Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

DISSOCIAÇÃO E IONIZAÇÃO(QUÍMICA INORGÂNICA)

Dissociação iônica: A dissociação iônica se da através de ligações iônicas, pois, um átomo (ou grupo de átomos) transferiu de forma definitiva um ou mais elétrons de seu ligante para si, tornando-se um íon negativo e transformando o outro em íon positivo. Um fica perto do outro por atração magnética.
Por exemplo: Dissociação do NaCl (NaCl = Na+ + Cl-)
A água é uma substância constituída por moléculas polares, o pólo negativo está situado no átomo de oxigênio e o pólo positivo está nos átomos de hidrogênio. A solução iônica é obtida da interação entre H2O e NaCℓ.
Ionização: Alguns compostos moleculares, como os ácidos, quando colocados em um solvente são "atacados" por esse solvente e acabam formando íons. Perceba claramente que não existiam íons na molécula original. Quando ela foi colocada na presença do solvente, este conseguiu, por força magnética, "arrancar" um ou mais de seus átomos mas, nesse processo, o átomo arrancado acaba tendo que deixar um elétron para trás, tornando-se um íon.
Nesses casos, dizemos que houve uma ionização, pois uma molécula que não possuía originalmente íons passa a tê-los (livres no solvente). É o que acontece com os ácidos.
Por Exemplo: HCl (HCl = H+ + Cl-)


Segundo experiencias realizadas por Arrhenius, algumas substancias quando em meio aquoso, água, transformava este meio em uma solução eletrolítica, que conduzia eletricidade. Então, através disso, Arrhenius concluiu que a solução em questão era provida de íôns (partículas carregadas positivamente ou negativamente).


A teoria dizia que substâncias iônicas e algumas moleculares ( ácidos e bases) em meio aquoso se dividiam em particulas condutoras de corrente...
Exemplo da dissociação iônica do NaCℓ em água: A água é uma substância constituída por moléculas polares, o pólo negativo está situado no átomo de oxigênio e o pólo positivo está nos átomos de hidrogênio. A solução iônica é obtida da interação entre H2O e NaCℓ. 
á a ionização, também comprovada por Arrhenius, dizia que alguns compostos moleculares poderiam sofrer ionização, ou seja, as ligações covalentes entre os átomos se rompiam e liberavam cátions e ânions, como no caso dos ácidos e bases. Porem, existem também moléculas que não liberavam íons, apenas se DISSOLVIAM na água.
EX:

Arrhenius atentou para os seguintes fatos ao experimentar a condutividade de compostos moleculares, como o açúcar (C122211) e o ácido clorídrico (HCℓ), e concluiu que: 

• Na solução aquosa de açúcar não existe íons, por não conduzir corrente elétrica. Sendo assim, o açúcar dissolveu somente na água. 
• Confirmou a existência de íons livres, devido à condução de corrente elétrica pela solução aquosa de ácido clorídrico. 

O HCℓ é um composto constituído por moléculas, sendo assim os íons são formados mediante a quebra dessas moléculas pela água. Esse fenômeno é designado ionização.

Ah, só para adiantar... A força de um ácido e base, também é medido através da capacidade de condução dasubstancia.
Forte, caso a intensidade do brilho da lampada seja forte, fraca caso o brilho seja fraco e moderado (bem esse esta em meio termo né?)
Importante:
  •          Sais e bases: por serem compostos iônicos, sofrem dissociação quando em solução ou fundidos;
  •          Ácidos: por serem compostos moleculares, sofrem ionização quando em solução;
  •          Regra da solubilidade, substância polar tende a se dissolver num solvente polar e substância apolar tende a se dissolver num solvente apolar.
  • http://quipibid.blogspot.com.br/2011/12/ionizacao-e-dissociacao.html
  • http://escolinhadorafao.blogspot.com.br/2011/07/processo-de-dissociacao-e-processo-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.