sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

COMETAS-METEOROS-METEORITOS

Ainda persiste, entre os leigos, alguma confusão entre Cometas, Asteróides, Meteoros e Meteoritos e por isso creio que devemos esclarecer aos iniciantes, a diferença entre estes pequenos corpos celestes.
Meteoros são os menores corpos do sistema solar que vão desde milimétricas partículas de pó até alguns metros de tamanho compostos de rocha, metal ou ambos e que em contato com a atmosfera da Terra, devido ao atrito pela alta velocidade, se queimam e deixam atrás de si um rastro luminoso devido a sua queima e ionização em contato as camadas superiores da alta atmosfera terrestre.
Estas partículas podem ter origem tanto de escombros cometários (restos que os cometas deixam atrás de si em sua órbita); de choques entre asteróides e/ou asteróides e planetas, como também de lixo espacial que penetram em nossa atmosfera.
Meteoritos são os meteoros que não se queimaram completamente em sua passagem pela atmosfera e se chocam contra o solo da Terra ou de qualquer outro corpo do Sistema Solar.
Também existe uma nova classe incomum de objetos chamados de Centauros após a descoberta de Chiron.
Estes objetos são incomuns porque apresenta um pequeno coma quando em sua máxima aproximação do Sol e isso indica que é um corpo cometário, mas são objetos muito mais volumosos do que as características de um cometa normal, um tamanho mais proporcional ao de um grande asteróide.
Estes corpos foram designados Centauros, devido a sua ambigüidade meio cometa meio asteróide e por isso seu nome deriva da raça dos mitológicos seres descritos pela mitologia grega como sendo meio-homem/meio-cavalo.
Acredita-se que estes objetos tenham escapado do cinto de Kuiper, um disco de objetos que orbitam para além do Netuno.
Os Cometas são compostos principalmente de gelo, poeira, rocha e gases e que esporadicamente podem entrar no Sistema Solar interior e, quando sua órbita os traz para mais próximo do Sol eles ganham uma coma e por vezes uma ou mais caudas de poeira e gás.

Qual a diferença entre Cometas e Asteróides?

A resposta não é fácil porque cometas e asteróides têm muito em comum: eles são corpos pequenos; teoricamente são parte das matérias primordiais da formação do Sistema Solar, formados junto com os planetas e seus satélites a cerca de 4.6 bilhões de anos atrás; e qualquer desses objetos podem ser achados na vizinhança de Júpiter.
Duas características diferenciam o núcleo cometário de um asteróide muito pequeno, sua órbita e sua natureza química. A órbita de um cometa é mais excêntrica; então, sua distância para o Sol varia consideravelmente.
Seu material é mais volátil. Quando longe do Sol, porém, um cometa permanece em seu estado primitivo durante muito tempo sem perder qualquer componente volátil por causa do gelado espaço fundo.
Por isto, os astrônomos acreditam que os primitivos núcleos cometários podem representar o mais velho e melhor material preservado do sistema solar original.
Cometas: “bola de neve suja” que orbita o Sol; detrito maioritariamente composto por gelo e poeira, que se encontra mais longe do Sol que o planeta Plutão, e que ao passar perto do Sol (e vê-se nos céus a partir da Terra) ganha uma cauda brilhante devido à sublimação do gelo do cometa.
Asteróides: rocha que orbita o Sol, que (já) não tem gelo, e que se costuma encontrar numa órbita entre Marte e Júpiter, apesar de existirem por todo o Sistema Solar.
Meteoros: quando o meteoróide entra na atmosfera de um planeta, e até podemos ver a bola de fogo a rasgar os céus.

Meteoritos: quando fragmentos dos meteoros atingem a superfície do planeta.
Russia 15/02/2013