Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

domingo, 31 de agosto de 2014

ÁCIDO NÍTRICO(ENEM)

Qual é o ácido dos explosivos?
Qual é o ácido dos explosivos?
Ácido nítrico (HNO3): um dos ácidos mais fabricados e consumidos pela indústria. É utilizado na fabricação de explosivos, como nitroglicerina (dinamite), trinitrotolueno (TNT), trinitrocelulose (algodão pólvora), salitre (NaNO3, KNO3) e da pólvora negra (salitre + carvão + enxofre).
Ácido Nítrico (HNO3). Obtido pela oxidação da amônia em processo catalítico. Utilizado na produção de fertilizantes.
Precauções: Ácido nítrico é corrosivo, enérgico oxidante que causa sérias irritações na pele, olhos e vias respiratórias. Exposições a nível elevado de Ácido Nítrico concentrado pode ser fatal. Pode levar a inflamabilidade outros combustíveis. Manuseie o produto com cuidado.
O ácido nítrico pode ser preparado em diversas concentrações, para fins particulares. O ácido nítrico concentrado, normalmente usado em laboratórios e aplicações industriais, é a solução aquosa de ponto de ebulição constante, contendo 68% de ácido nítrico (42,25º Baumé).

  O ácido nítrico fumegante é o ácido concentrado contendo óxidos de nitrogênio livres, dissolvidos, que elevem a concentração para mais de 96% em peso. Este ácido deriva seu nome porque fumega quando exposto ao ar. Apesar de ser menos estável que o ácido concentrado normal, o ácido nítrico fumegante reage mais vigorosamente, devido à presença dos óxidos nitrosos livres.

  Ácido nítrico diluído pode ter qualquer concentração abaixo de 68%, porém o termo é normalmente empregado para designar uma solução de aproximadamente 10% de ácido nítrico, preparado por diluição de uma parte de ácido nítrico concentrado normal com 5 (cinco) partes de água. Ácido nítrico diluído tem um efeito muito corrosivo sobre metais, especialmente alumínio.

Além disso, o ácido nítrico, em várias concentrações, é utilizado para fabricação de corante, explosivos, ésteres orgânicos, fibras sintéticas, nitrificação de composto alifáticos e aromáticos, galvanoplastia, seda artificial, nitroglicerina, nitrocelulose, ácido pícrico, ácido benzóico, nylon, terylene, etc.

  É um ácido forte, usado como agente oxidante e de nitração. Reage explosivamente com álcool.

  O aspecto do ácido nítrico vai desde marrom claro até incolor, à medida que for diluído em água. É considerado como "'ácido fumante", em concentração superior a 85,7% (47º Bé). "Ácido fumante vermelho" é ácido nítrico muito concentrado (saturado nas condições normais) contendo óxidos de nitrogênio,. Em temperaturas elevadas dá-se a pirólise (decomposição térmica) do ácido nítrico, liberando-se vários tipos de óxidos de nitrogênio (NOx) todos eles gasosos e erradamente conhecidos como "fumos nitrosos".
 
 Quimicamente o ácido nítrico reage de tres maneiras:
        a) Como ácido forte
        b) Como agente oxidante
        c) Como agente de nitração

  Como ácido forte, o ácido nítrico reage com os produtos alcalinos, os óxidos e as substâncias básicas, formando sais. Um destes, o nitrato de amônio, junto com outras soluções de nitrogênio feitas a partir do ácido nítrico, é usado em larga escala na indústria de fertilizantes. Ácido nítrico também está susbstituindo gradualmente o ácido sulfúrico na tecnologia dos fertilizantes de fosfatos.
  As reações de oxidação do ácido nítrico fazem possível suas aplicações mais espetaculares. É um oxidante forte relativamente barato. Materiais orgânicos são prontamente (às vezes violentamente) oxidados pelo ácido nítrico concentrado. usou-se ácido nítrico a 100% como oxidante com a anilina, o álcool furfurílico e outros produtos orgânicos, em combustível para foguetes.


As reações de nitração incluem a nitração comum (reações com hidrocarbonetos) e a esterificação (reação com álcoois). Estas reações do ácido nítrico com compostos orgânicos possibilitam a produção de explosivos orgânicos com nitroglicerina, nitrocelulose e fulminato de mercúrio e corantes que cobrem todo o espectro de cores.

  Os metalúrgicos empregam o ácido nítrico na refinação de metais nobres e preciosos e como agente de gravação. Operadores com aço usam-no, na preparação do aço, para remoção de crostas em aço inoxidável, para gravação.

  A indústria de impressão usa-o como agente de gravação em litografia e fotogravura.
  As indústrias de couro, tintas e vernizes, corante e de plásticos dependem do ácido nítrico devido à nitração.
  A indústria têxtil utiliza a nitração na produção de rayon, bem como na fabricação de nylon.
  O ácido nítrico tem aplicação na indústria de borracha, como reagente de borracha sintética e como solvente para borracha composta e vulcanizada.
Distribuidores de produtos químicos reembalam o ácido nítrico em embalagens menores para o uso em laboratórios e manufaturadores de produtos orgânicos especiais.
Os fotógrafos dependem do ácido nítrico devido aos filmes de nitrocelulose.
Na indústria farmacêutica o ácido nítrico é usado na composição de medicamentos e também para destruí-los.
http://www.quimitec.com.br/__acido2.htm#B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.