Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

quarta-feira, 16 de julho de 2014

RELÓGIO SOLAR

“Os primeiros relógios de sol foram usados na pré-história e eram simples hastes fincadas no chão”
Logo, não temos como saber quem foram seus inventores.
Embora a origem dos relógios de sol seja desconhecida, seu funcionamento é fácil de explicar. O sol incide sobre o relógio, e a sombra da haste indica a hora. Para funcionar corretamente, ele precisa estar perfeitamente orientado segundo os pontos cardeais.
Ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouquinho diferente da hora marcada nos relógios convencionais. Isso porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano. 
Modelo de relógio de sol
Assim, em alguns dias, a hora indicada pelo relógio solar pode estar mais adiantada e, em outros, mais atrasada que a hora marcada pelos nossos relógios.
O relógio de sol foi muito usado pelos gregos e romanos antigos, e seu ápice foi durante a Idade Média. Naquela época, quase todas as catedrais e igrejas tinham um relógio de sol para regular o momento das orações. Com o surgimento dos primeiros relógios mecânicos, os relógios solares começaram a cair em desuso.
 Hoje, eles praticamente só são vistos enfeitando praças e museus.
O relógio de sol pode ser como, por exemplo, um relógio de jardim, constituído por um mostrador que é confeccionado em uma superfície plana na qual são indicadas as respectivas horas, dessa forma, a sombra projetada no mostrador funciona como uma espécie de relógio convencional. Assim, a luz do sol ao variar resulta nas sucessões das horas.
O Sol é sem dúvida o astro mais importante para a Terra porque nos deu duas das unidades mais importantes de tempo, o ano e o dia, mas também porque sua posição ao longo da eclíptica sobre a esfera celeste determina o clima na Terra. Não é à toa que o o dia claro é mais quente que a noite e que um ano é o período de tempo que compreende épocas de calor, frio e temperaturas intermediárias, secas e enchentes dos rios, em que se notava que as estrelas vistas no Inverno eram diferentes das do Verão, tudo relacionado às estações do ano. 

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-foi-criado-o-relogio-de-sol/
http://www.brasilescola.com/geografia/relogio-sol.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.