Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Técnico em Edificações (Profissões)

A eleição de uma área profissional constitui-se como um dos eventos mais complexos ou, no mínimo, mais conflitantes na vida de uma pessoa comum. É importante possuir noções sobre mercado de trabalho, faixas salariais atualizadas, opções sobre cargos etc. 

Ao técnico em edificações, por exemplo, cabe a responsabilidade de realizar levantamentos topográficos, elaboração de planilhas de orçamento e controle da obra, além da supervisão da execução destas, estando incumbidos de providenciarem suprimentos e serviços necessários para o andamento dos trabalhos. Logo, a atuação do técnico em edificações é procurada em empresas construtoras, indústrias de materiais para construção, fábricas de pré-moldados, construção de estradas, entre outros locais e projetos. Para se formar como um técnico em edifcações é necessário cumprir cursos técnicos, tecnólogos ou mesmo realizar cursos bacharelados na área – tornando-se um analista.

O Técnico de Edificações  atua na área de construção civil, executando atividades específicas da subárea de Edificações, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo.
Esse profissional também tem a tarefa de realizar o controle tecnológico de materiais e do solo, levantamentos topográficos e planialtimétricos, crítica e analiticamente, observando critérios de qualidade e as responsabilidades inerentes a sua atuação técnica e ética.
O profissional em Edificações tem um campo de atuação bastante vasto, podendo responsabilizar-se por uma obra até 80 metros quadrados, construindo, calculando, projetando, supervisionando, enfim, ele poderá fazer tudo que diz respeito à construção, dentro desse limite, desde a parte ligada à fundação, passando pela alvenaria até a hidráulica e elétrica e acabamentos. O Técnico em Edificações é chamado de braço direito do Engenheiro.
O Curso
No curso técnico de edificações são realizadas aulas de informática, desenhos em prancheta e em computador (CAD), aulas em laboratórios de matérias de construção, laboratórios de elétrica e hidráulica, estrutura de concreto, telhados, materiais de construção convencionais, tecnologias alternativas, topografia, e aulas em canteiros de obra. O técnico em edificações deve ser dinâmico e gostar de cálculos, caso pretenda se especializar em projeto deverá ter facilidade para desenhos, projetos.
É muito importante ressaltar que ainda há bastante procura por esse profissional, as escolas recebem muitas solicitações e empresas à procura de estudantes para oportunidades de estágo, durante e após a realização do curso, o que dá ao profissional a chance de conhecer os vários setores e atuar no que mais se adapta.
http://www.engenhariae.com.br/colunas/curso-tecnico-de-edificacoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.