domingo, 9 de fevereiro de 2014

EVOLUÇÃO DOS TELESCÓPIOS

Os telescópios espaciais têm a vantagem de produzir imagens que não são deformadas pela atmosfera terrestre.
O telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 com um custo de 2 bilhões de dólares, para observar e fotografar objetos astronômicos jamais vistos, como estrelas em formação e novas galáxias. Tem alcance de 14 bilhões de anos-luz (1 ano luz equivale a 9,5 trilhões de quilômetros). Sofreu a primeira reforma em 1993 para corrigir um problema em seu espelho primário e a segunda em 1997 para trocar seus paineis solares e coloca-lo em uma órbita 15km mais alta, ficando a 625 km da Terra.
O seu principal objetivo é estudar a idade do Universo, estimada entre 13 bilhões e 20 bilhões de anos.
As radiações do espaço que são absorvidas pela atmosfera da Terra, tais como as ondas ultravioleta e infravermelhas, podem também ser detectadas por alguns telescópios espaciais.

Os telescópios são instrumentos que revolucionaram a maneira pela qual olhamos para o céu e grande parte de nossas descobertas a respeito do espaço e sobre os corpos celestes mais longínquos foi possível graças a sua criação e o seu aperfeiçoamento, desde o modelo mais simples utilizado por Galileu Galilei no século XVII até os mais modernos radiotelescópios e telescópios espaciais. Exibiremos a seguir, imagens e descrições dos telescópios que foram de fundamental importância para as descobertas na astronomia:

1- Telescópio de Galileu: Um modelo simples, consistindo de duas lentes nas extremidades de dois tubos onde um desliza dentro do outro (Telescópio refrator). O instrumento foi usado pela primeira vez em observações da Lua, principalmente nas sombras de montanhas e bordas de crateras; permitiu a descoberta das manchas solares; as quatro maiores luas de Júpiter (Io, Europa, Ganimedes e Calisto ),conhecidas como luas galileanas, em sua homenagem.

2-Telescópio de Newton: O exemplar construído por Isaac newton, diferente do de Galileu, utilizava um espelho para captar e focalizar a luz incidente (Telescópio refletor) e possuia vantagens em relação ao telescópio refrator, devido ao último sofrer efeitos de distorção de imagens. Atualmente os telescópios de grande porte são do tipo refletores.

3- Telescópio de Herschel: Possuia 12 metros de comprimento e através dele foi possível a descoberta de dois satélites naturais de Saturno ( Encélado e Mimas) , e os dois maiore satélites de Urano (Titânia e Oberon).

4- Telescópio Hooker: Inaugurado em 1917, foi utilizado por Edwin Hubble para reunir os indícios de que o Universo se encontrava ( e se encontra) em expansão.

5- Antena de Rádio de Karl Jansky: Construida para monitorar ondas curtas de rádio, acabou registrando ondas que vinham do dentro da Via Láctea. Representava o início da Radioastronomia.

6- Telescópio Hale do Observatório Palomar (Sul de Los Angeles): Levou 20 anos para ser construído e foi um instrumento fundamental no estudo dos Quasares.

7- Telescópio Espacial Hubble: Foi colocado em órbita da Terra a 400 Kms de distância possibilitando observações astronômicas sem interferência da atmosfera terrestre.

8- Os telescópios "Gêmeos" Keck: Estão localizados a 4.150 metros no pico do monte Mauna Kea (Havaí).
Tem sido indispensáveis na detecção de planetas extrassolares.

9-Observatório Chandra de Raios-X: Pioneiro em várias observações na faixa do raio- X, incluindo a primeira observação de jatos de matéria em Sagitário A e o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea.

10- Telescópio Espacial Spitzer: Último dos grandes observatórios espaciais da NASA, este observa na faixa do infravermelho.Permitiu Um grande avanço no conhecimento da origem e evolução de estrelas , e de outros sistemas solares.
TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE
TELESCÓPIO ESPACIAL NUSTAR
TELESCÓPIO ESPACIAL HERSCHEL

TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB
HUBBLE
SPITZER
KEPLER

Fontes:http://www.clubedeastronomia.com.br/telescopio.php

Um comentário:

1. Obrigada mesmo! Me ajudou muitíssimo! A partir de agora só venho aqui para fazer trabalhos escolares relacionados a ciências ou história! Muito obrigada!

ResponderExcluir