Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

terça-feira, 1 de outubro de 2013

ENERGIA NUCLEAR

A energia nuclear provém da divisão de átomos de materiais radioativos, tais como o urânio, o plutónio e o tório. Outra forma de gerar este tipo de energia é a partir da fusão nuclear do hidrogénio. 

A energia nuclear corresponde à energia que é libertada pelo núcleo dos átomos quando esses átomos são levados para condições instáveis, por meio de processos artificiais. A partir da fissão nuclear é possível gerar vários tipos de energia: mecânica, térmica e radiação. 

Sendo uma fonte térmica de energia primária – a energia nuclear foi amplamente estudada para ser aplicada na propulsão de navios militares e comerciais, aquecimento, produção de vapor industrial e dessalinização da água marítima. Apesar de toda a controvérsia que envolve o nuclear, este tipo de energia já satisfaz cerca de 18% das necessidades mundiais de eletricidade. 

A Segunda Guerra Mundial veio acelerar o processo de estudo e investigação sobre a energia nuclear e foi neste contexto que se revelou ao mundo o seu enorme potencial para causar danos. Pese embora as diferentes opiniões sobre esta fonte de energia, o que é facto é que o nuclear apresenta benefícios devido às suas aplicações na indústria, agropecuária, medicina ou ambiente. 

As grandes preocupações e desvantagens relativamente ao nuclear residem no perigo de acidentes ambientais e na eliminação do lixo atómico. De momento não existe nenhuma forma de reciclar esse lixo atómico (resíduos que ficam nos reatores onde ocorre a fissão nuclear). Estes resíduos atómicos apresentam níveis bastante elevados de radiação, sendo por isso armazenados em contentores metálicos devidamente protegidos por caixas de betão, e lançados ao mar. 

Os acidentes nucleares podem acontecer, tendo mesmo já acontecido no passado, quando existe libertação de material radioativo do reator para o ambiente. Essa libertação de material radioativo leva à contaminação de todo o meio ambiente envolvente e pode ter repercussões a várias centenas de quilómetros do local da libertação. 

Como consequência pode originar cancros e outras doenças graves e levar à morte de pessoas, animais e plantas. Além disso provoca a contaminação dos solos e dos lençóis de água.




Usinas Nucleares no Mundo











Imagens Extraídas de Acidentes Nucleares.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.