Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sábado, 30 de agosto de 2014

PROTEÍNAS (ENEM)

destaque_nutricao
Já é de conhecimento geral que para alcançarmos bons resultados dentro da academia, precisamos ter a atenção redobrada com a alimentação. Independente do seu objetivo, seja ganhar massa ou perder gordura, a proteína sempre estará presente na dieta.
Se existe um nutriente que você deve se preocupar em consumir, é a proteína. As proteínas são usadas para construir e reparar o tecido muscular. Quando treinamos, quebramos o tecido muscular, e o responsável pela sua recuperação é a proteína.
Carboidratos e gorduras agem como fonte de energia para o nosso corpo quando treinamos, como se fosse a gasolina do nosso motor. Os carboidratos também agem como transportadores de glicogênio para as células musculares também.
A nossa saúde e boa disposição dependem em grande parte da nossa alimentação. Cada tipo de alimento é constituído por um ou mais nutrientes, que são substâncias químicas que permitem o bom funcionamento de nosso organismo.
Entre os principais nutrientes que nosso corpo necessita estão as proteínas, cujo nome vem do gregoproteíos, que significa “primeiro”, o que mostra a importância primária que esse composto tem para a vida.
As proteínas estão presentes em todas as células vivas e são polímeros naturais formados pela reação de polimerização por condensação entre α-aminoácidos (α-aa - em que o grupo amina está no segundo carbono contando a partir do grupo carboxila) unidos por ligações peptídicas. Isso significa que ocorre a ligação entre um grupo amino (RNH2) de uma molécula do grupo amina com o grupo carboxila (R1CO2H) de outra molécula do grupo dos ácidos carboxílicos. O resultado é a formação de um grupo amida (RNHCOR1) e a liberação de uma molécula de água (H2O):
Formação da ligação peptídica
Esses α-aa se unem formando as proteínas com mais de 100 ligações peptídicas. Abaixo temos um exemplo de dois α-aa genéricos:
Formação e estrutura genérica de um peptídeo ou proteína
Existem 20 aminoácidos que são encontrados nas proteínas, abaixo temos alguns deles:
Exemplos de aminoácidos encontrados nas proteínas
Entretanto, apenas nove aminoácidos presentes nas proteínas são considerados essenciais para nós, porque o nosso organismo não os sintetiza e é preciso então adquiri-los por meio da alimentação.
Toda proteína apresenta uma estrutura primária que é a sequência de aminoácidos que estão unidos na cadeia principal. Mas existem também estruturas secundárias, terciárias e quaternárias das proteínas, que são as interações que ocorrem em porções ou partes de uma mesma proteína ou também entre várias cadeias de proteínas. Algumas dessas interações são ligações de hidrogênio e de dissulfeto.
http://www.gtsuplementos.com.br/BLOG/proteinas-e-o-seu-valor-biologico/
http://www.brasilescola.com/quimica/composicao-quimica-das-proteinas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.