Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Professores de Ouro, Erin Gruwell e os Escritores da Liberdade

O filme Escritores da Liberdade apresenta a história da professora Erin lGruwel e seus alunos. Esta professora assume uma turma de alunos problemáticos, em uma escola que não lhe apoia, em meio a um sistema que não acredita na evolução destes jovens. Ela tenta mudar o ambiente na sala de aula, não ensinando somente o conteúdo de uma matéria específica, mas lições de vida a seus alunos. Erin revolucionou o ambiente escolar.
         Depois de muitos desapontamentos e críticas ela cria um projeto de leitura e escrita, baseado no livro ‘o diário de Anne Frank’. Neste projeto, os alunos escrevem sobre suas vidas, e suas particularidades. Erin, mostra aos seus alunos que os obstáculos, as dificuldades e as situações de exclusão podem afetar a qualquer um, e que cabe a eles mudar esta realidade.
         O filme ‘’Escritores da Liberdade’’ além de tratar de questões atuais como: a violência, a discriminação racial e a desestrutura familiar, enfoca num ponto muito importante: o resgate da autoestima e a história de cada aluno. Com a ajuda da professora, todos se envolvem no projeto, escrevendo seus diários. Embora ela encontre uma série de obstáculos em seu caminho, como a resistência dos outros professores, a falta de apoio de seu marido, ela não desiste! O resultado é que todos conseguem terminar o ensino médio e a maioria entra na universidade, mudando suas perspectivas de vida!
         Fazendo uma análise com o nosso país, que apresenta quadros semelhantes de desigualdades e injustiças sociais, as políticas públicas não exercem o seu papel de fato. Não se identifica qual é a raiz do problema, o sistema separa os inteligentes dos problemáticos. Quando o professor se depara com um aluno que apresenta este quadro, ele não sabe como agir, porque as ditas políticas públicas, não o apoiam, não querem decifrar a história do aluno.
          Então o que, nós temos é uma porcentagem enorme de jovens, sem apoio, sem estrutura familiar e sem perspectiva de futuro. Como diz Paulo Freire: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
           A educação no Brasil está desordenada, e sem perspectiva. Os educadores não recebem estímulo, encorajamento e incentivos. As escolas possuem uma estrutura precária e o estado não oferece oportunidades melhores. Para o governo, é mais fácil controlar e manipular pessoas sem instrução.
         Os jovens que recebem as oportunidades e podem estudar em escolas particulares, acabam ingressando nas universidades. Aos outros, resta o trabalho como mão de obra barata.
         O filme Escritores da Liberdade nos ensinou que com perseverança, força de vontade e coragem, conseguiremos ensinar e transformar situações vividas pelos jovens. Ao receber o amor que tanto precisam, descobrirão que o respeito é à base de tudo.
Nós somos fãs de Erin Gruwel!
http://sabereatitude.wordpress.com/2013/06/06/escritores-da-liberdade-analise-do-filme/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.