Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

domingo, 23 de junho de 2013

SUPER LUA

24,6 mil quilômetros mais perto do que o normal
Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia é a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, aparenta ser maior e mais brilhante que o normal.
Sabemos que os planetas descrevem ao redor do Sol uma órbita elíptica, sendo então um dos focos ocupados pelo Sol. Com o nosso satélite natural não é diferente; a Lua também descreve uma orbita elíptica em torno da Terra, ocupando então um dos focos. 
Por descrever uma orbita elíptica (oval), a Lua fica mais próxima ou mais distante da Terra. Quando a Lua encontra-se no ponto mais próximo da Terra, dizemos que ela está no Perigeu, e quando está no ponto mais distante, dizemos que ela está no Apogeu.


A Lua está a uma distância de 384.405 km da Terra. No perigeu essa distância cai para 357.448 km e no apogeu passa a ser de 405.363 km.
É certo que quando a Lua estiver no ponto mais alto do céu o fenômeno não será totalmente percebido a olho nu. Para notar a grande Lua temos que observá-la quando estiver localizada no horizonte, assim será fácil compará-la com outros objetos menores, como árvores ou prédios, por exemplo.
Embora seja verdade que, estando a Lua mais próxima da Terra, a atração gravitacional entre os dois astros aumente segundo a Lei da Gravitação Universal de Newton.
NEW YORK
FLORIANÓPOLIS
RIO DE JANEIRO
super-lua-no-rio-de-janeiro-size-598
ESPANHA
Super Lua acontece domingo; fenômeno é verdade ou mito?
E.U.A
ATENAS
REINO UNIDO
Superlua - Torre de St. Michael, no Reino Unido
INGLATERRA
Superlua - Inglaterra
RUSSIA
Superlua - Catedral de Santo Isaac, em São Petersburgo, Rússia

Um comentário:

  1. "Em algum lugar do mundo,
    alguém viu a lua que mora aqui,
    comigo...comigo!
    Maravilhosa Lua.
    E, eu que não tinha a certeza de vê-la,
    tenho agora, de não vê-la, maravilhosa Lua !"
    ..............................Bosco Ponto Kom

    ResponderExcluir

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.