Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

EQUAÇÕES QUÍMICAS (QUÂNTICA)

Os termos quantitativos mais importantes de uma equação química são o coeficiente estequiométrico, o índice e o mol (quantidade de matéria).

Conforme dito no texto “Equação Química”, para representar as reações químicas e se entender a forma com que elas se processam, seus aspectos quantitativos e qualitativos, convencionou-se usar as equações químicas.
 As equações químicas contêm símbolos e números que mostram quais as substâncias presentes e as proporções adequadas em que elas reagem.
Por meio da interpretação dessas equações é possível encontrar dados importantes que nos ajudam a realizar cálculos estequiométricos. Porém, o primeiro passo diz que a equação deve estar balanceada, isto é, deve ter o número total de átomos dos reagentes igual ao dos produtos. 
Antes, porém, entenda alguns conceitos importantes nesse caso, como o significado dos termos: índice, coeficiente estequiométrico e mol
Esses termos serão explanados a seguir e nos dão um melhor vislumbre da parte quantitativa da reação:
  • Índice: é o número que indica a quantidade de átomos de cada elemento presente nas fórmulas químicas. Esse número vem à direita do elemento em questão e aparece subscrito, isto é, num tamanho de fonte menor.
Exemplo:
H2(fórmula química da substância água)
O que significa:
  • Os elementos que constituem essa substância são o H (hidrogênio) e o O (oxigênio).
  • O índice de cada elemento indica quantos átomos de cada um estão presentes na fórmula da molécula de água:
H2O→ Índice do O: só há 1 átomo de oxigênio.
   ↓
Índice do H: indica que há 2 átomos de hidrogênio.
Observe que no caso do oxigênio não há nenhum número escrito, o que significa que só há 1 átomo daquele elemento, como já explicado.
Agora, existem alguns casos em que aparecem parênteses nas fórmulas. Como devemos interpretar isso? Veja o exemplo abaixo:
Ca3(PO4)2(fórmula química da substância fosfato de cálcio)
  • O índice do Ca indica que há 3 átomos do elemento cálcio presentes na fórmula química;
  • O P (fósforo) e o O (oxigênio) estão entre parênteses, por isso o índice que está de fora, que no caso é o 2, pertence a ambos. Assim, para saber quantos átomos de cada um existem na fórmula, é preciso multiplicar seus índices separadamente pelo índice de fora. Observe como isso é feito:
Coeficiente estequiométrico entre parênteses
P → índice 1                O → índice 4
P = 1 . 2                       O = 4 . 2
P = 2                              O = 8
Portanto, existem 2 átomos de fósforo e 8 de oxigênio.
  • Coeficiente estequiométrico: é o número que vem antes da fórmula para indicar a quantidade de cada substância e a proporção de moléculas que participam da reação. Assim, como no caso do índice, quando o coeficiente for igual a 1, não é preciso escrevê-lo, pois ele está subentendido.
Exemplo:
2H2 + 1O2 → 2 H2O (essa reação de formação da água é mostrada na figura introdutória)
↓         ↓           ↓
Coeficientes da reação
Nessa equação, por meio dos coeficientes, mostra-se que duas moléculas do gás hidrogênio reagem com uma de gás oxigênio, para formar como produto duas moléculas de água. Assim, a proporção estequiométrica dessa reação é de 2:1:2.
Para descobrir a quantidade total de átomos de cada elemento que está presente na reação é preciso multiplicar os coeficientes pelos índices de cada elemento:
Cálculo da quantidade de átomos por meio dos índices e dos coeficientes da equação
Reagentes:
H = 2 . 2 = 4 átomos de hidrogênio
O = 1 . 2 = 2 átomos de oxigênio
Produto:
H = 2 . 2 = 4 átomos de hidrogênio
O = 1 . 2 = 2 átomos de oxigênio
Observe que deu a mesma quantidade nos reagente e nos produtos, o que significa que a reação está balanceada corretamente.
  • Mol (quantidade de matéria):em uma equação química, considera-se que os coeficientes indicam a quantidade de mol ou a quantidade de matéria. Assim, no caso anterior temos 2 mols de H2reagindo com 1 mol de O2, gerando como produtos 2 mols de H2O.
  • http://www.brasilescola.com/quimica/termos-quantitativos-uma-equacao-quimica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.