
Os polímeros( do grego, poli= muitas e meros= partes) são macromoléculas(moléculas grandes), resultam da combinação de moléculas pequenas, geralmente seguem um padrão de combinação e podem conter até centenas ou milhares de átomos.
As moléculas pequenas que formam os polímeros são chamadas monômeros.
A reação que transforma monômeros em polímeros é chamada de reação de polimerização.
A formação do poli(etileno) ocorre a partir da quebra de uma ligação covalente entre os átomos de carbono do etileno e a formação de outra ligação covalente com moléculas vizinhas do etileno, conforme a representação acima, muitas vezes usa-se a abreviação desta reação:
Existem polímeros naturais e artificiais.
Polímeros naturais
Os polímeros já são conhecidos da civilização há muitos anos atrás, por volta de 1000 a.c chineses já usdavam extratos vegetais à base de polímeros para impermeabilizar madeira.
Dentre os polímeros naturais a borracha natural é um dos mais importantes na sociedade atual.
Polímeros artificiais
Os plásticos são polímeros artificiais, que durante a sua fabricação, podem ser moldados, adquirindo a forma dejejada para a finalidade a que se destinam.
Acompanhe no quadro abaixo os diversos polímeros:
Outro polímero muito importante nas nossas vidas é o poliéster, que resulta da polimerização do ácido tereftálico com o etilenoglicol é é chamado de terilene ou dácron.
O terilene ou dácron é transformado em fios muito finos, que são usados na fabricação de tecidos.
http://wmnett.com.br/quimica/o-que-sao-polimeros/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.