Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sexta-feira, 14 de março de 2014

CIENTISTAS DA HISTÓRIA

ARRHENIUS
BÜCHNER, Eduard.HENIUS, Svante August.
(1859-1927)
Físico-químico sueco que estabeleceu a importante teoria da dissociação eletrolítica, cuja idéia geral qualitativa pode ser assim expressa:
"Todos os ácidos, bases e sais decompõem-se espontaneamente em água ou em outro solvente". 
Estabeleceu a teoria da dissociação eletrolítica.
AVOGADRO, Amedeo.
(1776-1856)
Princípio: "Volumes iguais de gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, têm o mesmo número de moléculas".
Número:"O número de moléculas realmente contidas no volume molecular de um gás é de 6,02252 x 10."
Estabeleceu o princípio de Avogadro.
 
BECQUEREL, Antoine Henri.
(1852-1908)
Descobridor da radioatividade, aós observar que o urânio emite, em temperatura ordinária, radiações que se assemelham, sob muitos aspectos, aos raios Roentgen. Descobridor da radioatividade.
 
BERTHELOT, Pierre Eugène Marcelin.
(1827-1907)
Químico francês, que estabeleceu o seguinte princípio: 
"Os fenômenos químicos não são explicados por leis gerais da mecânica que regem o universo."
 Famoso pelo princípio de Berthelot.
 
BERTHOLET, Claude Louis.
(1748-1822)
Químico francês cujos estudos sobre a influência das massas relativas das substâncias atuantes nas reações químicas influenciaram em muito o atual desenvolvimento da teoria da afinidade química. Iniciador da teoria da afinidade química.
 
BERZELIUS, Jöns Jakob.
(1770-1848)
Químico sueco, criador da atual notação química e de muitos termos e conceitos.
BOYLE, Robert.
(1627-1691)
Físico e químico inglês. Estudou a pressão atmosférica, estabeleceu a diferença entre mistura e combinação e fez observações sobre o vácuo. Enunciou a lei da compressibilidade dos gases, também determinada por Mariotte, que se resume no seguinte: "A temperatura constante o volume de um gás, contido em recipiente fechado, é inversamente proporcional à pressão." Enunciador da lei Boyle-Mariotte, que foi seu colega.
(1860-1917) Químico alemão descobridor da zimase, faboso pelos seus trabalhos sobre fermentação alcoólica. Idealizaador de um funil que tem seu nome, especial para filtrações a vácuo.
BUNSEN, Robert Wilhelm.
(1811-1899)
Físico e químico alemão que se dedicou ao estudo da eletricidade aplicada às decomposições químicas. Construiu um fotômetro que leva seu nome e idealizou os chamados bicos de Bunsen ou queimadores, largamente usados nos laboratórios.
CURIE, Marie e Pierre.
Descobridores do rádio, polônio e ródio, baseados nas análises da radiação do urânio.
JULIOT-CURIE.
Casal Frederico Juliot e Irene Curie, físicos franceses que prepararam isótopos radioativos artificiais, como o rádio sólido e o rádio fosforoso. foram os primeiros a provar que, com a participação do urânio, se produzem nêutrons capazes de iniciarem uma reação em cadeia.
CAVENDISH, Henri.
(1731-1810)
Um dos mais famosos cientidtas ingleses. Descobridor do hidrogênio, determinou a composição da água, do ar atmosférico e o peso do globo terrestre.
CANNIZZARO.
(1826-1910)
Químico italiano que estabeleceu as diferenças existentes entre os átomos e moléculas e, baseado na hipótese de Advogrado, determinou pesos atômicos e moleculares.
CHARLES, Jacques Alexandre César.
(1746-1828)
Físico francês. Enunciou a lei que trata da relação entre volume e temperatura de um gás: "A pressão constante, o volume de uma dada massa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta." 
CROOKES, William.
(1732-1919)
Químico e físico inglês, notável por seus estudos sobre espectroscopia, raios catódicos e radioatividade.
 DALTON, John.
(1766-1844)
Químico físico e inglês, famoso por fazer ressurgir a idéia do átomo, já preconizada pelos antigos gregos. Formulou sua ipótese atômica, um dos alicerces da moderna teoria atômica. Formulou também a Terceira Lei Ponderal das transformações químicas, a Lei das Proporções múltiplas: "Os pesos de um elemento que se unem a uma mesma quantidade de outro, para formar compostos químicos distintos, variam segundo uma relação muito simples."
DAVY, Sir Humphrey.
(1778-1829)
Químico inglês descobridor da elet'rlise e das propriedades anestésicas do N2O (gás hilariante). 
DÖBEREINER, Johann Wolfgang.
Químico alemão, um dos percussores da Classificação Periódica dos Elementos, que estabeleceu as tríades, nas quais os elementos agrupados em conjunto de três apresentavam pesos atômicos próximos ou apresentavem diferença constante. 
FARADAY, Michael.
(1791-1867)
Físico e químico inglês,descobridor do benzeno,seus derivados e numerosos outros compostos orgânicos. fez Fez um estudo sistemático da liquefação dos gases e deu uma grande contribuição à eletroquímica.estabeleceu a 1ª e a 2ª segunda Leis da eletrólise, que dizem: "A energia química de uma corrente de eletricidade está em proporção direta à quantidade absoluta da eletricidade que passa.;" E:"Os equivalentes eletroquímicos coincidem e são os mesmos que os equivalentes químicos comuns".
 
LAVOISIER, Antoine Laurent.
(1743-1794)
Químico Francês, formulou a lei da conservação das massas:
 "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Notável por suas pesquisas químicas,especialmente sobre a oxigenação e combustão. Derrubou a teoria do flogístico que era puramente dogmática. Foi uma das vítimas da Revolução Francesa que o condenou à guilhotina. É considerado o pai da Química Moderna.
PROUST, Joseph Louis.
(1754-1826)
Químico francês grande da Química Analítica Quantitativa, enunciou a lei que tem seu nome ou Lei das Proporções Definidas: "Há uma relação constante entre os pesosdos elementos que se unem para formar um composto determinado".
 Enunciador da Lei de Proust.
 
  Joseph Louis Gay-Lussac 
(Saint-Léonard-de-Noblat, 6 de Dezembro de 1778 - Paris, 10 de Maio de 1850) 
Foi um físico e químico francês, formulador das leis volumétricas dos gases.
 
Josiah Willard Gibbs 
(11 de Fevereiro de 1839 - 28 de Abril de 1903) 
Foi um físico norte-americano, enunciador de princípios que representam o fundamento da moderna físico-química.
 
James Prescott Joule 
(Salford, 24 de dezembro de 1818 - 
Sale, Inglaterra, 11 de outubro de 1889) 

Foi um físico britânico, descobridor do equivalente mecânico do calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.