Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MECÂNICA - Deslocamento e Espaço Percorrido

A posição de um objeto (móvel) pode variar à medida que ele se afasta ou se aproxima do referencial, e a essa variação de posição chamamos deslocamento.
O deslocamento de um móvel (objeto) é representado por ΔS (lê- se: "delta s") e corresponde à localização que o móvel ocupa no final do movimento (posição final s) menos sua posição no início do movimento (posição inicial S0).
 Isso significa que, por exemplo, um carro parte do ponto X, e vai para o ponto Y, percorrendo uma distância de 100m, e em seguida, retornar ao ponto X, seu deslocamento escalar será 0 (zero), pois ele inicia e termina seu movimento no mesmo lugar.

 Distância percorrida (ou espaço percorrido) é a medida sobre a trajetória descrita no movimento; o seu valor depende da trajetória.

Espaço : É a grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória , sua medida é a realizada a partir da origem dos espaços. 

  Espaço percorrido mede todo o comprimento do percurso do corpo. Por exemplo, se um corpo for do ponto A ao ponto B (que distam entre si de 5 metros), e depois voltar ao ponto A, o espaço percorrido será 10 m.
 

     Exemplo: As corridas de automóveis, em que um automóvel precisa completar uma volta em uma pista. quando o automóvel completar uma volta na pista, o espaço percorrido será toda a extensão da pista, mas o deslocamento será zero, pois, ao final de uma volta, o carro retorna ao mesmo ponto do qual partiu. 
Deslocamento é a diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). Para descobrir o valor do deslocamento, usa-se a equação:
                      ∆s = s – s0
onde ∆s é s variação de espaço, s é a posição atual e s0 o ponto inicial (também chamado de origem).

s = Espaço final 
s0 = Espaço inicial 
Ds = Deslocamento 
 Dt = intervalo de tempo 
Exemplo :  Se um objeto percorrer o caminho A-B-C-D-A (dar uma volta completa, e retornar a A), seu deslocamento será zero. Se percorrer A-B-C-D (partir de A e parar em D), seu deslocamento será de 7m.

É importante lembrar que ; o deslocamento escalar é uma grandeza algébrica, portanto pode ser positiva, negativa ou nula, e não deve ser confundido com a distância efetivamente percorrida. Como por exemplo : 
 Quando o móvel se desloca a favor da orientação da trajetória, o deslocamento escalar é positivo (DS > 0); quando se desloca contra a orientação da trajetória, é negativo (DS < 0).

Se o móvel voltar ao ponto de partida através de uma trajetória fechada, sem inverter o sentido de seu movimento, então DS não será nulo e sim igual à distância percorrida. Por exemplo, numa corrida de fórmula 1 a pista corresponde a uma trajetória fechada e ao completar uma volta teremos DS = distância efetivamente percorrida.

Um comentário:

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.