Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Técnico em Nutrição (Profissões)

O Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional formado em curso técnico que auxila o Nutricionista. Este, por sua vez, é o profissional formado em graduação na área de nutrição, e ambos são profissionais da área de saúde. Eles tem a responsabilidade educar e recuperar a saúde das pessoas individualmente ou em termos de população. As duas profissões são voltadas para melhor alimentação apenas do ser humano estando saudáveis ou doentes durante todo o ciclo vital. Esse profissional não trabalha apenas em consultórios ou hospitais, atua também em indústria estudando e coordenando a produção alimentícia. Em escolas na merenda escolar, assim como hospitais e hotéis nos respectivos cardápios.
O técnico em Nutrição e Dietética tem que ser formado em curso técnico que atenda a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e adequados aos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, que tem que ser tudo aprovado pelo MEC – Ministério da Educação. Também é obrigatório o registro no Conselho Regional de Nutricionistas.
O curso técnico é feito de aulas teóricas e práticas. São estudados a base do trabalho que são os alimentos, técnicas para conhecer os alimentos e as patologias para as dietas. O aluno aprende também a trabalhar com a higiene necessária para as refeições, e se capacita para exercer cargos maiores na hierarquia onde poderá trabalhar. A Duração do curso é em torno de 2 anos.
Para o profissional de Nutrição tanto técnico como graduado é praticamente igual, eles podem trabalhar em diversas áreas.
O campo de trabalho do profissional de nutrição se amplia, ganhando projeção em função da exigência que caracteriza o mercado. Na área profissional da saúde, a subárea Nutrição e Dietética envolve funções voltadas a alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital. Suas ações envolvem o transporte, a estocagem, a seleção dos gêneros e preparo e a distribuição de alimentos, visando seu aproveitamento integral e a segurança alimentar dentro das normas específicas, ações também relacionadas com elaboração de cardápio adequado ao público alvo, educação alimentar para os indivíduos comunidades e operadores de cozinhas e a avaliação do estado nutricional individual. Os recursos tecnológicos, passam por marcantes modificações, com relação aos alimentos e equipamentos para seu procedimento.
E esse progresso da ciência que embasa a prática profissional, faz com que o trabalho com os alimentos seja orientado por normas cientificas, técnicas e legais, que geram sofisticação e precisão nos procedimentos efetuados. O mercado de refeições coletivas (restaurantes comerciais, cozinhas industriais e hospitalares e indústrias de alimentos), oferece empregos diretos e indiretos, consome toneladas de alimentos diariamente, sendo considerado de grande importância na economia nacional.
 O campo da saúde valoriza uma alimentação equilibrada e saudável, o que torna os consumidores mais informados e conscientes, com relação à qualidade de vida, aumentando as exigências, visando a melhora da qualidade dos serviços e produtos. As competências gerais do curso estão relacionadas com processo saúde-doenca do cidadão, da família e da comunidade.
O Nutricionista
Esse profissional deve ter diploma emitido por faculdades de Nutrição devidamente com registros em órgão competente do Ministério da Educação (MEC). É necessário estar com a inscrição em situação regular no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) .
A profissão foi estabelecida pela Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967. A Lei nº 8.234 de 17 de setembro de 1991, definiu atividades desse profissional.
 Dentre os campos de atuação deste profissional, se sobressai a área de alimentação coletiva, nutrição clinica e industrias de alimentos entre outras, tendo o curso com objetivo  de atender as necessidade exigidas pelo mercado.
http://escolalopes.com.br/cursos/tecnico-em-nutricao/
http://www.empregavitoria.com.br/tecnico-em-nutricao-e-o-nutricionista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.