Loading...

Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

GRANDES ASTRÔNOMOS

Nicolau Copérnico-1473-1543
O astrônomo polonês foi o primeiro a contrariar os estudos gregos, que diziam que os planetas orbitavam ai redor do Terra.
Copérnico bateu o pé e garantiu que os planetas orbitavam ao redor do Sol, sua teoria, ainda que pouco aceita na época foi responsável pelas grandes mudança na astronomia.
Tycho Brahe-1546-1601
Menos célebre que seu precursor, Johannes Kepler, Brahe foi um dos primeiros a descobrir a existências das supernovas, uma delas, inclusive, leva seu nome, e inicio diversos estudos que levariam Kepler as suas teorias.
Suas convicções sobre politica e astronomia o levaram a sai da Dinamarca e construir um observatório em praga
Galileu Galilei-1564-1642
Se Copérnico era o pai da astronomia, Galileu pode ser chamado pai da ciência moderna.Sua defesa ao sistema heliocentro, mencionado por Copérnico, o levou até os tribais da inquisição.
Foi considerado herege por defender a ideia que a Terra girava em torno do Sol.
Galileu também contribuiu para a descoberta da inércia e desenvolveu instrumentos-chave para o estudo da astronomia
Johannes Kepler-1571-1530
Talvez voce se lembre desse nome tão comum nas aulas de Física.
Kepler desenvolveu as três leis do movimento planetário, celebres até hoje.Suas teorias auxiliaram Newton em suas descobertas sobre a gravidade.Foi professor de matemática e assistente de Tycho Brahe.
Isaac Newton-1643-1727
Fundador da Lei da Gravitação Universal das Três Leis de Newton, o cientista ingles foi condecorado pela rainha Anne, sendo o primeiro cientista da história a receber o titulo de Sir.
Foi professor em Cambridge, embora tivesse a intenção de se formar como advogado, mas se apaixonou pelas teorias de Galileu.
Quando se aposentou, devido problemas de saúde, foi eleito presidente do Royal Society, cadeira que ocupou até a sua morte.
Edmund Haley-1656-1742
Tornou-se célebre por ter descoberto o cometa que ganhou seu nome, em 1696.
Haley foi o primeiro astrônomo a pensar que cometas eram objetos que cruzavam o espaço de forma periódica e possível de calcular.
Charles Messier-1730-1817
Discípulo de Newton e Haley é conhecido por publicar um famoso catalogo sobre objetos no espaço, como nebulosas, galáxias, e aglomerados de estrelas.
O astrônomo francês também descobriu 19 novos cometas, recebeu do próprio Napoleão Bonaparte, um titulo da Ordem Nacional da Legião de Honra.Em resposta, Messier homenageou o Imperador da França
a descoberta de um grande cometa em 1769
Caroline Herschel-1750-1848
É considerada a primeira mulher a descobrir um cometa e durante sua carreira encontrou diversos desses objetos espaciais.
Recebeu uma medalha de ouro da Ryal Astronomic Society e ocupou uma cadeira como membro honorário da sociedade, algo inedito para as mulheres até então.
George E.Hale-1868-1938
Fundador de tr~es importantes observatórios, ele considerado o primeiro astrofísico da história.Formado em Harwad, passou sua vida como professor, montando um laboratório sobre estudos do Sol em Pasadena, na Califórnia
Karl Schwarzchild-1873-1916
Astrônomo alemão é reconhecido por dois grandes serviços que prestou para a ciência, além de ter esmiuçado a Teoria da Relatividade Geral de Einstein, também foi o primeiro astrônomo a estudar e publicar artigos sobre a existência de buracos negros no espaço.
Edwin Hublle-1889-1953
astrônomo que dá nome ao telescópio mais famoso do mundo foi o grande pesquisador da distancia entre objetos espaciais.Foi Hublle quem descobriu a medida entre a Terra e a nebulosa de Andrômeda e publicou  importantes projetos sobre a relação entre a distancia das galaxias e seus tamanhos.
Clyde Tombaugh-1906-1997
Foi ele quem descobriu Plutão e o qualificou como planeta.Também fez grandes pesquisas sobre U.F.Os e centenas de asteroides.
Vera Rubin
Foi a segunda mulher a receber um titulo honorário na Royal Academy, Rubin envolveu-se por toda a vida no estudo da matéria escura.Sua conclusão, aceita até hoje, e considerada definitiva por muitos pesquisadores, é de que 90% do universo é composto de matéria escura.
Carl Sagan-1934-1996
Grande entusiasta da pesquisa por vida extraterrestre, Sagan dedicou anos da sua vida a pesquisa sobre marte e outros planetas da Via láctea.Foi idealizador de projetos que envolviam o envio de sondas espaciais com mensagens sobre vida na Terra.tem mais de 600 livros publicados e grande envolvimento com ficção cientifica.Sua obra mais famosa, Cosmos, virou uma série de TV, e foi ganhador do prêmio Pulitzer com o livro de não-ficção Os Dragões do Eden
Stephen Hawking-1942
Além de renomado escritor de livros, Hawking é um dos mais respeitados cientistas da atualidade.Suas descobertas nos campos de osmologia teórica e gravidade quântica o levaram ao cargo emérito de professor lucasiano na Universidade de Cambrigde, cargo que foi ocupado pela ultima vez por Isaac Newton.Hawking sofre de esclerose lateral amiotrófica, uma rara doença que paralisa o corpo, mas não causa efeitos cerebrais.Em uma coincidência  Hawking nasceu no mesmo ano em que eram celebrados os 300 anos da morte de Galileu
Neil de Grasse Tyson-1958
Neil é astrofísico, diretor do Planetário de Hayden e responsável pelo departamento de astrofísica do Museu de História Natural dos Estados Unidos.
É mundialmente famoso por ter escrito uma carta a James Cameron, diretor do Titanic, dizendo que o posicionamento das estrelas estava errado, de acordo com dia do naufragio mais famoso do mundo, ficou famoso também por dar o ar da graça no The Big Bang Theory
Fonte de pesquisa:Revista Superinteressante












sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COMETAS-METEOROS-METEORITOS


Ainda persiste, entre os leigos, alguma confusão entre Cometas, Asteróides, Meteoros e Meteoritos e por isso creio que devemos esclarecer aos iniciantes, a diferença entre estes pequenos corpos celestes.
Meteoros são os menores corpos do sistema solar que vão desde milimétricas partículas de pó até alguns metros de tamanho compostos de rocha, metal ou ambos e que em contato com a atmosfera da Terra, devido ao atrito pela alta velocidade, se queimam e deixam atrás de si um rastro luminoso devido a sua queima e ionização em contato as camadas superiores da alta atmosfera terrestre.
Estas partículas podem ter origem tanto de escombros cometários (restos que os cometas deixam atrás de si em sua órbita); de choques entre asteróides e/ou asteróides e planetas, como também de lixo espacial que penetram em nossa atmosfera.
Meteoritos são os meteoros que não se queimaram completamente em sua passagem pela atmosfera e se chocam contra o solo da Terra ou de qualquer outro corpo do Sistema Solar.
Também existe uma nova classe incomum de objetos chamados de Centauros após a descoberta de Chiron.
Estes objetos são incomuns porque apresenta um pequeno coma quando em sua máxima aproximação do Sol e isso indica que é um corpo cometário, mas são objetos muito mais volumosos do que as características de um cometa normal, um tamanho mais proporcional ao de um grande asteróide.
Estes corpos foram designados Centauros, devido a sua ambigüidade meio cometa meio asteróide e por isso seu nome deriva da raça dos mitológicos seres descritos pela mitologia grega como sendo meio-homem/meio-cavalo.
Acredita-se que estes objetos tenham escapado do cinto de Kuiper, um disco de objetos que orbitam para além do Netuno.
Os Cometas são compostos principalmente de gelo, poeira, rocha e gases e que esporadicamente podem entrar no Sistema Solar interior e, quando sua órbita os traz para mais próximo do Sol eles ganham uma coma e por vezes uma ou mais caudas de poeira e gás.

Qual a diferença entre Cometas e Asteróides?

A resposta não é fácil porque cometas e asteróides têm muito em comum: eles são corpos pequenos; teoricamente são parte das matérias primordiais da formação do Sistema Solar, formados junto com os planetas e seus satélites a cerca de 4.6 bilhões de anos atrás; e qualquer desses objetos podem ser achados na vizinhança de Júpiter.
Duas características diferenciam o núcleo cometário de um asteróide muito pequeno, sua órbita e sua natureza química. A órbita de um cometa é mais excêntrica; então, sua distância para o Sol varia consideravelmente.
Seu material é mais volátil. Quando longe do Sol, porém, um cometa permanece em seu estado primitivo durante muito tempo sem perder qualquer componente volátil por causa do gelado espaço fundo.
Por isto, os astrônomos acreditam que os primitivos núcleos cometários podem representar o mais velho e melhor material preservado do sistema solar original.
Cometas: “bola de neve suja” que orbita o Sol; detrito maioritariamente composto por gelo e poeira, que se encontra mais longe do Sol que o planeta Plutão, e que ao passar perto do Sol (e vê-se nos céus a partir da Terra) ganha uma cauda brilhante devido à sublimação do gelo do cometa.
Asteróides: rocha que orbita o Sol, que (já) não tem gelo, e que se costuma encontrar numa órbita entre Marte e Júpiter, apesar de existirem por todo o Sistema Solar.
Meteoros: quando o meteoróide entra na atmosfera de um planeta, e até podemos ver a bola de fogo a rasgar os céus.

Meteoritos: quando fragmentos dos meteoros atingem a superfície do planeta.
Russia 15/02/2013

Fonte: br.geocities.com



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

AS 10 MAIS IMPORTANTES DESCOBERTAS E INVENTOS DA CIÊNCIA

1) O Raio X: o alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o grande inventor do raio-X (apesar de outros cientistas terem estudado seus efeitos antes e depois da descoberta), uma forma de radiação eletromagnética que pode penetrar em objetos sólidos e que passou a permitir que diagnósticos médicos fossem mais acurados, não se baseando apenas em sintomas e cirurgias.
O que surgiu daí: a tecnologia evoluiu com a tomografia, ressonância magnética e outras formas de se examinar o corpo de um paciente sem uma invasão cirúrgica. 
O próximo passo são máquinas para ler o pensamento e gravar até mesmo sonhos.

2) A Penicilina: o primeiro dos antibióticos, descoberto por acidente pelo escocês Alexander Flemming em 1928 (embora seja mais um caso onde haviam estudos anteriores), foi um verdadeiro marco na história da medicina, já que passou a salvar incontáveis vidas de várias doenças infecciosas. 
O que surgiu daí: a medicina criou novos antibióticos, cada vez mais fortes, contra vírus cada vez mais resistentes. Atualmente as pesquisas focam nas células-tronco, que poderiam desenvolver novas células no corpo do paciente, fazendo crescer músculos, nervos etc.

3) A dupla espiral do DNA: a belíssima estrutura do DNA foi creditada aos cientistas Francis Crick e James Watson em 1953 (há controvérsias sobre quem foi realmente o pai ¿ ou a mãe ¿ desta descoberta), e foi aí que o mundo pode conhecer o código da vida neste planeta. 
O que surgiu daí: a engenharia genética cresceu muito nos últimos 50 anos chegando à discussão da ética em se "copiar" seres vivos. 
A brincadeira do Jurrasic Park , de se criar a vida através de um DNA, pode vir a se tornar realidade no futuro.

4) A Apolo 11: há 40 anos quando aqueles três homens conseguiram o feito de pisar no satélite natural da Terra e voltar para contar a história, estavam realizando um sonho da humanidade que povoou a mente de escritores (como Júlio Verne) e cientistas por séculos. 
O que surgiu daí: os programas espaciais estão meio que de volta à prancheta de desenho e ainda existem promessas de se mandar o homem para Marte ou para algum asteróide no espaço. 
E, para quem tem muito dinheiro para gastar, já existem as viagens "turísticas" pelo espaço.

5) Os foguetes V-2: é estranho que uma arma de destruição inventada pelos nazistas para bombardear Londres da costa da França entre nesse ranking, mas foi daí que os programas espaciais russo e americano se originaram. E os mísseis balísticos também.
O que surgiu daí: a tecnologia militar vai de vento em popa com mísseis inteligentes (que erram o alvo), fazendo fortuna para certas empresas e algumas famílias que presidiram a Casa Branca.

6) A locomotiva Rocket: ela não foi a primeira locomotiva do mundo e sim a primeira locomotiva a vapor moderna da humanidade, desenvolvida pelo inglês George Stephenson. Seu design foi usado por mais de 150 anos e a locomoção entre grandes distâncias nunca mais foi a mesma.
O que surgiu daí: os trens mudaram tornando-se elétricos, depois vieram o metrô, trens-bala e agora sendo testado em Heathrow, na Inglaterra, cápsulas pessoais sem motorista. 

7) O computador Pilot Ace: foi um dos primeiros computadores desenvolvidos na Inglaterra no início dos anos 50, desenvolvido pela National Physical Laboratory. 
Além de conseguir fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo (o que era um avanço na época), foi durante um período, o computador mais rápido do mundo.
O que surgiu daí: segundo o vídeo Did You Know, sucesso na internet há algum tempo, até 2013 teremos computadores que superarão a capacidade de processamento do cérebro humano e até 2049, de toda a população terrestre. E Bill Gates estará mais rico com isso.

8) A máquina a vapor: desde o primeiro século AD que a utilização de vapor para movimentar máquinas aparece na escrita científica mas foi no século 19 que se transformou em eficiente realidade, dando início à Revolução Industrial, ao aparecimento das fábricas e futuramente à poluição.
O que surgiu daí: a troca do carvão por combustíveis orgânicos como petróleo acarretou nos problemas de aquecimento global e mudanças no clima, mas novas formas de energia limpas estão sendo estudadas como eólica, solar e até mesmo o uso seguro de energia nuclear.

9) Ford modelo T: se você odeia congestionamento, culpe Ford. Se faz parte de algum sindicato também. Foi ele que ao mesmo tempo motorizou um país todo (e posteriormente a moda pegou no resto do planeta) e ainda criou as linhas de produção em massa, mudando a manufatura e as relações trabalhistas para sempre.
O que surgiu daí: a produção em massa ainda dita as regras de todos os tipos de indústria, com parte da mão-de-obra sendo substituída por robôs e braços mecânicos. Já nos carros, as empresas investem em estudos de modelos "verdes", livrando-se da dependência do petróleo.

10) O telégrafo: imagine o que era se comunicar com algum lugar distante há 200 anos. Você tinha que esperar semanas (e até mesmo meses) para receber uma resposta através de uma carta. O telégrafo elétrico foi desenvolvido na Inglaterra em 1837 por Sir William Fothergill Cooke e Sir Charles Wheatstone. Coincidentemente no mesmo ano, nos EUA, Samuel Morse criava a sua versão. E as relações humanas nunca mais foram as mesmas.
O que surgiu daí: primeiro foi o telefone, depois o fax e hoje a internet conecta seres humanos de lugares completamente opostos no globo terrestre. Uma vez que 3/4 do planeta ainda não está online, então a potencialidade da comunicação ainda é enorme.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

GRANDES INVENTOS DA HISTÓRIA II

O grande desenvolvimento científico do século XIX aumentou profundamente o conhecimento do homem na área da biologia, química, física etc. E uma das consequências desse desenvolvimento foi o grande número de invenções e descobertas que alteraram bastante a vida diária das pessoas, gerando novos hábitos e comportamentos.
Em 1857 é instalado, nos Estados Unidos, o primeiro elevador para transporte de pessoas, inventado por Elisha Otis.
Em 1858 começou a produção da máquina de costura doméstica, por Isaac Singer, nos Estados Unidos.

1859 - Pela primeira vez é usada uma sonda na perfuração de poço de petróleo, nos Estados Unidos.
O primeiro submarino a motor é lançado ao mar em 1863, na França.
Em 1865, Louis Pasteur publica sua teoria sobre doenças causadas por micróbios.
A primeira ponte de aço foi construída em 1866, na França.
Alfred Nobel descobriu a dinamite em 1867, na Suécia.
Na Alemanha, Siemens inventou o forno elétrico em 1870.
A primeira máquina de escrever é produzida comercialmente nos Estados Unidos em 1872.
Em 1876 Alexandre Graham Bell transmite a primeira mensagem telefônica, nos Estados Unidos.
1877 - Nos Estados Unidos, Thomas Edison inventa o microfone e o fonógrafo.
Em 1879, Thomas Edison testa com sucesso sua lâmpada elétrica.
Em 1882, Koch descobre o bacilo da tuberculose.
1884 - Estabelecimento dos fusos horários.
1885 - Na Inglaterra, é produzida a primeira bicicleta moderna, com rodas de igual diâmetro e transmissão por corrente. 
Na Alemanha, Karl Benz produz o primeiro automóvel a gasolina bem-sucedido.
Em 1886, Hertz descobre as ondas eletromagnéticas.
Em 1892, Lorentz descobre os elétrons.
1893 - Invenção do primeiro motor diesel, na Alemanha.
1894 - Yersin descobre o bacilo da peste bubônica.
1895 - Roentgen descobre os raios X
Os irmãos Lumière, na França, aperfeiçoam o aparelho cinematográfico.
1896 - O italiano Marconi inventa a telegrafia sem fio.
1898 - Pierre e Marie Curie descobrem o elemento químico rádio.
1900 - Max Planck formula a teoria dos quanta. Zeppelin constrói seu primeiro dirigível
Landsteiner descobre osgrupos sanguíneos.
ZeppelinLZ127a.jpg

Fontes: Pequeno dicionário enciclopédico Koogan Larousse. Rio de Janeiro, Larousse do Brasil, 1978;
História dos grandes inventos. Lisboa, Ed. Seleções do Reader's Digest, 1983; Encilopédia Mirador Internacional. Rio de Janeiro, Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1987.
Charles Goodyear (1800-1860): Inventor norte-americano. Procurou tornar a borracha mais útil e idealizou misturá-la com outras substâncias. Inventou a vulcanização, acidentalmente, ao derramar a mistura de borracha e enxofre numa parte quente do fogão. Apesar desta importante descoberta e de muitas patentes que lhe foram outorgadas por suas invenções, teve uma vida de muitas dificuldades, chegando mesmo a ser preso por causa de dívidas.

O primeiro trem subterrâneo (metrô) circulou em Londres, em 1863.

O jeans, roupa usada hoje em todo o mundo, foi inventado em 1874, nos Estados Unidos, por Jacob Davis e Levi Straus.
Em 1884, foi construído o primeiro arranha-céu, na cidade de Chicago.

Coca-Cola foi lançada em 1886, nos Estados Unidos.

O primeiro pneu de bicicleta cheio de ar foi fabricado em 1888, por John Dunlop, na Escócia.
aspirina foi inventada pelo alemão F. Hoffmann, em 1897. Originalmente comercializada em pó, ela apareceu sob forma de comprimido em 1915.
Em 1889, é inaugurada, em Paris, a famosa Torre Eiffel.
Nos primeiros anos do século XX, o maxixe era uma das danças mais populares do Rio de Janeiro, apesar de proibida pela polícia, que a considerava indecente. Nos morros cariocas, um novo ritmo vinha empolgando as pessoas: osamba.
O primeiro vôo de um veículo mais pesado que o ar foi realizado por Santos Dumont, com seu aeroplano 14-Bis, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906.
A primeira corrida automobilística do Brasil foi promovida pelo Automóvel Clube de São Paulo, em julho de 1908. O vencedor percorreu 70 quilômetros em uma hora e meia.
O primeiro samba brasileiro, Pelo telefone, de Ernesto Santos, o Donga, foi gravado em 1917.
Em muitos países, a urina era utilizada como detergente. Um dos componentes principais da urina, o amoníaco, é utilizado atualmente nos produtos de limpeza.
As lágrimas contêm sal e uma outra substância desinfetante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas pelas glândulas que ficam logo acima do globo ocular.

cabelo cresce cerca de 20 cm por ano. Mais rapidamente no verão e à noite.
No ano 100 da chamada Era Cristã o pergaminho já existia, entretanto só no século IX foi fabricado o primeiro livro de papel.

Em 1828 foi inaugurada a primeira estrada de ferro ligando Manchester a Liverpool, na Inglaterra.
Em 1837 o movimento baiano de autonomia da classe média foi chamado de Sabinada.

Em 1825 Portugal reconhece oficialmente a Independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização no valor de 2 milhões de libras.
Cabral morreu com pouco mais de 50 anos em Belmonte, quase em total ostracismo.

Em 1905 o físico Albert Einstein cria a Teoria da Relatividade.
Dia da Mulher é comemorado no dia 8 de março em homenagem às 129 operárias mortas nas reivindicações de 1908.

Nona Sinfonia de Beethoven foi composta quando seu autor já estava completamente surdo. 
Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina.
Em 1455, o alemão Johannes Gutemberg criou o tipógrafo.
King Camp Gilette foi o inventor da primeira lâmina de barbear descartável.
Em 1608, o holandês Hans Lipershey, um fabricante de óculos, inventou o telescópio.


Em 28 de abril de 1912 o americano Albert Berry realizou o primeiro salto de pára-quedas de um avião.

caipirinha nasceu da medicina caseira, a partir da tradicional infusão de limão e alho contra gripes e resfriados. Um dia, alguém adicionou cachaça e criou a bebida. O nome homenageia as moradoras do interior de São Paulo, criadoras da primitiva beberagem. 
A receita da caipirinha tradicional é limão amassado com açúcar, cachaça e gelo. A caipirinha é o primeiro drinque brasileiro a entrar para a lista oficial de coquetéis da Associação Internacional de Barmen (AIB), em setembro de 1995.

Coca-Cola nasceu como remédio antienjôos. Seu criador foi o farmacêutico norte-americano John S. Penterton. Em 1886, na cidade de Atlanta, Estados Unidos, John resolveu preparar uma fórmula para acabar com as ânsias de vômito de alguns clientes. O primeiro a experimentar a bebida foi Jacob Pharmaey. Ele achou a mistura muito doce e resolveu misturá-la com água carbonatada. O resultado agradou tanto que Jacob decidiu comercializá-la. No começo, era vendida em barris vermelhos. Por isso a cor é usada até hoje nas embalagens da bebida, que até 1915 continha uma pequena quantidade de cocaína. Hoje a Coca-Cola é o refrigerante mais vendido do mundo e, além de matar a sede, continua sendo usada contra enjôos.

Na Idade Média a parteira trabalhava por baixo das saias das mulheres e os homens eram proibidos de assistir aospartos. Em 1521, um médico de Hamburgo (Alemanha) foi queimado vivo numa fogueira por ter se disfarçado de mulher para realizar um parto. Um dos responsáveis pela quebra desse tabu, que permitiu a evolução da obstetrícia, foi o rei francês Luis XIV. Ele fazia questão de assistir aos partos das suas amantes.

moda das perucas brancas surgiu no século XVII por causa da calvície do rei francês Luis XIV e de um surto de piolhos. Na mesma época em que Luis XIV começou a ficar careca, uma epidemia de piolhos originada no Palácio de Versalhes, onde ele vivia, atingiu toda a França. Isso obrigou os nobres a rasparem a cabeça. Para disfarçar a falta de cabelo, o rei e a nobreza passaram a usar perucas brancas. Com o tempo, elas acabaram se tornando um símbolo da aristocracia. O hábito só caiu em desuso depois da Revolução Francesa. Na Inglaterra, passaram a fazer parte da indumentária oficial de juízes e advogados, para indicar sua condição superior.

Os relógios de pulso surgiram por volta de 1910, inventados por Santos Dumont. O pai da aviação queria cronometrar seus vôos, mas sentia imensa dificuldade. Pudera: naquela época, os relógios ficavam no bolso, presos por correntes . Como ele não podia tirar a mão do manche, não conseguia conferir o tempo. Foi quando o genial mineiro teve a ideia de criar um modelo que permanecesse fixo no pulso, facilitando a consulta das horas. Pediu que o joalheiro Cartier o desenhasse e pronto! Nascia o relógio de pulso!

As Cataratas do Iguaçu foram descobertas em 1541 pelo espanhol Alvaro Núnez. Perto da desembocadura do rio Iguaçu, encontram-se os imponentes saltos de Santa Maria, mais conhecidos como "Cataratas do Iguaçu." Distribuídas em forma de ferradura, ao longo de 3 km, elas constituem as maiores quedas-d'água do mundo, suplantando as de Niágara, nos Estados Unidos. Devido à sua extensão, o conjunto das quedas-d'água só pode ser apreciado por via aérea. São 18 os saltos principais, com desníveis bastante variados.  Eles se situam no Parque Nacional do Iguaçu - uma das maiores reservas subtropicais do Planeta, criada na década de 30 do século passado e incluída entre os tesouros da humanidade desde os meados dos anos 80.

Foi através dos árabes que chegaram à Europa cristã três inventos revolucionários dos povos do Oriente: a bússola, o papel e a pólvora.
Uma das cidades mais antigas do mundo - Çatal Hüyük - foi descoberta em escavações feitas no centro-sul da Turquia, no Oriente Médio.

Cerca de 2000 a.C. os chineses começaram a criar o bicho-da-seda em casa e a esculpir em jade, a principal pedra preciosa da China.

invenção da escrita é atribuída aos sumérios. Em princípio, foi inventada para registrar as transações comerciais. Os primeiros textos redigidos no mundo, utilizando o sistema silábico, são sumerianos.

Código de Hamurábi (legislação baseada na lei de talião: olho por olho, dente por dente, braço por braço, etc.) é oprimeiro conjunto de leis escritas da história.

Material de pesquisa para esta postagem:
Almanaque Abril
Caderno de Recortes 
TUFANO, Douglas, 1948 - Estudos de língua e literatura / Douglas Tufano. --4. ed. rev. e ampl. -- São Paulo: Moderna, 1990. Vol. 1  
TUFANO, Douglas, 1948 - Estudos de língua e literatura / Douglas Tufano. --4. ed. rev. e ampl. -- São Paulo: Moderna, 1990. Vol. 2
COTRIM, Gilberto - História e Consciência do Mundo - 1ª edição - ed. Saraiva, 1994.
PILETTI, Nelson / PILETTI Claudino - História e Vida / Nelson Piletti/Claudino Piletti -- 19ª ed. -- São Paulo: Ática, 1997. Vol. 3.
Enciclopédia Barsa
DE NICOLA, José. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias / José de Nicola. - São Paulo: Scipione, 1998