Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

QUÍMICA DOS METAIS (ENEM)



Ao longo dos séculos, os povos foram desenvolvendo o que chamamos de saber popular, aprimorando o preparo dos alimentos, a fabricação de bebidas, a seleção de medicamentos, criando tintas, corantes etc.. Enfim, ao longo da história a humanidade sempre procurou encontrar novos materiais etransformar os materiais já conhecidos para satisfazer a sua necessidade. Isso já era Química. 

Estima-se que há 2000.000 de anos a.C. nossos ancestrais primitivos utilizavam fragmentos de pedra de vários formatos e pedaços de madeira como instrumentos para sobreviver e conseguir alimento.
Idade dos Metais Artefatos em metal produzidos na Antigüidade.
Os metais foram muito importantes na evolução da
s civilizações primitivas, e a prática da metalurgia resultou em uma enorme riqueza de informações sobre transformações químicas.
Não sabemos exatamente a origem da palavra Química. De acordo com alguns especialistas, a palavra Química é derivada de uma palavra antiga Khemeia, que pode estar relacionada com o nome que os egípcios davam ao seu país, Kham. Contudo, alguns estudiosos acreditam que química se origina da palavraChymia, ou seja, “Fundir” ou “Moldar um metal”. De acordo com as transformações que o homem realizava nos metais. 
Idade dos Metais Artefatos em metal produzidos na Antigüidade. 
Os metais possuem características únicas que os diferem das demais substâncias: eles são sólidos à temperatura ambiente (25°C) e apresentam cor prateada.
Mas existem exceções como o Cobre (Cu) e o Ouro (Au) que apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente. O Mercúrio (Hg) é o único metal encontrado na natureza no estado líquido.
A estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por uma nuvem de elétrons. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença dessa nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.
Propriedade dos Metais:
Brilho: os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.

Maleabilidade: essa é a capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.

Ductibilidade: Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas, devido o deslizamento provocado nas camadas de átomos
.
Condutibilidade: os metais são ótimos condutores de corrente elétrica e de calor. Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínio ou cobre, assim como as panelas que usamos para cozinhar alimentos. Os metais possuem a capacidade de conduzir calor de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias.
Ponto de fusão e ebulição elevado: o metal Tungstênio se funde (derrete) à temperatura de 3.410°C e entra em ebulição em 4.700°C.


http://helenquim.blogspot.com.br/2010/10/quimica-origens.html
http://www.brasilescola.com/quimica/metais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.