Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

TEORIA ATÔMICA DE DALTON (ENEM)

Desde os primórdios o homem se preocupa em descobrir comoa matéria é feita. Os primeiros conceitos de àtomos foram iniciados na Grécia Antiga, com Demócritos, em 450 a.C., fundando a escola dos atomistas, que tinha a tese que se dividirmos sucessivamente a matéria, chegará num ponto que se tornará indivisível, esta perte que sobrou se chamará átomo. Infelizmente os olhos da ciência estavam voltados para outro lado, para a idéia de Sócrates, que dizia que toda a materia seria formada pelos 4 elementos fundamentais da natureza: terra, ar, fogo e água.
Vamos avançar um pouco mais no tempo, vamos para 1803. Estamos num momento muito importante para a química. Descobertas como a de Lavoisier e de Proust estavam em pleno aparecimento mundial, então Jonh Dalton, um cientista inglês formulou um modelo para explicar todas as descobertas que estavam acontecendo na época dele. Para isso foi buscar recursos na antiguidade. Seu modelo foi o primeiro a ser postulado com critério científico.
TEORIA ATÔMICA DE DALTON
A teoria atômica de Dalton também é conhecida como Modelo da Bola de Bilhar, pelo formato do atomo. Mesmo sendo um modelo com bastante falhas foi um marco muito grande para a toda ciência moderna, determinou alguns tópicos fundamentais para o desenvolvimento da Química. Observe a baixo os postulados de Dalton com um comentário pessoal:
1º) Todas as substâncias são formadas por átomos ( Verdadeiro )
Esta conclusão ainda é válida para os dias de hoje. Nenhuma matéria é carente de átomos, por isso a afirmativa é verdadeira.
2º) Os átomos de um elemento químico são iguais em todas as suas características ( Falso )
Como exemplo desta afirmativa vou usar o ouro. Encontramos diversos tipos de ouro na natureza ( uns mais densos, outros menos densos,…), mas nem por isso deixam de ser ouro. Por isso, as características de um elemento podem ser mudadas sem alterar o que realmente é.
3º) Os átomos dos diferentes elementos químicos são diferentes entre si ( Verdadeiro )
Esta afirmativa esta correta, os átomos de diferentes elementos químicos são diferentes entre si, pois têm números de prótons, elétrons e neutrôns diferentes do elemento principal a ser comparado.
4º) Átomos não são criados nem destruídos, são esferas rígidas indivisíveis ( Falso )
Primeiramente, os átomos podem ser destruídos, e quando isto ocorre liberam grande quantidade de energia, este processo é conhecido como Fusão Nuclear. Outra coisa, as esferas não são rígidas, nem indivisíveis, podemos atestar pelo processo de Fissão Nuclear, que é uma tecnologia muito utilizada em bombas nucleares, pois libera uma quantidade extraordinária de energia.
Modelo Bola de Bilhar
Resumindo: Dalton acreditava que o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e de carga elétrica neutra.
Se fizermos uma comparação, os átomos seriam semelhantes a bolinhas de gude: maciças e esféricas.

Muitas dessas teorias são aceitas até hoje, mas algumas já são ultrapassadas, vejamos porque:

- Os elementos químicos são formados por pequenas partículas denominadas átomos - Válido até hoje.

- Os átomos são partículas maciças e indivisíveis - Incorreto, pois o átomo é descontínuo e divisível.

- Os átomos de um mesmo elemento têm massas iguais e os átomos de elementos diferentes têm massas diferentes - Incorreto, devido à existência de isótopos, todos os átomos de um elemento não têm a mesma massa.

- Os átomos dos elementos permanecem inalterados nas reações químicas - Válido até hoje. Inclusive essa definição explica bem porque a massa é conservada nas reações químicas.

- Os compostos são formados pela ligação dos átomos dos elementos em proporções fixas - Correto. Essa é a Lei da composição definida, ela explica porque cada composto é caracterizado por proporções fixas. Cada átomo de um dado elemento presente em um composto tem a mesma massa, sendo assim, a composição deve ser sempre a mesma.


http://estudegrupo.wordpress.com/2010/04/06/parte-1-modelo-atomico/
http://www.brasilescola.com/quimica/teoria-atomica-dalton.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.