Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

QUÍMICA ORGÂNICA(ENEM)

Os Nanoputians são uma série de moléculas orgânicas cujas fórmulas estruturais parecem figuras humanas. Foram criadas por James Tour, professor de Química de Rice University e seus colaboradores em 2003, que as desenharam e sintetizaram no âmbito do ensino da química para jovens estudantes. 
Estes compostos consistem em dois anéis benzénicos ligados através de alguns átomos de carbono, formando o corpo, e quatro unidades de acetileno, cada uma carregando um grupo alquilo nas suas extremidades, que representam as mãos e os pés. A cabeça é representada por um anel 1,3 – dioxolano, que é chamado grupo acetal.

 Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos. Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório.
Entretanto, provou-se que o homem conseguia sim sintetizar compostos orgânicos em laboratório, e então a definição de Química Orgânica mudou para:
“Ramo da Química que estuda a maioria dos compostos formados pelo elemento carbono”.

Quando você explorar a biologia, você vai descobrir que muitos processos estão ocorrendo constantemente em organismos vivos. O estudo da química orgânica – que se concentra em moléculas de carbono – é fundamental para todos os organismos vivos.
A química orgânica é o ramo da química que lida com a estrutura, propriedades e reações de compostos que contêm carbono. É uma ciência altamente criativa.
DNA HUMANO
Além de DNA de nossos corpos, peptídeos, proteínas e enzimas, compostos orgânicos estão à nossa volta. Eles são fundamentais para o crescimento econômico, em indústrias, tais como a borracha, plásticos, combustíveis, produtos farmacêuticos, cosméticos, detergentes, tintas, corantes, e as indústrias de agrotóxicos. Os próprios fundamentos da bioquímica, biotecnologia e medicina são construídos por compostos orgânicos e seu papel nos processos da vida. A maioria de todos os modernos materiais de alta tecnologia, são compostas, pelo menos em parte, de compostos orgânicos. Claramente, a química orgânica é criticamente importante para o nosso alto padrão de vida.
Naquímica orgânica, o foco é sobre o elemento carbono. O carbono é essencial para todos os organismos vivos, no entanto, milhares de coisas não vivas (por exemplo, drogas, plásticos, e tintas) são feitas a partir de compostos de carbono. Os diamantes são átomos de carbono numa estrutura cristalina. Os diamantes são tão duros, porque os átomos de carbono estão intimamente ligados entre si sob a forma de cristais. Essa mesma capacidade de se juntar em conjunto também fazem do carbono uma excelente estrutura para outras formas.
Álcool, Fenol, Amida, Ácido Carboxílico, Éster, Cetona, Éter são algumas funções orgânicas.
Álcool, Fenol, Amida, Ácido Carboxílico, Éster, Cetona, Éter são algumas funções orgânicas.
Para uma cadeia carbônica ser inserida nesta classe de compostos, ela precisa conter, além de carbonos e hidrogênios, um grupo funcional.
Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos. 

Os compostos que possuem átomos de O, N ou elementos da família dos Halogênios (Cl, Br, F, I),ligados diretamente à cadeia carbônica, passam a ser classificados como: Funções orgânicas contendo Oxigênio, Nitrogênio ou Haletos.
http://www.brasiledinheiro.com/ciencia/2012/10/01/quimica-organica-resumo-2106.html
http://www.brasilescola.com/quimica/funcoes-organicas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.