Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Técnico em Geologia (Profissões)

O objeto de estudo do geólogo abrange toda a formação do globo terrestre. Aplicará os seus conhecimentos sobre rochas, para a mineração, extração de petróleo, estudo de fósseis, busca de água subterrânea, como a do Aquífero Guarani, pode também ter um trabalho mais social, com na análise das encostas de morros ocupados por moradias, prevenindo deslizamentos, monitoramento de terremotos. Mas o grande mercado que se anuncia para os geólogos é a indústria do petróleo no Brasil, que tem plena expansão pelos próximos 20 ou 30 anos, não podemos deixar de fora a questão ambiental que requer a presença de um geólogo para a finalização de Relatório de Impacto Ambiental - Rima. Detalhe importante, todo bom geólogo é um profundo conhecedor de química, física e matemática. 
 
O curso de Geologia é um bom exemplo de integração de teoria e prática.
No início do curso de geologia o foco vai ser a formação básica do geólogo com fortes conteúdos de matemática, biologia, química e física. Nos anos finais o estudante passará também a fazer muitas aulas práticas e muitos laboratórios.
Além de matérias de conteúdo universal, no decorrer do curso de geologia o aluno também será introduzido em conteúdos específicos tais como petrografia (análise de rochas), análise de terrenos e até mesmo paleontologia (estudo de fósseis de animais e plantas, extintos ou não).
Em algumas universidades, principalmente nas Universidades Federais, é obrigatório que o aluno produza um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
 
Ser Técnico em Geologia se habilita em realizar mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo, também deve tomar frente na caracterização de minérios e nos projetos de identificação, qualificação e quantificação de ocorrências minerais. Além de trabalhar em levantamentos topográficos nas atividades de pesquisa mineral e conduzir equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral. Impor as normas técnicas nas atividades específicas da área de mineração, também no tocante a medidas de controle e proteção ambiental e à segurança do trabalho.


Carreira de Geologia: Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades para profissionais de Geologia graças a descoberta dos gigantescos poços de Petróleo do Pré-Sal Brasileiro.
Outra área bastante favorável é a de mineração, Geologia da Mineração, as empresas estão buscando uma exploração cada vez mais moderna e sustentável o que exige um forte trabalho de profissionais de geologia e gestão ambiental.

Carreira de Geologia: Aspectos Desfavoráveis

No trabalho de campo muitas vezes o profissional de geologia pode ser exposto a condições insalubres tais como ambientes barulhentos ou então locais com risco de desabamento.
É importante lembrar, no entanto, que embora perigosas essas atividades tem um risco controlado, essa garantia é dada pelos equipamentos de segurança e pelo planejamento.

 http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/geologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.