Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

domingo, 31 de agosto de 2014

BIOMASSA(ENEM)

Biomassa
A busca por alternativas eficazes de produção e distribuição de energia é um elemento essencial para o ser humano, principalmente na atual sociedade, onde os modos de consumo se intensificam a cada dia. Diante dessa dependência de recursos energéticos, surge a necessidade de diversificar a utilização das fontes energéticas.
Atualmente, o petróleo é a principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Por dependermos de recursos energéticos, tem surgido a necessidade de buscar novas e diversificadas fontes renováveis geradoras de energia, tais como hidroeletricidade, eólica, solar, biomassa, geotérmica, a fim de que se possa superar a dependência dos combustíveis fósseis, que poluem o ambiente e requerem milhões de anos para que se renovem. Dentre essas fontes, encontrou-se na biomassa uma excelente alternativa de energia.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, borra de café, coco verde, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Esses materiais, na maioria das vezes, são descartados sem nenhuma utilização, mas várias pesquisas têm comprovado sua eficácia como bons geradores de energia renovável.

Atualmente, com descobertas de novas fontes de biomassa, o Brasil pode diversificar suas fontes energéticas, pois em cada região do país há uma determinada matéria prima específica que pode ser utilizada para gerar energia. O coco verde, por exemplo, é encontrado em abundância no Brasil, e apenas 10% é aproveitado pela indústria. A fibra do coco pode ser queimada para gerar energia elétrica e também ser utilizada como material absorvente para melhorar as águas dos rios, pois é altamente porosa e tem grande poder de absorção.


A casca de arroz também tem sido queimada em termelétricas para produção de energia. A castanha-do-pará serve como lenha em usinas térmicas e caldeiras e também é utilizada em siderúrgicas na forma de subproduto, como carvão vegetal. O bagaço da cana-de-açúcar, dependendo da safra colhida no ano, pode gerar energia equivalente a da Central de Energia Nuclear Angra 2.


A biomassa é uma das maiores fontes de energia renovável. A sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse caso, a sua utilização, desde que controlada, não agride o meio ambiente, pois a atmosfera não é alterada de forma significativa em sua composição.

As principais vantagens da biomassa são:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte: é menos corrosivo aos equipamentos (caldeiras, fornos, etc.); 
- Reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes, pois não libera dióxido de carbono;

A utilização da energia da biomassa é de grande importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Porém, o seu uso deve ser bem planejado para não ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo e erosões, pois seu emprego inadequado pode causar danos maiores à natureza do que os benefícios que a sua utilização pode gerar.
Fontes: Brasil Ecola  e Globo Cidadania.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.