Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Técnico em Química (Profissões)


Com atuação em refinarias, plataformas, laboratórios e estaleiros, o técnico químico tem papel de destaque em atividades das indústrias de alimentos, metalúrgica, exploração de minérios, agroindústria, oleiro cerâmico, medicamentos, perfumes, órgãos governamentais que tratam do meio ambiente e controle de qualidade de alimentos. Além disso, é um dos profissionais mais procurados pela Indústria de Energia.
Presente em todos os lugares, a Química  é responsável por grande parte dos avanços tecnológicos obtidos pela civilização. O profissional com formação técnica em Química está apto a executar análises laboratoriais de natureza física, físicaquímica, química e microbiológica em petróleo, gás natural, fluídos aquosos em geral, produtos químicos, efluentes sanitários e efluentes industriais.
Além disso, o técnico químico atua em apoio às atividades que compõem a cadeia produtiva de Exploração & Produção e executa amostragens de fluídos, produtos químicos e resíduos em apoio às atividades operacionais.
Um químico pode atuar: 
Ensino 
Dar aulas nos ensinos fundamental e Médio e, com pós-graduação, na educação superior. 
Meio ambiente 
Desenvolver e acompanhar técnicas de tratamento de resíduos industriais, para impedir ou reduzir a poluição de água, ar e solo. 
Pesquisa 
Trabalhar em universidades, institutos de pesquisa, indústria e órgãos do governo, produzindo testes e publicando artigos científicos. 

Química 
Forense atuar na área de perícia, realizando testes a partir de evidências como impressão digital e compostos químicos para solução de crimes. 

Química industrial 
Desenvolver produtos e tecnologias para a indústria. avaliar a viabilidade técnica e econômica de processos de fabricação e gerenciar a linha de produção, coordenando a instalação e a manutenção de equipamentos. aperfeiçoar produtos que passem por tratamento químico. 
Tec. química: 
O curso se destina a formação de técnicos de nível pós-médio na área de Química Industrial, com competências e habilidades para operar e controlar processos químicos industriais bem como realizar o seu controle analítico. Importantes condições de contorno são acrescidas no tocante ao conhecimento de princípios de qualidade e produtividade, dos aspectos de impactos de processos industriais no meio ambiente e dos princípios de economia aplicada à avaliação de rotas turísticas. 

A formação do ensino profissional de nível técnico deve ser norteada pelo perfil de habilidades e competências ditado pelas necessidades do setor produtivo. Assim sendo e por considerarmos a necessidade de aplicação das competências profissionais do Técnico em Química Industrial para além de funções de Analista Químico é que após as Diretrizes Curriculares Nacionais para um Industrial Químico, se optou pela formação de um profissional de formação generalista capaz de desempenhar as funções de Analista de Processos Industriais e Operador de Processos Industriais. As tabelas a seguir reúnem as habilidades principais de cada um das funções. 
Basicamente a diferença é que você e submisso ao químico =x. 
http://www.profissoesdefuturo.com.br/mapa-de-profissoes/tecnico-quimico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.