Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas e coletadas na internet.

Welcome To My Blogger

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

SONDA CASSINI

Cassini-Huygens é um projecto conjunto da NASA, a ESA ea ASI. Esta é uma missão espacial não tripulada que visa estudar o planeta Saturno e suas luas, comumente chamado de luas. A nave espacial consiste de dois elementos principais: a Cassini ea sonda Huygens. O lançamento ocorreu em 15 de outubro de 1997 com o Titan IV foguete Centauro e entrou em órbita em torno de Saturno em 1 º de julho de 2004. 25 de Dezembro de 2004, a sonda foi removida a partir do navio de cerca de 02:00 UTC. A sonda chegou a maior lua de Saturno, Titã, em 14 de janeiro de 2005, quando ele desceu para a superfície para coletar informações científicas. É a primeira nave espacial a orbitar Saturno e a quarta nave espacial humano que visitar.
Os principais objetivos da sonda Cassini são:

  • A determinação da estrutura tridimensional e do comportamento dinâmico de anéis de Saturn
  • Para determinar a composição da superfície dos satélites e da história geológica de cada objeto
  • Determinar a natureza e origem do material escuro sobre a superfície do Iápeto
  • Medir a estrutura tridimensional e do comportamento dinâmico da magnetosfera
  • Para estudar o comportamento dinâmico da atmosfera de Saturno
  • Estudar a variabilidade atmosférica de Titã
  • Realizar mapeamento detalhado da superfície de Titan

  • A sonda Cassini-Huygens foi lançada em 15 de outubro de 1997 da estação de Cabo Canaveral, por meio de uma Titan IV/B em duas etapas.
    A missão consiste na nave espacial Cassini ea sonda Huygens. Prevê-se a sobrevoar Cassini Saturno e suas luas durante quatro anos, e sonda Huygens entrar na atmosfera terrestre e de Titã em sua superfície. A missão Cassini-Huygens é uma colaboração entre três agências espaciais. Dezessete países contribuíram para o seu desenvolvimento. A sonda Cassini foi construído pela NASA/JPL. A sonda Huygens foi conduzida pela ESA, enquanto a agência espacial italiana é responsável por fornecer comunicação antena de alto ganho Cassini.
    O custo total da missão é de cerca de 3,200 bilhões de dólares, dos quais EUA contribuíram 2.600 milhões, os 500 milhões da Agência Espacial Europeia ea Agência Espacial Italiana 160 milhões.

    Descobertas

    Júpiter

    A 30 de dezembro de 2000 Cassini chegou ao ponto em que seria mais perto de Júpiter. O navio tem 26 mil imagens e forneceu informações de ondas, nuvens e movimentos anéis do planeta gigante. Os resultados da investigação ocorreu em março de 2003.

    Teoria da Relatividade

    A Teoria da Relatividade de Albert Einstein foi ratificada em 2003 por cientistas que estudaram fotografias e outras informações de Cassini.

    Luas

    Depois de descobrir os primeiros dias de junho de 2004, dois novos satélites de Saturno e Palene Methoni, a Cassini voou pela lua Phoebe, no dia 11 do mesmo mês. Phoebe orbita Saturn no sentido oposto ao dos outros satélites. Parece que a lua pode ter água sob a sua superfície.

    Imagens dos Anéis e Titan

    Depois de penetrar a influência de Saturno, a sonda obteve as primeiras imagens de anéis do planeta e sua maior lua, Titã.

    Saturno Orbit

    28 de junho de 2004, a sonda começou a investigar a rotação do planeta e 1 de Julho do mesmo ano tornou-se o primeiro veículo a orbitar o mundo longe e mais perto de seus anéis.

    Vôo em Titan e Mimas fotografias

    Em 2 de julho de 2004 Cassini encontrou Titan e tem mais fotos que serviriam para demonstrar a existência de metano no satélite. Em agosto, tirou fotos de um outro satélite, Mimas. Em outubro do mesmo ano começaria 45 passagens sobre Titã seria fornecer imagens da superfície da lua.

    Huygens Destacamento

    Cassini foi separado em 25 de dezembro de 2004 da sonda Huygens e entrou na atmosfera de Titã em 14 de janeiro de 2005.

    Enceladus

    Durante estas primeiras corridas de 2005, foi detectada pela Cassini descobriu que a lua Enceladus tinha um campo eletromagnético fraco e de uma atmosfera significativa.

    Anéis

    A 01 de maio de 2005 Cassini detectou uma nova lua nos anéis para esse período começou a investigar minuciosamente, voando atrás deles e detectar nestes íons de oxigênio. A lua cria o efeito das ondas gravitacionais nos anéis.

    Superfície de Enceladus

    Depois de descobrir no quarto trimestre de 2005 a atividade vulcânica Cassini fez uma nova descoberta, em Março de 2006. Em grandes quantidades Enceladus de água que é descarregada na atmosfera semelhante a um gêiser.

    Design Navio

    A sonda Cassini é o mais simples, mas maior já construído. Apenas os dois Phobos projeto de artesanato enviada a Marte pela União Soviética eram mais pesados. Contém 1.630 circuitos interligados, 22.000 conexões de cabos, e mais de 14 quilômetros de fiação. O corpo principal composto por um cilindro e um decagon como estrutura primária. O navio é superior a 6,8 metros de comprimento e 4 m de diâmetro. No topo está uma grande antena parabólica montada 4 metros de diâmetro. O navio tem três módulos: um módulo inferior do equipamento, que contém a eletrônica, um módulo de propulsão, contendo sistemas de propulsão e menor módulo de equipamento que contém a RTG, rodas de reação, motores. De um lado do cilindro transporta instrumentos ópticos, a magnetómetro montado num braço, de 11 m, e de outros instrumentos científicos. A massa da sonda é 2,125 kg, 3,867 kg, dos quais é propulsor e 687 kg de instrumentos. A eletricidade é obtida por três geradores termoelétricos de radioisótopos, cada um usando 10,9 kg de plutônio 238, que converte calor em eletricidade. 300 watts cada um de eletricidade gerada a uma tensão de 30 volts. O RTG de alimenta todos os equipamentos do navio continuamente. Ao fim de 11 anos, a eletricidade é reduzido para 210 Watts. A fiação no navio são cada interconexão e outras transferências de equipamentos, e só transferir sinais elétricos.
    Os mecanismos de proporcionar suporte mecânico e alinhamento do equipamento. Dispositivos são utilizados para a separação da nave espacial no veículo de lançamento, o braço magnetômetro implantação, motores para girar as rodas de reação, a regulação das blinds, e unidades de aquecimento de radioisótopos. O controle de temperatura é necessário para manter o calor do navio. Usado: A antena de alto ganho, como uma sombra em vôo perto as mantas de isolamento térmico dom para o navio absorver o calor para se manter aquecido e está envolvida em todo o navio. As persianas são montados no decagon para regular a temperatura interna da eletrónica. Cada instrumento tem um aquecedor. Também é usado aquecedores elétricos e aquecedores de radioisótopos e do calor RTG para irradiar mais calor. A atitude é determinada pela AACS. O navio está estabilizado em 3 eixos. Ele usa uma unidade de referência inercial, giroscópios integrados de estado sólido. A unidade de referência utilizado câmeras de navegação estelar com um mapa de 5.000 estrelas. As rodas de reação são para manter a posição da embarcação.
    A propulsão é usado para manter a posição do barco, inserção orbital, correcções, e o posicionamento do navio. Isso é feito usando dois motores principais, um primário e outro como reserva, se o primeiro falhar, os dois dão um impulso de 445 N. Também usados ​​16 motores de 0,5 N montados em 4 grupos de 4, e correções para a posição. Cilindro montada sobre os dois reservatórios, um tetróxido de azoto e um outro de monometilo de hidrazina. Além de vários componentes de propulsão, tais como válvulas, filtros, etc. Esse sistema inclui um único tanque de hélio gasoso para pressionar os motores e combustível, além de um tanque de hidrazina para pequenos motores. Telecomunicações foram feitas em X-band com uma frequência de 8,4 GHz Os componentes deste sistema são a onda do tubo amplificador de 20 W para amplificar os dois transponders do espaço profundo de sinal que recebem e transmitem, eo oscilador ultra-estável. Telecomunicações utilizada uma antena parabólica de alto ganho, com 4 metros de diâmetro e duas antenas de baixo ganho para comunicações auxiliares. A velocidade de transmissão de dados varia de 5b/S ou 249 kb/s. O sinal do navio levaria 68-84 minutos ou terra navio na órbita de Saturno.
    A sonda comandos processos subsistema usando um comando e gerenciamento de dados para as atividades do navio e seus instrumentos, este sistema é o cérebro do navio, pois é controlado. Os dados são armazenados em dois gravadores de estado sólido, ele é armazenado os dados e navios ciência para posterior transmissão para a Terra periodicamente, e também são armazenados programas. Uma vez enviadas são excluídos para armazenar novos dados. Os dois gravadores têm capacidade de 2 GB, e são protegidos por radiação através de uma tampa de alumínio. Eletrônica leva todos os equipamentos eletrônicos montados em doze compartimentos controlados e protegidos da radiação.
    Quando a sonda Cassini atinge Saturno, está a uma distância de entre 8,2 e 10,2 unidades astronômicas da Terra. Por esta razão, os sinais que enviamos ou enviar da Terra levará entre 68 e 84 minutos para chegar ao seu destino. Na prática, isto significa que os controladores de terra não pode operar em tempo real com o navio, tanto as operações diárias ou em caso de uma avaria inesperada.

    Fonte:http://emaxilab.com/enciclopedia/article_15438.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    AGRADEÇO SUA VISITA.
    VOLTE SEMPRE.