Welcome To My Blogger
O Blogger "Somos Físicos" aborda assuntos diversos relacionados a Ciência, Cultura e lazer.Todas as postagens são pesquisas coletadas na internet. OUTUBRO ROSA

Welcome To My Blogger

domingo, 3 de fevereiro de 2013

GRANDES INVENTOS DA HISTÓRIA II

O grande desenvolvimento científico do século XIX aumentou profundamente o conhecimento do homem na área da biologia, química, física etc. E uma das consequências desse desenvolvimento foi o grande número de invenções e descobertas que alteraram bastante a vida diária das pessoas, gerando novos hábitos e comportamentos.
Em 1857 é instalado, nos Estados Unidos, o primeiro elevador para transporte de pessoas, inventado por Elisha Otis.
Em 1858 começou a produção da máquina de costura doméstica, por Isaac Singer, nos Estados Unidos.

1859 - Pela primeira vez é usada uma sonda na perfuração de poço de petróleo, nos Estados Unidos.
O primeiro submarino a motor é lançado ao mar em 1863, na França.
Em 1865, Louis Pasteur publica sua teoria sobre doenças causadas por micróbios.
A primeira ponte de aço foi construída em 1866, na França.
Alfred Nobel descobriu a dinamite em 1867, na Suécia.
Na Alemanha, Siemens inventou o forno elétrico em 1870.
A primeira máquina de escrever é produzida comercialmente nos Estados Unidos em 1872.
Em 1876 Alexandre Graham Bell transmite a primeira mensagem telefônica, nos Estados Unidos.
1877 - Nos Estados Unidos, Thomas Edison inventa o microfone e o fonógrafo.
Em 1879, Thomas Edison testa com sucesso sua lâmpada elétrica.
Em 1882, Koch descobre o bacilo da tuberculose.
1884 - Estabelecimento dos fusos horários.
1885 - Na Inglaterra, é produzida a primeira bicicleta moderna, com rodas de igual diâmetro e transmissão por corrente. 
Na Alemanha, Karl Benz produz o primeiro automóvel a gasolina bem-sucedido.
Em 1886, Hertz descobre as ondas eletromagnéticas.
Em 1892, Lorentz descobre os elétrons.
1893 - Invenção do primeiro motor diesel, na Alemanha.
1894 - Yersin descobre o bacilo da peste bubônica.
1895 - Roentgen descobre os raios X
Os irmãos Lumière, na França, aperfeiçoam o aparelho cinematográfico.
1896 - O italiano Marconi inventa a telegrafia sem fio.
1898 - Pierre e Marie Curie descobrem o elemento químico rádio.
1900 - Max Planck formula a teoria dos quanta. Zeppelin constrói seu primeiro dirigível
Landsteiner descobre osgrupos sanguíneos.
ZeppelinLZ127a.jpg

Fontes: Pequeno dicionário enciclopédico Koogan Larousse. Rio de Janeiro, Larousse do Brasil, 1978;
História dos grandes inventos. Lisboa, Ed. Seleções do Reader's Digest, 1983; Encilopédia Mirador Internacional. Rio de Janeiro, Encyclopaedia Britannica do Brasil, 1987.
Charles Goodyear (1800-1860): Inventor norte-americano. Procurou tornar a borracha mais útil e idealizou misturá-la com outras substâncias. Inventou a vulcanização, acidentalmente, ao derramar a mistura de borracha e enxofre numa parte quente do fogão. Apesar desta importante descoberta e de muitas patentes que lhe foram outorgadas por suas invenções, teve uma vida de muitas dificuldades, chegando mesmo a ser preso por causa de dívidas.

O primeiro trem subterrâneo (metrô) circulou em Londres, em 1863.

O jeans, roupa usada hoje em todo o mundo, foi inventado em 1874, nos Estados Unidos, por Jacob Davis e Levi Straus.
Em 1884, foi construído o primeiro arranha-céu, na cidade de Chicago.

Coca-Cola foi lançada em 1886, nos Estados Unidos.

O primeiro pneu de bicicleta cheio de ar foi fabricado em 1888, por John Dunlop, na Escócia.
aspirina foi inventada pelo alemão F. Hoffmann, em 1897. Originalmente comercializada em pó, ela apareceu sob forma de comprimido em 1915.
Em 1889, é inaugurada, em Paris, a famosa Torre Eiffel.
Nos primeiros anos do século XX, o maxixe era uma das danças mais populares do Rio de Janeiro, apesar de proibida pela polícia, que a considerava indecente. Nos morros cariocas, um novo ritmo vinha empolgando as pessoas: osamba.
O primeiro vôo de um veículo mais pesado que o ar foi realizado por Santos Dumont, com seu aeroplano 14-Bis, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906.
A primeira corrida automobilística do Brasil foi promovida pelo Automóvel Clube de São Paulo, em julho de 1908. O vencedor percorreu 70 quilômetros em uma hora e meia.
O primeiro samba brasileiro, Pelo telefone, de Ernesto Santos, o Donga, foi gravado em 1917.
Em muitos países, a urina era utilizada como detergente. Um dos componentes principais da urina, o amoníaco, é utilizado atualmente nos produtos de limpeza.
As lágrimas contêm sal e uma outra substância desinfetante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas pelas glândulas que ficam logo acima do globo ocular.

cabelo cresce cerca de 20 cm por ano. Mais rapidamente no verão e à noite.
No ano 100 da chamada Era Cristã o pergaminho já existia, entretanto só no século IX foi fabricado o primeiro livro de papel.

Em 1828 foi inaugurada a primeira estrada de ferro ligando Manchester a Liverpool, na Inglaterra.
Em 1837 o movimento baiano de autonomia da classe média foi chamado de Sabinada.

Em 1825 Portugal reconhece oficialmente a Independência do Brasil, mediante o pagamento de uma indenização no valor de 2 milhões de libras.
Cabral morreu com pouco mais de 50 anos em Belmonte, quase em total ostracismo.

Em 1905 o físico Albert Einstein cria a Teoria da Relatividade.
Dia da Mulher é comemorado no dia 8 de março em homenagem às 129 operárias mortas nas reivindicações de 1908.

Nona Sinfonia de Beethoven foi composta quando seu autor já estava completamente surdo. 
Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina.
Em 1455, o alemão Johannes Gutemberg criou o tipógrafo.
King Camp Gilette foi o inventor da primeira lâmina de barbear descartável.
Em 1608, o holandês Hans Lipershey, um fabricante de óculos, inventou o telescópio.


Em 28 de abril de 1912 o americano Albert Berry realizou o primeiro salto de pára-quedas de um avião.

caipirinha nasceu da medicina caseira, a partir da tradicional infusão de limão e alho contra gripes e resfriados. Um dia, alguém adicionou cachaça e criou a bebida. O nome homenageia as moradoras do interior de São Paulo, criadoras da primitiva beberagem. 
A receita da caipirinha tradicional é limão amassado com açúcar, cachaça e gelo. A caipirinha é o primeiro drinque brasileiro a entrar para a lista oficial de coquetéis da Associação Internacional de Barmen (AIB), em setembro de 1995.

Coca-Cola nasceu como remédio antienjôos. Seu criador foi o farmacêutico norte-americano John S. Penterton. Em 1886, na cidade de Atlanta, Estados Unidos, John resolveu preparar uma fórmula para acabar com as ânsias de vômito de alguns clientes. O primeiro a experimentar a bebida foi Jacob Pharmaey. Ele achou a mistura muito doce e resolveu misturá-la com água carbonatada. O resultado agradou tanto que Jacob decidiu comercializá-la. No começo, era vendida em barris vermelhos. Por isso a cor é usada até hoje nas embalagens da bebida, que até 1915 continha uma pequena quantidade de cocaína. Hoje a Coca-Cola é o refrigerante mais vendido do mundo e, além de matar a sede, continua sendo usada contra enjôos.

Na Idade Média a parteira trabalhava por baixo das saias das mulheres e os homens eram proibidos de assistir aospartos. Em 1521, um médico de Hamburgo (Alemanha) foi queimado vivo numa fogueira por ter se disfarçado de mulher para realizar um parto. Um dos responsáveis pela quebra desse tabu, que permitiu a evolução da obstetrícia, foi o rei francês Luis XIV. Ele fazia questão de assistir aos partos das suas amantes.

moda das perucas brancas surgiu no século XVII por causa da calvície do rei francês Luis XIV e de um surto de piolhos. Na mesma época em que Luis XIV começou a ficar careca, uma epidemia de piolhos originada no Palácio de Versalhes, onde ele vivia, atingiu toda a França. Isso obrigou os nobres a rasparem a cabeça. Para disfarçar a falta de cabelo, o rei e a nobreza passaram a usar perucas brancas. Com o tempo, elas acabaram se tornando um símbolo da aristocracia. O hábito só caiu em desuso depois da Revolução Francesa. Na Inglaterra, passaram a fazer parte da indumentária oficial de juízes e advogados, para indicar sua condição superior.

Os relógios de pulso surgiram por volta de 1910, inventados por Santos Dumont. O pai da aviação queria cronometrar seus vôos, mas sentia imensa dificuldade. Pudera: naquela época, os relógios ficavam no bolso, presos por correntes . Como ele não podia tirar a mão do manche, não conseguia conferir o tempo. Foi quando o genial mineiro teve a ideia de criar um modelo que permanecesse fixo no pulso, facilitando a consulta das horas. Pediu que o joalheiro Cartier o desenhasse e pronto! Nascia o relógio de pulso!

As Cataratas do Iguaçu foram descobertas em 1541 pelo espanhol Alvaro Núnez. Perto da desembocadura do rio Iguaçu, encontram-se os imponentes saltos de Santa Maria, mais conhecidos como "Cataratas do Iguaçu." Distribuídas em forma de ferradura, ao longo de 3 km, elas constituem as maiores quedas-d'água do mundo, suplantando as de Niágara, nos Estados Unidos. Devido à sua extensão, o conjunto das quedas-d'água só pode ser apreciado por via aérea. São 18 os saltos principais, com desníveis bastante variados.  Eles se situam no Parque Nacional do Iguaçu - uma das maiores reservas subtropicais do Planeta, criada na década de 30 do século passado e incluída entre os tesouros da humanidade desde os meados dos anos 80.

Foi através dos árabes que chegaram à Europa cristã três inventos revolucionários dos povos do Oriente: a bússola, o papel e a pólvora.
Uma das cidades mais antigas do mundo - Çatal Hüyük - foi descoberta em escavações feitas no centro-sul da Turquia, no Oriente Médio.

Cerca de 2000 a.C. os chineses começaram a criar o bicho-da-seda em casa e a esculpir em jade, a principal pedra preciosa da China.

invenção da escrita é atribuída aos sumérios. Em princípio, foi inventada para registrar as transações comerciais. Os primeiros textos redigidos no mundo, utilizando o sistema silábico, são sumerianos.

Código de Hamurábi (legislação baseada na lei de talião: olho por olho, dente por dente, braço por braço, etc.) é oprimeiro conjunto de leis escritas da história.

Material de pesquisa para esta postagem:
Almanaque Abril
Caderno de Recortes 
TUFANO, Douglas, 1948 - Estudos de língua e literatura / Douglas Tufano. --4. ed. rev. e ampl. -- São Paulo: Moderna, 1990. Vol. 1  
TUFANO, Douglas, 1948 - Estudos de língua e literatura / Douglas Tufano. --4. ed. rev. e ampl. -- São Paulo: Moderna, 1990. Vol. 2
COTRIM, Gilberto - História e Consciência do Mundo - 1ª edição - ed. Saraiva, 1994.
PILETTI, Nelson / PILETTI Claudino - História e Vida / Nelson Piletti/Claudino Piletti -- 19ª ed. -- São Paulo: Ática, 1997. Vol. 3.
Enciclopédia Barsa
DE NICOLA, José. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias / José de Nicola. - São Paulo: Scipione, 1998

2 comentários:

AGRADEÇO SUA VISITA.
VOLTE SEMPRE.