypre


Sua denominação
provém de uma combinação de cítricos proeminentes, flores (normalmente rosas) e
de um fundo quente de musgo de carvalho e madeiras
(recentemente mais e mais substituído pelo patchuli). Priorizam um contraste
entre o cítrico, floral e
“amargo” ou adstringente.
Orientais


Perfumes fortes,
sensuais, com base âmbar e baunilha. Presença de
especiarias, incenso, fava tonka, resinas ou
orquídeas.
Couro


Aromas dominantes
de couro,
suede, camurça.
Normalmente aromas adicionais ao tratamento do couro como o óleo de bétula, e
até o castoreum, são usados para chegar a este aroma que associamos ao couro.
Frutal
Aromas dominantes de
frutas não cítricas.
Especiada (ou
especiarada, e ainda, spicy)
Com especiarias,
notas picantes e penetrantes como cravo, canela, noz
moscada, cominho,
pimentas em grão.
Herbais ou
Aromáticos


À base de ervas
frescas como tomilho, manjericão, erva-doce, lavanda e
outras.
Fougère
Significa samambaia,
em francês, e simula especificamente uma combinação de aromáticos, musgo e
madeiras, com nuances doces de fava tonka.
Cítricas (ou
ainda, hespérides)
Dominantes cítricas
como limão, lima, laranja, bergamota, tangerina e outras.
Gourmand
Aromas de sobremesas
e patisserie, tais como cookies, caramelo, chocolate,
pralines, cupcakes, creme brulée mousses, sorbets etc. Também envolvem aromas
não doces que relacionam-se com bebidas alcoólicas ou comidas.
http://www.perfumenapele.com/entenda-mais/perfumes-como-sao-feitos/
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