Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sábado, 30 de agosto de 2014

POLÍMEROS II (ENEM)

Os polímeros( do grego, poli= muitas e meros= partes) são macromoléculas(moléculas grandes), resultam da combinação de moléculas pequenas, geralmente seguem um padrão de combinação e podem conter até centenas ou milhares de átomos.
As moléculas pequenas que formam os polímeros são chamadas monômeros.
polímeros
A reação que transforma monômeros em polímeros é chamada de reação de polimerização.
polímeros
A formação do poli(etileno) ocorre a partir da quebra de uma ligação covalente entre os átomos de carbono do etileno e a formação de outra ligação covalente com moléculas vizinhas do etileno, conforme a representação acima, muitas vezes usa-se a abreviação desta reação:
o que são polímeros
Existem polímeros naturais e artificiais.
Polímeros naturais
Os polímeros considerados naturais podem ser encontrados na natureza, como a celulose, ou mesmo na constituição dos seres vivos como os carboidratos, as proteínas e os ácidos nucléicos (DNA) que é responsável pelas características genéticas dos seres vivos.
Os polímeros já são conhecidos da civilização há muitos anos atrás, por volta de 1000 a.c chineses já usdavam extratos vegetais à base de polímeros para impermeabilizar madeira.
Entre os polímeros naturais, a borracha é uma das mais utilizadas na sociedade antiga e atual.
Dentre os polímeros naturais a borracha natural é um dos mais importantes na sociedade atual.
A borracha natural é um produto primário do cozimento do látex da seringueira, esta borracha geralmente é matéria-prima utilizada nas industrias para a confecção de diversos objetos.
Polímeros artificiais
Os plásticos são polímeros artificiais, que durante a sua fabricação, podem ser moldados, adquirindo a forma dejejada para a finalidade a que se destinam.
Na classe dos polímeros artificiais, existem diversos tipos que são utilizados conforme a necessidade do homem.
Acompanhe no quadro abaixo os diversos polímeros:
monômerosmonômerosmonômeros3monômeros
Outro polímero muito importante nas nossas vidas é o poliéster, que resulta da polimerização do ácido tereftálico com o etilenoglicol é é chamado de terilene ou dácron.
polimeros
O terilene ou dácron é transformado em fios muito finos, que são usados na fabricação de tecidos.
http://wmnett.com.br/quimica/o-que-sao-polimeros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.